O 11 do século do FC Barcelona

- Advertisement -

Depois do 11 do século do Real Madrid CF, fazemos nova experiência. O FC Barcelona é um clube com grande história no futebol europeu. No entanto, esta história foi alavancada no século XXI, sendo mesmo um dos clubes com mais títulos no presente século e tendo até conquistado 4 das suas 5 Ligas dos Campeões nos anos mais recentes. O porquê deste bust é simples e explica-se em três pontos: primeiro, a introdução no clube da filosofia de Cruijff; segundo, a fornada de jogadores de nível Mundial que La Masia formou; por último, mas não menos importante, a contratação de jogadores de alto nível, sendo o maior (e, talvez, mais importante) exemplo, Ronaldinho Gaúcho.

Com a entrada nos anos 20, podemos começar a fazer uma retrospetiva do que foi este primeiro quinto de século, analisando os vários jogadores das várias equipas que passaram por Barcelona. Tendo isto em vista, vou aqui apresentar aquele que para mim é, até agora o 11 do século do Barcelona. Não será fácil, devido à quantidade de qualidade que abundou pelo Camp Nou, no entanto, e apesar de puderem existir opções mais discutíveis, algumas serão totalmente óbvias. Seja como for, aqui vai o meu 11 do século do FC Barcelona, juntamente com um extra de quatro suplentes (um por setor) + o treinador.

Diogo Teixeira
Diogo Teixeirahttp://www.bolanarede.pt
Finalista do curso de Gestão, Diogo encontra no futebol a sua verdadeira paixão. Devido a esta, lê diariamente dezenas de artigos sobre esta modalidade, na mais variada imprensa nacional e internacional. Aliando isto com o seu gosto pela correção de erros ortográficos e gramaticais, decidiu passar para "o outro lado" e começar a não só ler, mas também a ajudar na produção de artigos desportivos. O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: eis os possíveis substitutos de Enzo Barrenechea e Nicolás Otamendi frente ao Arouca

O Benfica não poderá contar com Enzo Barrenechea e Nicolás Otamendi para a deslocação ao terreno do Arouca. Eis as opções alternativas das águias para o jogo.

David Villa integra estrutura do Atlético Madrid

David Villa é o novo membro do conselho diretivo do Atlético Madrid. O antigo avançado dos colchoneros regressa ao clube passado 12 anos.

Youssef Chermiti eleito jogador do mês na Escócia

Youssef Chermiti foi eleito o melhor jogador da Liga Escocesa, em fevereiro. O avançado português marcou também o melhor golo do mês.

Álvaro Arbeloa elege melhor guarda-redes da história do Real Madrid: «Eu joguei com alguns dos melhores do mundo e para mim nem há debate»

Na conferência de antevisão do Real Madrid x Elche, Álvaro Arbeloa elegeu Thibaut Courtois como o melhor guarda-redes da história do clube merengue.

PUB

Mais Artigos Populares

Mundial 2030: FIFA inicia vistorias aos estádios de Alvalade e da Luz

Uma delegação internacional da FIFA avaliou as condições e os projetos de melhoria dos dois maiores estádios de Lisboa. A comitiva segue agora para o Porto.

Manchester United adiciona médio português à lista de alvos para o próximo mercado de transferências

Mateus Fernandes está entre os alvos do Manchester United para reforçar a equipa no próximo mercado de transferências.

Alverca tem baixa confirmada até ao final da época

Tomás Mendes foi operado ao joelho e não vai jogar antes do final da temporada. O jovem está emprestado pelo Alavés ao Alverca.