Agora quem dá bola é o Santos

- Advertisement -

O Santos é uma das grandes surpresas do futebol brasileiro nessa temporada. A equipe paulista divide esse status com o Athlético Paranaense. Mesmo em que pese as precoces eliminações na Copa do Brasil, para o Atlético Mineiro, e na Copa Sul-Americana, para o modesto River Plate do Uruguai, a equipe mostra um futebol interessante e lidera o brasileirão.

Treinada pelo argentino Jorge Sampaoli, o peixe praiano é a equipe brasileira que possui o futebol mais consistente em termos coletivos. Nenhuma outra parece ter tanta sintonia em campo. Aliás o trabalho do treinador é algo para ser elogiado e serve como reflexão para muitos técnicos do futebol brasileiro. Isso é ótimo. Essa abertura de mercado modifica um pouco aquele cenário vicioso de rotatividade entre os nossos treinadores.

Por falar em técnico, a contratação do Sampaoli foi a atitude mais acertada da direção do Santos nos últimos tempos. Após perder jogadores importantes do elenco e de algumas contratações bem questionáveis, o argentino assumiu o comando da equipe em um cenário pouco favorável. Atrasos de salários, plantel sem tanto recurso de qualidade e pressão da torcida contra a direção. Essa era uma rotina no clube. Então, chega a ser surpreendente a aceitação de Sampaoli para assumir o cargo. Mas para o bem do Peixe o argentino aceitou.

O Santos vive uma sintonia quase perfeita em campo e com a torcida
Fonte: Santos FC

A evolução do futebol jogado em 2018 em comparação a 2019 é gigantesca. O time parece ter aprendido a sair jogando e realiza marcação em linhas altas. O Santos é uma equipe que gosta de ter a bola em seu domínio e seu meio campo distribui bem o jogo. A metodologia de trabalho implementada nos dá a sensação de que não importa quem jogue, pois a equipe atuará da mesma maneira. Tem no meio campista uruguaio Carlos Sanchez a experiência para conduzir a partida e no médio Pituca a qualidade para sair para o jogo. Porém, o grande destaque do Peixe é o venezuelano Soteldo. O baixinho, de 1,60 m, é muito veloz e habilidoso. Gosta de cair pelo lado esquerdo do ataque e já possui 30 jogos na temporada. Com quatro gols marcados e três assistências. Soteldo está entre os melhores jogadores do Brasileirão 2019.

Se colocarmos no papel o elenco santista não estaria nem entre os cinco primeiros do futebol brasileiro. O poder aquisitivo para contratações também não está entre os maiores. Com isso podemos concluir com mais lucidez a eficiência do trabalho de Sampaoli. Não sabemos se o Santos brigará pelo título até a última rodada. O time precisa aproveitar que os principais concorrentes ainda estão em outros certames, Copa do Brasil e/ou Libertadores, para tentar colocar uma “gordura” na classificação. Contudo, a campanha no Brasileirão supera as expectativas e a torcida está animada como há algum tempo não se via.

Foto de Capa: Santos

 

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Lenda da Premier League reacende debate: «Não sei se Mainoo não devia processar Ruben Amorim»

Gary Lineker criticou a forma como Ruben Amorim afastou Kobbie Mainoo do onze titular. O médio inglês tem sido destaque sob o comando de Michael Carrick.

Franjo Ivanovic ainda não jogou pelo Benfica na segunda volta da Primeira Liga

Franjo Ivanovic não foi utilizado ainda por José Mourinho na segunda volta da Primeira Liga. É atualmente a terceira opção para o posto de ponta de lança no Benfica.

Custou 70 milhões ao Liverpool e não joga mais esta temporada: Jérémy Jacquet sofre lesão grave

Jérémy Jacquet será afastado até ao final da época devido à lesão grave no ombro contraída durante a derrota diante do Lens.

Sporting já não tinha uma grande penalidade a favor em casa do FC Porto desde janeiro de 2002

O Sporting empatou frente ao FC Porto devido a uma recarga de uma grande penalidade. Os leões já não beneficiavam de um penálti em casa dos dragões desde 2022.

PUB

Mais Artigos Populares

Michael Carrick antevê embate com o West Ham: «Temos de aproveitar a emoção que as vitórias trazem»

Michael Carrick realizou a antevisão ao embate da 26.ª jornada da Premier League, entre o Manchester United e o West Ham de Nuno Espírito Santo.

Ivan Lima deixa o Benfica a título definitivo: eis o seu destino

O Piast anunciou a contratação de Ivan Lima ao Benfica. O extremo que foi lançado por José Mourinho deixou a Luz a título definitivo.

A “Muralha do Dragão” garante, mais uma vez, um pleno equilíbrio | FC Porto 1-1 Sporting

Sporting e FC Porto entraram em campo plenamente conscientes do peso do adversário e isso traduziu-se num encontro de cautelas