SC Braga 0-4 ACF Fiorentina: La Viola certeira fecha praticamente a eliminatória

- Advertisement -

A CRÓNICA: AVANÇADOS DA FIORENTINA NÃO VACILARAM E O APURAMENTO É UMA MIRAGEM PARA ARSENALISTAS

O caminho até à final em Praga recomeçava aqui, no play-off da Liga Conferência. O SC Braga vinha rebaixado da Liga Europa, mas nesta competição apresenta-se como uma das equipas a ter em conta. Pela frente, em sua casa, o adversário era nada mais nada menos que a ACF Fiorentina, que tem nesta prova a ‘salvação’ duma época agridoce e uma hipótese de glória. Primeiro jogo da eliminatória, com o jogo de hoje a ser importante para encaminhar bem as coisas para a próxima fase.

Começo relativamente morno, mas com a equipa viola a dispor da primeira bola na baliza, com Matheus logo aos três minutos a ser chamado a intervir para parar o remate acrobático de Jovic. Jogo seguro, tranquilo, com os italianos bem compactos em missão defensiva e pacientes em missão ofensiva. Destaque para o público da equipa de Florença, que apareceu em massa em Braga.

Como era esperado, o Braga jogou de forma pausada e a trocar muito a bola a tentar romper a defesa visitante. As duas equipas em modo de estudo, a inspecionarem-se mutuamente nesta primeira parte. A equipa da pedreira não conseguia criar chances de golo e viu mesmo a Fiorentina adiantar-se no marcador nos minutos de compensação. Lance à esquerda, bola de Biraghi direitinha para a cabeça de Jovic, que fez então o primeiro da partida. Assim, os comandados de Vincenzo Italiano iam para os balneários a vencer.

Já no segundo tempo, num momento de jogo em que as coisas estavam ‘em águas de bacalhau’, Tormena colocou mais uma contrariedade para a sua equipa, ao ser expulso depois duma entrada impetuosa sobre Jovic, por trás. O lance teve crivo do VAR.

Pouco depois, aos 61 minutos, bola no fundo das redes bracarenses e de novo da autoria de Jovic. Passe soberbo de Amrabat a descobrir Saponara, que assiste – possivelmente de forma involuntária – para o segundo do avançado sérvio ex-Benfica.

O SC Braga nunca mais se conseguiu encontrar depois desse momento e acabou mesmo por sofrer o terceiro, desta vez por Arthur, que pouco antes dos últimos dez minutos, recebeu a bola de costas e mesmo sem espaço inventou um remate que não deu hipóteses a Matheus.

Nos minutos de compensação, o que estava mau tornou-se ainda pior. Perda de bola de Niakaté em zona proibida e Ikoné só teve de servir numa bandeja para Arthur também bisar. O resultado fixou-se nos 0-4 e com este êxito, a Fiorentina conquistou uma vitória fundamental numa eliminatória que fica praticamente fechada com este resultado. Para os arsenalistas cabe ainda a visita a Florença na próxima semana, mas com aspirações praticamente impossíveis.

A FIGURA

Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Luka Jovic – O avançado sérvio é muitas vezes acusado de ser irregular, mas hoje apareceu na altura certa. Bisou na partida e foi extremamente eficaz. Se a Fiorentina está praticamente nos oitavos de final, muito deve à frieza finalizadora do atacante.

O FORA DE JOGO

Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Tormena – Culpar um só jogador numa derrota pesada é um exercício rudimentar – o que não é pretendido aqui -, mas o defesa do SC Braga não esteve nos seus melhores dias e a sua expulsão ajudou a que a equipa caísse a pique no jogo. Antes disso, não foi muito desafiado, porém na construção foi um elemento pouco esclarecido.

BNR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

SC Braga

Bola na Rede: Tocou em alguns pontos, como a expulsão e o primeiro golo mesmo antes do intervalo. Acaba por ser esse momento que é a chave do jogo?

Artur Jorge: Não creio que tenha sido apenas e só a chave do jogo esse momento. Creio que nos condiciona, vamos para o intervalo a perder e temos que ter naturalmente capacidade na segunda parte de fazer melhor e creio que o fizemos enquanto equipa. Na segunda parte viu-se um Braga à procura de recuperar a desvantagem, sendo que dez minutos de jogo houve a expulsão em si que é um momento que marca determinantemente a nossa capacidade de podermos discutir o resultado até ao fim. Insatisfeitos com o resultado, mas sei que os meus jogadores procuraram fazer aquilo que lhes foi possível.

AFC Fiorentina

Bola na Rede: Na época passada, a Fiorentina fez um bom campeonato, mas neste campeonato está um pouco aquém. Com a vitória de hoje, reforça a importância de salvar a época com esta competição?

Vincenzo Italiano: Temos que conseguir diminuir o atraso que temos dos jogos anteriores e ficar bem, vamos ter um melhoramento depois desta tarde.

Fernando Coelho
Fernando Coelho
Jogador de futsal amador, treinador de bancada profissional. A aprender diariamente, acredita que o desporto pode ser diferente. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Arne Slot analisa Manchester City x Liverpool e ainda afirma: «A única coisa positiva foi não termos sofrido mais golos»

Arne Slot analisou o desfecho do Manchester City x Liverpool. Técnico neerlandês abordou ainda o penálti falhado de Mohamed Salah.

Dominik Szoboszlai critica exibição do Liverpool: «Faltou-nos espírito de luta e mentalidade»

Dominik Szoboszlai fez uma crítica à exibição do Liverpool frente ao Manchester City. Reds foram goleados por 4-0 na Taça de Inglaterra.

Erling Haaland reage ao hat-trick contra o Liverpool: «Foi o momento certo»

Erling Haaland fez hat-trick na goleada do Manchester City frente ao Liverpool. Avançado norueguês reagiu no final do encontro.

La Liga: Levante de Luís Castro derrotado pela Real Sociedad de Gonçalo Guedes

O Levante de Luís Castro perdeu fora de casa com a Real Sociedad por 2-0 na jornada 30 da La Liga. Gonçalo Guedes foi titular na partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester City goleia Liverpool com hat-trick de Haaland e avança na Taça de Inglaterra

O Manchester City goleou em casa o Liverpool por 4-0 e qualificou-se para as meias-finais da Taça de Inglaterra. Houve hat-trick de Erling Haaland.

Vitória SC B interrompe série invicta da Académica e vence na Liga 3

A Académica perdeu fora de casa com o Vitória SC B por 1-0 na jornada 8 da Fase de Apuramento de Campeão da Liga 3.

Penafiel vence na visita ao Sporting B e Feirense bate o Farense: Eis os resultados do dia na Segunda Liga

Na 28.ª jornada da Segunda Liga, o Penafiel bateu o Sporting B por 2-1 e o Feirense derrotou o Farense pela margem mínima.