Liga Alemã, Jornada 4: sábado, 17h30, 11 de setembro de 2021

ANTEVISÃO: PONTAPÉ NA LÓGICA?

RB Leipzig e FC Bayern München chegam à quarta jornada da Liga Alemã em fases algo distintas. O vice-campeão alemão não começou o campeonato da melhor forma e necessita urgentemente de se reencontrar taticamente para recuperar os pontos perdidos.

O REENCONTRO DE NAGGELSMAN COM A ANTIGA EQUIPA ACONTECE NUMA ALTURA COMPLICADA PARA O ADVERSÁRIO DO FC BAYERN. QUEM VENCERÁ? APOSTA JÁ NA BET.PT!

Já os campeões germânicos conseguiram finalmente estabilizar a linha defensiva e atravessam agora uma fase de goleadas, algo que promete ser ameaçador para os adversários que se seguem pela frente.

Anúncio Publicitário

O foco deste duelo entre as duas equipas alemãs mais bem classificadas da temporada passada vai precisamente para o facto de Julian Nagelsmann ter assumido o comando técnico dos bávaros, após dois anos bastante felizes em Leipzig.

Trata-se, por isso, de um reencontro do jovem técnico com atletas que o próprio potencializou, bem como o regresso a um estádio que bem conhece.

Conseguirá o FC Bayern München dar seguimento aos resultados alcançados nesta reta inicial de temporada? Ou vai o RB Leipzig pontapear a lógica e a tendência habitual intrometendo-se novamente nos lugares cimeiros da classificação? Razões não faltarão para perceber o impacto do trabalho recente de Nagelsmann num embate deste calibre. Venha daí esse duelo!

 

10 DADOS RÁPIDOS
  1. Em quatro jogos esta temporada, o RB Leipzig obteve dois resultados iguais por duas vezes: duas derrotas por 1-0 no campeonato (ambas na condição de visitante) e duas goleadas por 4-0 (uma no campeonato e a outra na Taça da Alemanha):
  2. Apesar de ter entrado na Bundesliga com um empate, o FC Bayern München conseguiu vencer todos os jogos desde então: dois triunfos no campeonato, a conquista da Supertaça, diante do BVB Dortmund, e ainda uma goleada de 12-0 na Taça da Alemanha.
  3. Curiosamente, as duas equipas já se defrontaram à quarta jornada do campeonato: em setembro de 2019, registou-se um empate a uma bola na Red Bull Arena, com golos marcados precisamente pelos jogadores escolhidos como “destaques” neste artigo.
  4. A primeira e única ocasião em que o RB Leipzig conseguiu vencer a equipa de Munique aconteceu a 18 de março de 2018, com um triunfo caseiro por 2-1 e com direito a reviravolta no marcador.
  5. Nos restantes 11 duelos, o FC Bayern München venceu seis jogos e somou cinco igualdades.
  6. Julian Nagelsmann sentou-se no banco técnico do RB Leipzig nos últimos quatro duelos diante do FC Bayern München e, depois de ter somado três empates, acabou por perder o último jogo por 1-0 (disputado em abril de 2021).
  7. Ao serviço do Red Bull Salzburgo, o técnico americano Jesse Marsch defrontou o FC Bayern München na temporada passada, tendo perdido os dois jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões: 6-2 em solo austríaco e 3-1 em Munique.
  8. Este será o primeiro duelo entre Jesse Marsch e Julian Nagelsmann, dado que nunca tinham coincidido no mesmo campeonato como técnicos principais.
  9. À sexta participação no principal escalão alemão, este já é o pior arranque do RB Leipzig de sempre, que datava de 2018/19, quando somara apenas quatro pontos à terceira jornada (agora segue com três). Nas últimas duas temporadas, o RB Leipzig chegou a esta altura com nove e sete pontos, respetivamente.
  10. Emil Forsberg e Robert Lewandoskwi são precisamente os jogadores com mais história nos duelos recentes entre as duas equipas, dado que estiveram presentes em praticamente todos os jogos. E é para eles que olhamos de seguida.

 

JOGADORES A TER EM CONTA


Emil Forsberg (RB Leipzig) – Tem sido uma das peças-chave da formação de Leipzig nos últimos anos e é sempre um dos jogadores a ter em atenção pelo seu rasgo de genialidade e, por vezes, imprevisibilidade.

O internacional sueco, de 29 anos, já mostrou que, a juntar aos já habituais passes teleguiados, não tem receio de rematar de fora da área (de onde muitas vezes faz golo), e conta ainda com a frieza necessária para ferir o adversário nos momentos certos.

Os pontapés livres, muitas vezes, são por conta dele e é a partir de lá que surge uma quota parte do perigo que consegue criar. Emil Forsberg leva duas mãos cheias de jogos diante dos bávaros e soma já três golos, dois dos quais foram cruciais para travar o adversário com dois empates recentes.

 


Robert Lewandowski (FC Bayern München) – Após ter somado três golos pela seleção polaca na mais recente ronda de seleções, o experiente ponta de lança regressa agora ao FC Bayern München para dar seguimento ao que fizera nos primeiros jogos da época. Robert Lewandoski marcou golos em todos os quatros jogos que disputou, salientando-se o hat-trick ao Hertha BSC, na passada jornada.

O avançado notabiliza-se, sobretudo, pela veia goleadora, marcando golos de todas as formas e feitios. As movimentações que faz dentro de campo (tanto nos processos de construção e transição, como na grande área) revelam ser letais para deixar a defesa contrária em apuros. Destaque ainda para o facto de ter marcado sete golos nos 11 jogos realizados diante do RB Leipzig, sendo que o último golo surgiu em 2019, no tal duelo da quarta jornada da Bundesliga que terminou empatado a uma bola.

 

XI’S PROVÁVEIS

RB Leipzig: Péter Gulácsi; Josko Gvardiol, Mohamed Simakan, Willi Orbán, Lukas Klostermann; Kevin Kampl, Amadou Haidara; Christopher Nkunku, Emil Forsberg, Dominik Szoboszlai; André Silva

Treinador: Jesse Marsch.

“Sempre jogámos bem em casa contra o FC Bayern München. Desta vez não será diferente. Temos que entrar no jogo totalmente focados e garantir que controlamos o jogo mais do que o adversário. Obviamente não será fácil frente a uma equipa com tanta qualidade. Precisamos de 16 atuações muito boas, desde o onze inicial até ao banco de reservas”

 

FC Bayern München: Manuel Neuer; Omar Richards, Niklas Süle, Dayot Upamecano, Josip Stanisic; Leon Goretza, Joshua Kimmich; Leroy Sané, Thomas Müller, Serge Gnabry; Robert Lewandoswki

Treinador: Julian Nagelsmann.

“Sei que o plantel do RB Leipzig é excelente e eles contrataram um bom treinador. Certamente vão entrar no caminho certo”

 

PREVISÃO DE RESULTADO: RB Leipzig 1-1 FC Bayern München

 

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome