Agora quem dá bola é o Santos

- Advertisement -

O Santos é uma das grandes surpresas do futebol brasileiro nessa temporada. A equipe paulista divide esse status com o Athlético Paranaense. Mesmo em que pese as precoces eliminações na Copa do Brasil, para o Atlético Mineiro, e na Copa Sul-Americana, para o modesto River Plate do Uruguai, a equipe mostra um futebol interessante e lidera o brasileirão.

Treinada pelo argentino Jorge Sampaoli, o peixe praiano é a equipe brasileira que possui o futebol mais consistente em termos coletivos. Nenhuma outra parece ter tanta sintonia em campo. Aliás o trabalho do treinador é algo para ser elogiado e serve como reflexão para muitos técnicos do futebol brasileiro. Isso é ótimo. Essa abertura de mercado modifica um pouco aquele cenário vicioso de rotatividade entre os nossos treinadores.

Por falar em técnico, a contratação do Sampaoli foi a atitude mais acertada da direção do Santos nos últimos tempos. Após perder jogadores importantes do elenco e de algumas contratações bem questionáveis, o argentino assumiu o comando da equipe em um cenário pouco favorável. Atrasos de salários, plantel sem tanto recurso de qualidade e pressão da torcida contra a direção. Essa era uma rotina no clube. Então, chega a ser surpreendente a aceitação de Sampaoli para assumir o cargo. Mas para o bem do Peixe o argentino aceitou.

O Santos vive uma sintonia quase perfeita em campo e com a torcida
Fonte: Santos FC

A evolução do futebol jogado em 2018 em comparação a 2019 é gigantesca. O time parece ter aprendido a sair jogando e realiza marcação em linhas altas. O Santos é uma equipe que gosta de ter a bola em seu domínio e seu meio campo distribui bem o jogo. A metodologia de trabalho implementada nos dá a sensação de que não importa quem jogue, pois a equipe atuará da mesma maneira. Tem no meio campista uruguaio Carlos Sanchez a experiência para conduzir a partida e no médio Pituca a qualidade para sair para o jogo. Porém, o grande destaque do Peixe é o venezuelano Soteldo. O baixinho, de 1,60 m, é muito veloz e habilidoso. Gosta de cair pelo lado esquerdo do ataque e já possui 30 jogos na temporada. Com quatro gols marcados e três assistências. Soteldo está entre os melhores jogadores do Brasileirão 2019.

Se colocarmos no papel o elenco santista não estaria nem entre os cinco primeiros do futebol brasileiro. O poder aquisitivo para contratações também não está entre os maiores. Com isso podemos concluir com mais lucidez a eficiência do trabalho de Sampaoli. Não sabemos se o Santos brigará pelo título até a última rodada. O time precisa aproveitar que os principais concorrentes ainda estão em outros certames, Copa do Brasil e/ou Libertadores, para tentar colocar uma “gordura” na classificação. Contudo, a campanha no Brasileirão supera as expectativas e a torcida está animada como há algum tempo não se via.

Foto de Capa: Santos

 

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Thiago Silva comenta golo de Gabri Veiga com brincadeira nos comentários: «Tu é que sabes, lenda»

Thiago Silva reagiu ao golo de Gabri Veiga, que abriu o marcador no FC Porto x Benfica. Médio espanhol respondeu, em momento de bom humor.

Canal aberto: Onde ver o Juventus x Benfica para a Champions League Feminina?

O Benfica encontra a Juventus na primeira jornada da Champions League Feminina. Duelo vai ser transmitido na RTP 2.

Seleção Itália: Há troca de médios na convocatória

Samuele Ricci foi convocado por Roberto Mancini para a Seleção de Itália. Bryan Cristante saiu devido a um problema físico.

Seleção Nacional Sub-21: Há alteração na convocatória com a saída de Martim Fernandes

Martim Fernandes saiu da convocatória da Seleção Nacional de Sub-21 devido a questão física e entrou José Silva.

PUB

Mais Artigos Populares

Frederico Varandas e a questão física de Ibrahima Ba: «O jogador teve que se sacrificar»

Frederico Varandas afirmou que o plano passava por Ibrahima Ba estar recuperado no mês de setembro, algo que não ocorreu.

Imprensa espanhola põe o foco em Bernardo Silva: «Os olhares estão cada vez mais voltados para ele»

Bernardo Silva chegou ao Real Madrid no último verão, mas não é um dos destaques dos merengues esta época.

Brasileirão sofre mudança profunda: eis do que se trata e quem votou contra (foi apenas 1 equipa)

O Brasileirão vai reduzir o número de estrangeiros, com cada a equipa a não poder contar com tantos atletas de fora do país.