A tradição não se pode comprar

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Alemã

“Tradition kann man nicht kaufen” (a tradição não se pode comprar) lia-se numa das dezenas de tarjas espalhadas pelas bancadas do DDV-Stadion em Dresden, que Sábado à tarde acolheu o escaldante encontro entre o SG Dynamo Dresden e o RB Leipzig, recém promovido à Bundesliga, a contar para a primeira ronda do DFB Pokal (Taça da Alemanha).

O futebol vive-se com intensidade e paixão em Dresden, mas o encontro de Sábado era muito mais do que um simples jogo de futebol entre clubes oriundos de duas cidades da antiga RDA. Fundado em 2009, fruto da compra de um clube dos escalões inferiores do futebol alemão, de seu nome SSV Markranstädt, o RB Leipzig tem como suporte a máquina financeira da conhecida bebida energética Red Bull GmbH, que tinha por objectivo, aquando da criação do clube, uma subida rápida ao escalão maior do futebol alemão, algo que se veio a realizar no final da temporada passada, quando o RasenBallsport Leipzig terminou a sua campanha na 2.Bundesliga no segundo lugar da classificação geral, cinco pontos atrás do campeão SC Freiburg. Esta ascensão meteórica e os milhões que a possibilitaram criaram muitas inimizades no bem estruturado futebol alemão e não escaparam também à crítica do público em geral.

Momento de entrada em campo do SG Dynamo Dresden e do RB Leipzig Fonte: SG Dynamo Dresden
Momento de entrada em campo do SG Dynamo Dresden e do RB Leipzig
Fonte: SG Dynamo Dresden

O SG Dynamo Dresden, os seus representantes, adeptos e jogadores fazem, também eles, parte dessa massa critica do fantasma financeiro que representa o RB Leipzig e, aquando da promoção do jogo do passado Sábado no seu website, fizeram questão de não colocar nem o emblema nem o nome da equipa forasteira, marcando apenas no calendário a data da partida com o emblema do Dynamo ao lado de uma bola de futebol dentro de um escudo. O Director Desportivo e antigo jogador da formação de Dresden, Ralf Minge, foi peremptório ao afirmar que o encontro frente ao RB Leipzig não poderia ser visto como um dérbi, uma vez que segundo ele, para que haja um dérbi, é necessário algo mais do que proximidade geográfica, deixando assim no ar, que o verdadeiro dérbi aconteceria caso o Dynamo enfrentasse o 1. FC Lokomotive Leipzig, esse sim, um histórico emblema da antiga RDA.

O ambiente criado na semana que antecedeu a partida levou as autoridades a tomarem as devidas precauções e fez com que a federação de futebol alemã nomeasse para o jogo Felix Brych, um árbitro internacional com enorme experiência e que na temporada passada esteve presente em várias partidas da UEFA Champions League.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Não estamos habituados a ver dois centrais de pé esquerdo e estamos habituados a ver dois centrais...

Rui Borges analisou o duelo entre o Sporting e o Casa Pia ganho pelos leões por 3-0. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Álvaro Pacheco responde ao Bola na Rede: «Queríamos ser capazes de tirar a profundidade e o jogo interior e obrigar o Sporting a jogar...

Álvaro Pacheco analisou o duelo entre o Sporting e o Casa Pia ganho pelos leões por 3-0. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Benfica: Andreas Schjelderup torce o nariz a equipa da Serie A

Andreas Schjelderup está a ser apontado a uma saída do Benfica neste mercado. O Parma pretende contratar o extremo escandinavo

Rui Borges recusa falar de reforço e indica: «A recuperação do Daniel foi fantástica»

Rui Borges analisou o duelo da 18.ª jornada da Primeira Liga. Sporting e Casa Pia defrontaram-se esta noite em Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Cassiano: «Foi uma boa evolução da equipa ao longo do jogo»

Foram lances isolados em que o Sporting explorou falhas nossas. Foi uma boa evolução da equipa ao longo do jogo. Sabemos a grandeza do Sporting. Estamos a habituar-nos às ideias do Álvaro, esta foi a primeira semana com ele, mas já tentámos colocar algumas ideias em prática. Ele quer que levemos a paixão para dentro de campo e por isso buscámos o resultado, com vontade e determinação. Acho que vão haver grandes coisas esta época.

Daniel Bragança: «Não era o cenário sonhado para o regresso, foi melhor do que aquilo que estava a espera»

Daniel Bragança analisou o duelo da 18.ª jornada da Primeira Liga. Sporting e Casa Pia defrontaram-se esta noite em Alvalade.

Eis os 5 destaques da vitória do Sporting sobre o Casa Pia por 3-0

O Sporting venceu o Casa Pia por 3-0 na 18.ª jornada da Primeira Liga. Eis os cinco destaques do encontro.