Liga das Nações a Norte e com muitas vantagens

- Advertisement -

Está decidido: Porto e Guimarães vão acolher a final four da Liga das Nações, caso Portugal se apure. Já se sabia, desde o dia 9 de março, que quem vencesse o Grupo 3 da liga A organizaria essa fase final, isto porque as candidaturas que a UEFA recebeu foram de, precisamente, Portugal, Itália e Polónia, as três seleções do grupo 3. Assim, caso Portugal não perca com a Itália a 17 de novembro ou vença a Polónia três dias mais tarde, receberá em sua casa a fase final do mais recente torneio de seleções.

Os requisitos da UEFA eram dois estádios com capacidade mínima de 30 000 espectadores e que não distassem mais de 150 km um do outro, sendo que, no caso português, as hipóteses se resumiriam à Segunda Circular (Luz e Alvalade) ou a uma opção mais a Norte, com Dragão, Bessa, Guimarães e Braga em equação.

A Federação Portuguesa de Futebol veio confirmar que a escolha recaiu em Porto e Guimarães, numa opção que apoia a descentralização, mas também ajudada pelo fluxo intenso do Aeroporto Humberto Delgado, face ao menos movimentado Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Portugal pode juntar mais um troféu ao seu historial
Fonte: FPF

Esta fase final jogar-se-á entre os dias 5 e 9 de junho e será constituída por duas meias-finais, a 5 e a 6, o jogo de disputa do terceiro lugar e a grande final, ambos a 9. Este evento será uma enorme promoção para o país, não só por receber grandes jogos (neste momento classificar-se-iam Portugal, França, Bélgica e Espanha) e por receber bastantes adeptos, mas também por trazer um bocadinho do espírito do Euro 2004, de apoiar a nossa seleção num grande torneio em nossa casa. Quantos pensariam que, depois do Euro 2004 e do tão badalado “tempo das vacas gordas”, voltaríamos a receber uma grande competição em solo luso? E desta vez sai-nos bem mais em conta, já que não necessitamos de construir infraestruturas e não teremos de suportar os custos de organização, já que estes ficarão a cargo da UEFA.

A FPF ainda encherá os cofres, dependendo da prestação da nossa seleção. Caso se apure, receberá 4,5 milhões de euros, aos quais acrescentará: 2,5 milhões se terminar em quarto lugar, 3,5 milhões se ficar a terceira posição, 4,5 milhões se for o finalista vencido e 6 milhões se for o primeiro vencedor da Liga das Nações.

A primeira edição da Liga das Nações está a ser muito bem-sucedida, proporcionando grandes e equilibrados jogos e dando a oportunidade de serem lançados jovens nas seleções principais num contexto competitivo diferente. Oxalá Portugal se apure e que, em junho, tenhamos o país unido a apoiar a seleção de todos nós.

Foto de Capa: Federação Portuguesa de Futebol

Artigo revisto por: Jorge Neves

João Brandão
João Brandãohttp://www.bolanarede.pt
Desde cedo o avô lhe colocou o bichinho do futebol e não mais parou de crescer, expandindo-se para outras modalidades. Atento e perfecionista, gosta de analisar ao pormenor cada aspeto do jogo. Considera que o melhor que a vida nos pode dar é um bom jogo de futebol, para ver com um bom grupo de amigos.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carolina Correia despede-se do Torreense, com Fiorentina como destino

A defesa Carolina Correia deixa o Torrense após três temporadas de ligação, com a transferência para a Fiorentina em negociações avançadas.

Jimmy Jay Morgan reforça o West Bromwich Albion

Jimmy Jay Morgan deixa o Chelsea para se estrear no Championship pelo West Bromwich Albion, após época de empréstimo no Peterborough United.

FPF distribui verba recorde de 8,5 milhões de euros aos clubes da Primeira Liga

A FPF anunciou a distribuição de uma verba a clubes da Primeira Liga sem participação nas competições europeias em 2025/26.

César Peixoto no Wolves | Missão: regresso à Premier League

Os Wolves das West Midlands vão voltar a disputar o Championship, nove épocas após a última subida à Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Ronaldo no centro do debate, mas não do problema

Nos últimos dias, muito se tem discutido a presença de Cristiano Ronaldo no onze inicial da Seleção Nacional.

Carlos Vicens confiante no futuro de José Mourinho no Real Madrid: «Está preparado para qualquer desafio»

Numa longa entrevista à Marca, Carlos Vicens refletiu sobre a época de estreia no Braga, o regresso de José Mourinho ao Real Madrid e a saída de Rodrigo Zalazar.

Borja Sainz continua na mira do Athletic Club: FC Porto define o preço do extremo espanhol

Segundo A Bola, o FC Porto pretende receber de volta o investimento de 13,5 milhões de euros por Borja Sainz, que atrai o interesse do Athletic Club.