O 11 do século do FC Barcelona

- Advertisement -

Depois do 11 do século do Real Madrid CF, fazemos nova experiência. O FC Barcelona é um clube com grande história no futebol europeu. No entanto, esta história foi alavancada no século XXI, sendo mesmo um dos clubes com mais títulos no presente século e tendo até conquistado 4 das suas 5 Ligas dos Campeões nos anos mais recentes. O porquê deste bust é simples e explica-se em três pontos: primeiro, a introdução no clube da filosofia de Cruijff; segundo, a fornada de jogadores de nível Mundial que La Masia formou; por último, mas não menos importante, a contratação de jogadores de alto nível, sendo o maior (e, talvez, mais importante) exemplo, Ronaldinho Gaúcho.

Com a entrada nos anos 20, podemos começar a fazer uma retrospetiva do que foi este primeiro quinto de século, analisando os vários jogadores das várias equipas que passaram por Barcelona. Tendo isto em vista, vou aqui apresentar aquele que para mim é, até agora o 11 do século do Barcelona. Não será fácil, devido à quantidade de qualidade que abundou pelo Camp Nou, no entanto, e apesar de puderem existir opções mais discutíveis, algumas serão totalmente óbvias. Seja como for, aqui vai o meu 11 do século do FC Barcelona, juntamente com um extra de quatro suplentes (um por setor) + o treinador.

Diogo Teixeira
Diogo Teixeirahttp://www.bolanarede.pt
Finalista do curso de Gestão, Diogo encontra no futebol a sua verdadeira paixão. Devido a esta, lê diariamente dezenas de artigos sobre esta modalidade, na mais variada imprensa nacional e internacional. Aliando isto com o seu gosto pela correção de erros ortográficos e gramaticais, decidiu passar para "o outro lado" e começar a não só ler, mas também a ajudar na produção de artigos desportivos. O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Chelsea equaciona contratação de internacional brasileiro

O Chelsea está a avaliar a contratação de Douglas Luiz. Atualmente, o médio brasileiro representa o Nottingham Forest por empréstimo da Juventus.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «Era muito importante os nossos médios jogarem com personalidade»

Após a vitória do Braga por 1-0 sobre o Nottingham Forest, Carlos Vicens respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Entre o gelo e o espelho: um empate que expõe mais do que resolve | Viktoria Plzen 1-1 FC Porto

Há empates que sabem a sobrevivência e outros que sabem a aviso. O 1-1 do FC Porto em Plzen pertence claramente à segunda categoria.

Tondela fecha contratação do avançado Arjen van der Heide

O Tondela está prestes a garantir a contratação de Arjen van der Heide. O avançado neerlandês vai assinar contrato com a equipa beirã até 2029.

PUB

Mais Artigos Populares

Olympiacos avança por André Luiz e há novidades sobre o negócio

O Olympiacos quer fechar a contratação de André Luiz. O clube grego quer contratar o jogador de imediato, após a aprovação do técnico José Luis Mendilibar.

Francesco Farioli critica gestão do tempo no Viktoria Plzen x FC Porto: «Só havia quatro bolas à volta do campo»

Francesco Farioli esteve presente na sala de imprensa para fazer a análise ao empate entre Viktoria Plzen e FC Porto.

Sean Dyche critica relvado do Braga x Nottingham Forest e lamenta: «Um minuto de loucura num jogo em que nunca parecemos estar em apuros»

Sean Dyche analisou a derrota do Nottingham Forest frente ao Braga. O técnico inglês deixou críticas para o relvado do encontro.