Cinco estrelas em dose dupla

- Advertisement -

brasileirao

Parece que foi ontem. Esse dia faz praticamente um ano. Tive a oportunidade de, ainda recém-chegado a esta casa muito nossa, poder escrever sobre o campeão brasileiro. E eis que essa segunda oportunidade chegou. Ela veio em forma de duplicado. E não, não estou a falar d’O Homem Duplicado – obra do ímpar José Saramago –, pese embora este título do Cruzeiro seja em muito semelhante ao anterior. No céu, mais uma vez, brilha uma constelação que resplandece os límpidos universos de Vera Cruz. Estas estrelas são cinco. Os títulos nacionais são quatro. A alegria é imortal.

No fim de um ciclo vitorioso como este, penso que não vale a pena nomear heróis. Gosto de pensar em salvadores coletivos. Uma ideia messiânica em que o próprio messias seja uno e indivisível e ao mesmo tempo pluri e que esteja em todos. Mas o que vale a pena (se a alma não for pequena) é destacar alguns pontos, estes mais objetivos. O Cruzeiro Esporte Clube soube manter a estrutura e as linhas vencedoras que já havia adquirido no campeonato de 2013. Marcelo de Oliveira provou ser um mestre no banco; Éverton Ribeiro o grande pensador; Fábio um líder; Dagoberto como o antigo rei dos Merovíngios; Marcelo Moreno completíssimo; … enfim. E claro, a torcida, que soube empurrar e manter a ansiedade do bi para dentro… e explodir na altura certa. A vitória com o Goiás por 2-1, num terreno quase impraticável devido às fortes chuvas estivais, foi mais uma demonstração de crença, num jogo que estava difícil de resolver.

Celestes unidos e crentes, no momento do golo
Celestes unidos e crentes, no momento do golo
Fonte: Facebook do Cruzeiro

O Cruzeiro está de parabéns. O futebol brasileiro também. Um campeonato bem disputado, sem querelas clubísticas ou polémicas de arbitragem de maior. Foi uma festa. No verdadeiro sentido da palavra. E deveria ser sempre assim. Os celestes tentam agora inverter, contra o rival de sempre, um resultado negativo de 2-0 na primeira mão da final da Copa do Brasil. Qualquer que seja o resultado, o título ficará – mais um – em Minas Gerais. É interessante ver o crescimento das equipas mineiras nos últimos anos.

Mas hoje, mais uma vez, o rei do Brasil brilha lá no alto, num manto cada vez mais azul. O sonho do bicampeonato realizou-se, enfim. As palavras serão sempre poucas para acompanhar mais um momento de glória alvi-celeste. Sobram então os factos, e esses são arrebatadores. O Cruzeiro Esporte Clube parece querer reinventar-se. Vai atrás dos seus próprios recordes. Tal como na música do grande cantor, mineiro de coração e cruzeirense Milton Nascimento: “será um caçador de mim.”

Foto de capa: Facebook do Cruzeiro

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa turca reacende rumor e volta a meter Vangelis Pavlidis na rota do Fenerbahçe

Vangelis Pavlidis volta a ser apontado como alvo do Fenerbahçe. Ainda assim, Benfica tem estatuto do avançado bem definido.

Fábio Vieira acerta termos de contrato com o Hamburgo e aguarda pelo resultado das negociações com o Arsenal

Fábio Vieira já chegou a um acordo com o Hamburgo para os termos de contrato e aguarda pelo resultado das negociações com o Arsenal.

Bayern Munique tem esperança por João Palhinha e Benfica está em 2º plano

O Bayern Munique espera que o Aston Villa faça uma proposta por João Palhinha. Objetivo dos bávaros é reaver o máximo de dinheiro possível.

João Mário volta a trocar de clube em Itália e junta-se à Fiorentina por empréstimo com opção de compra da Juventus

João Mário já foi apresentado como reforço da Fiorentina. Lateral português chega por empréstimo com opção de compra da Juventus.

PUB

Mais Artigos Populares

Bomba de mercado: Barcelona interessado em desviar principal alvo do Real Madrid de José Mourinho

O Barcelona está atento ao futuro de Rodri e pode mesmo avançar com uma proposta pelo médio. Jogador é o alvo principal... do Real Madrid.

Futuro de Thiago Almada volta a estar em dúvida e regresso à Argentina está mais próximo

O River Plate voltou a reentrar na corrida pela contratação de Thiago Almada. Clube argentino tem acordo com o jogador.

Bayern Munique não inclui João Palhinha e outros 2 excedentários no plantel oficial e estágio de pré-temporada serve apenas para as aparências

O Bayern Munique tem mesmo João Palhinha no mercado. Embora convocado para a digressão de pré-temporada, médio não integra plantel.