Bale e Ronaldo: ser ou não ser um ala? Eis a questão.

- Advertisement -

Ter Cristiano Ronaldo e Gareth Bale na mesma equipa é certamente o sonho de qualquer treinador (isto se não puder ter Messi e Neymar). Ora, cabe a Carlo Ancelotti ter a honra de viver esse sonho.

O treinador italiano tem feito exatamente aquilo que toda a gente esperava e “encostou” Ronaldo à faixa esquerda e Bale à faixa direita. Sabendo de antemão que Ronaldo foge da linha em direção ao centro do terreno – sim, o rapaz não corre só para a frente – , Bale podia fazer justamente o mesmo da direita para o meio. Até aqui tudo bem, tudo parece bastante lógico com Xabi Alonso, Khedira e Modric (ou Isco) a completarem o meio campo. O problema desta opção, principalmente contra equipas de menor valor e que optam pela famosa estratégia defensiva do “autocarro”, é que obriga os merengues a afunilarem o seu jogo pelo centro do terreno, perdendo profundidade nas alas e facilitando muito o trabalho aos adversários.

Quanto a Ronaldo, o português está simplesmente imparável – os que já reservaram bilhetes para o Brasil é favor agradecerem-lhe– e deve imperativamente ser um jogador híbrido na frente de ataque do Real Madrid. Mas isso Ancelotti até tem feito, como provam os golos e as exibições monstruosas do génio lusitano. A questão é de que forma pode jogar Bale neste Real Madrid?!

Para mim é simples:
Bale deve jogar esporadicamente na direita porque Ancelotti deve aproveitar os já referidos movimentos interiores dos alas. Em jogos mais abertos, mais “taco-a-taco”, o treinador italiano pode perfeitamente explorar a velocidade de Ronaldo e Bale;

Bale e Ronaldo no Real Madrid / Fonte: Dailymail.co.uk
Bale e Ronaldo no Real Madrid / Fonte: Dailymail.co.uk

Muitas vezes no meio(à frente de Xabi Alonso e Khedira) porque Bale tem uma capacidade de explosão e drible impressionante. Se o meio-campo defensivo fica, à partida, salvaguardado pelos dois médios de maior proteção, Bale teria então carta branca para conduzir o jogo e inventar lances decisivos. Podendo até, pontualmente, trocar com CR7 e iludir os defesas adversários;

Quase sempre como segundo-avançado porque, para além de algumas razões que evoquei em cima, o Real Madrid tem apenas Benzema como avançado (e um Morata verdinho).Muito curto, diga-se. Jogando com Bale solto na frente de ataque permitiria tanto a Benzema como a Ronaldo terem uma autonomia de movimentos menos rígida. Basicamente, Bale seria uma referência atacante com liberdade para pisar terrenos de construção, receção e finalização. E não posso esquecer a facilidade de remate do galês, essencial e determinante para a ultima fase de jogo.

Na Liga Espanhola, em sete jogos realizados, Bale tem três golos marcados e cinco assistências para golo. Examinando estes números, o ex-jogador do Tottenham evidencia todo o seu potencial como “assistente de golos”, e numa equipa órfã de Ozil, ter um jogador com tamanha aptidão para servir os colegas pode valer ouro (leia-se golos) para Ronaldo e para toda a equipa.

Para além de tudo o que referi, um clube que tem Cristiano Ronaldo não pode ter no seu plantel mais nenhuma super-estrela nem existe espaço para mais. O ego de Ronaldo não permitiria tal situação. Bale terá de ser uma sombra de Ronaldo. E se não pode ser o número um então que seja o “assistente” do número um. Felizmente para o Real Madrid, o internacional galês sabe perfeitamente qual o seu papel no clube, o próprio assumiu há pouco tempo que para ele basta “jogar ao lado do melhor”.

No fundo, cabe a Ancelotti retirar a excelência de Gareth Bale em função da equipa. O problema (ou não) é que Ronaldo é o epicentro dessa mesma equipa. A equipa vive com ele, sem ele apenas sobrevive.
Então Carlo, como vai ser?! Ronaldo e Bale, ou Bale para Ronaldo?!

Subscreve!

Artigos Populares

O início – Diário do Mundial 2026 #1

Chegou o dia mais esperado dos últimos quatro anos. 11 de junho de 2026, uma quinta-feira que beira o verão em solo português, e o dia que inaugura os dias mais globais do globo. Começou o Mundial 2026. 

Coreia do Sul de João Aroso arranca reviravolta contra a Chéquia e apanha o México na liderança do Grupo A do Mundial 2026

A Coreia do Sul venceu a Chéquia na primeira jornada do Mundial 2026. Seleção asiática carimbou reviravolta num jogo só com golos na segunda parte.

Em canal aberto, grátis e não só: onde ver todos os jogos do Mundial 2026 desta sexta-feira?

O Mundial 2026 prossegue a toda a velocidade. Conhece onde ver os jogos da noite (e madrugada) desta sexta-feira.

Fantasy do Mundial 2026: junta-te à Liga do Bola na Rede e vem jogar connosco!

Jogas a Fantasy do Mundial 2026 ou gostavas de jogar? Junta-te a nós na Liga do Bola na Rede e vem viver a competição connosco.

PUB

Mais Artigos Populares

História feita: jogo inaugural do Mundial 2026 regista feito inédito e volta a igualar registo que não era visto desde a Batalha de Nuremberga...

No jogo inaugural do Mundial 2026, foram mostrados três cartões vermelhos. Eis dois registos curiosos relativamente a este dado.

Negócio fechado: José Mourinho leva internacional português para o Real Madrid

Está fechado. De acordo com Fabrizio Romano, Bernardo Silva vai mesmo ser reforço do Real Madrid, persuadido por José Mourinho.

Chuva trava Nuno Borges a um passo da vitória em ‘s-Hertogenbosch

A chuva interrompeu a vitória de Nuno Borges frente a Marin Cilić na ATP 250 de ‘s-Hertogenbosch. O encontro será concluído sexta-feira.