📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Champions League | Que contas para FC Porto, SL Benfica e Sporting CP

- Advertisement -

Artigo sobre o futuro das equipas portuguesas na Champions leagueCompletado o primeiro terço da fase de grupos da UEFA Champions League, é altura de analisar o que tem sido a caminhada dos três clubes grandes na prova e qual a real expectativa dos três de seguir em frente na competição milionária.

Os três emblemas lusos têm desafios diferentes pela frente e podemos dizer que existe uma desilusão, uma surpresa e uma confirmação nesta temporada 21/22 da Liga dos Campeões, comparado com a análise feita antes do início da competição.

Passemos, então, à análise do que tem sido o trajeto português e o que poderemos esperar das quatro jornadas por disputar.

Analisando as cotações nos sites de apostas, o Sporting é a equipa com menor probabilidade de apuramento. Na Betway, por exemplo, a odd é de 11.00 para 1, o que se traduz em pouco mais de 9% de probabilidades de seguir em frente na competição – AFC Ajax e BV Borussia Dortmund, que estão no mesmo grupo, possuem mais de 90%.

 

EQUIPA MADURA QUE SABE O QUE É A CHAMPIONS

A derrota frente ao Liverpool FC não pode desviar do caminho o FC Porto de Sérgio Conceição. Apesar de pesada, não foi um dos jogos onde era imperativo ganhar pontos e acredito que a verdadeira luta dos dragões passa por vencer os dois jogos frente ao AC Milan e conseguir melhorar o resultado conseguido no Wanda Metropolitano, frente ao Club Atlético de Madrid.

O empate na capital espanhola – que, a bem da verdade, deveria ter sido uma vitória – trouxe a confirmação de um facto: O FC Porto sabe bem o que é jogar na Champions. Uma equipa personalizada, sem medo das camisolas e dos jogadores que estavam do lado dos campeões espanhóis e uma exibição personalizada que nada surpreendeu para quem conhece este “FC Porto Europeu”. Champions

Agora, uma vitória frente ao colosso italiano é essencial para continuar a lutar pelos milhões europeus e, frente a uma equipa motivada por uma recuperação fantástica na última jornada da Serie A (0-2 para 3-2), precisa-se da melhor versão azul e branca.

A apostar, os dragões são, entre as três formações lusas, a equipa com maiores possibilidades de seguir em frente na prova. Champions

APROVEITAR A DESGRAÇA ALHEIA COM PERSONALIDADE

Logo após o sorteio, muitos foram aqueles que rogaram pragas à sorte da equipa do SL Benfica. Os encarnados apanharam pelo caminho no grupo E da Champions dois gigantes do futebol europeu (FC Bayern e FC Barcelona) e tudo indicava que o terceiro lugar era o indicado para as ambições benfiquistas.

Contudo, os comandados de Jorge Jesus souberam aproveitar o momento mau da equipa catalã e, numa exibição cheia de qualidade, (con)venceram a partida sem sofrer sequer um golo. Os três a zero finais refletiram bastante a parca qualidade espanhola, mas, e com muito mais importância, a personalidade da equipa do Benfica.

Darwin brilhou na vitória do SL Benfica
Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

Agora, é preciso aguentar o forte frente à equipa germânica que é um verdadeiro rolo compressor. A goleada por 5-1 frente ao Bayer 04 Leverkusen, o terceiro classificado da Bundesliga, é um cartão de visita para pôr mais do que em sentido qualquer clube europeu. Champions

A meu ver, um empate nos dois jogos frente aos bávaros seriam dois excelentes resultados e permitiriam a este Benfica sonhar com a qualificação para a fase seguinte da Champions League.

 

A DURA LIÇÃO EUROPEIA

Após quatro anos de ausência, o Sporting CP voltou à Champions, mas o regresso tem sido pautado por um número: zero. Champions

Podemos dizer que este será o ano zero do clube de Alvalade em termos europeus, mas a verdade é que seria expectável já ter somado pontos, principalmente no jogo da primeira jornada, frente ao AFC Ajax.

A goleada sofrida frente à turma de Amesterdão, colocou a nu dois problemas graves da equipa de Ruben Amorim: o centro da defesa e o eixo do ataque. Para se sonhar com uma qualificação milionária seria fulcral ter uma segunda opção para o lugar de avançado centro e, face às dificuldades (ou teimosias) da estrutura, este poderá ser um erro fulcral nas aspirações leoninas em passar à fase a eliminar da Champions.

Os dois jogos frente aos campeões turcos do Besiktas JK assumem, assim, capital importância para os leões assegurarem um lugar na Europa League e, dependendo de um bom resultado na Holanda e em Alvalade contra o BVB Dortmund, sonhar ainda com a qualificação. Champions

A equipa de Istambul tem quatro derrotas nos últimos sete jogos, os mesmos zero pontos da Champions e perdeu no sábado frente aos rivais do Istambul Basaksehir, atuais décimo-quintos classificados da Liga Turca, por 3-2. Conseguirá o Sporting prolongar o mau momento da equipa de Sergen Yalçin?

Artigo revisto por Joana Mendes

 

Champions

Vítor Miguel Gonçalves
Vítor Miguel Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
Para Vítor, os domingos da sua infância eram passados no velhinho Alvalade, com jogos das camadas jovens de manhã, modalidades na nave e futebol sénior ao final da tarde.

Subscreve!

Artigos Populares

Presidente do Besiktas tentou colocar Rafa Silva a capitão do clube sem sucesso: «Provavelmente a pessoa com quem ele mais conversou até hoje fui...

O Besiktas esclareceu a situação de Rafa Silva. Em conferência de imprensa, o presidente Serdal Adali e o treinador Sergen Yalçin falaram do português.

Presidente do Besiktas recusa problemas nos portugueses do plantel: «A essência do problema vem do Rafa»

O Besiktas esclareceu a situação de Rafa Silva. Em conferência de imprensa, o presidente Serdal Adali e o treinador Sergen Yalçin falaram do português.

Presidente do Besiktas ameaça Rafa Silva: «Se for preciso, o assunto vai para a FIFA e não vai a lado nenhum até o seu...

O Besiktas esclareceu a situação de Rafa Silva. Em conferência de imprensa, o presidente Serdal Adali e o treinador Sergen Yalçin falaram do português.

Ex-Real Madrid revela piada que não agradou a Cristiano Ronaldo e diz: «Era um fenómeno»

Rafael van der Vaart fala sobre Cristiano Ronaldo. Antigo internacional neerlandês lembra tempos no Real Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Presidente do Besiktas revela: «Sempre tratámos o Rafa Silva de forma especial»

O Besiktas esclareceu a situação de Rafa Silva. Em conferência de imprensa, o presidente Serdal Adali e o treinador Sergen Yalçin falaram do português.

Benfica: Há 2 jogadores na linha de frente em caso de saídas

Andreas Schjelderup e Gianluca Prestianni foram associados a uma possível saída do Benfica no próximo mercado.

Verão e inverno juntos: Benfica pode gastar cerca de 200 milhões de euros em reforços

O Benfica está a preparar um forte ataque ao mercado de inverno. Águias poderão gastar, no total, cerca de 200 milhões de euros esta época.