O 11 do século do FC Barcelona

- Advertisement -

Depois do 11 do século do Real Madrid CF, fazemos nova experiência. O FC Barcelona é um clube com grande história no futebol europeu. No entanto, esta história foi alavancada no século XXI, sendo mesmo um dos clubes com mais títulos no presente século e tendo até conquistado 4 das suas 5 Ligas dos Campeões nos anos mais recentes. O porquê deste bust é simples e explica-se em três pontos: primeiro, a introdução no clube da filosofia de Cruijff; segundo, a fornada de jogadores de nível Mundial que La Masia formou; por último, mas não menos importante, a contratação de jogadores de alto nível, sendo o maior (e, talvez, mais importante) exemplo, Ronaldinho Gaúcho.

Com a entrada nos anos 20, podemos começar a fazer uma retrospetiva do que foi este primeiro quinto de século, analisando os vários jogadores das várias equipas que passaram por Barcelona. Tendo isto em vista, vou aqui apresentar aquele que para mim é, até agora o 11 do século do Barcelona. Não será fácil, devido à quantidade de qualidade que abundou pelo Camp Nou, no entanto, e apesar de puderem existir opções mais discutíveis, algumas serão totalmente óbvias. Seja como for, aqui vai o meu 11 do século do FC Barcelona, juntamente com um extra de quatro suplentes (um por setor) + o treinador.

Diogo Teixeira
Diogo Teixeirahttp://www.bolanarede.pt
Finalista do curso de Gestão, Diogo encontra no futebol a sua verdadeira paixão. Devido a esta, lê diariamente dezenas de artigos sobre esta modalidade, na mais variada imprensa nacional e internacional. Aliando isto com o seu gosto pela correção de erros ortográficos e gramaticais, decidiu passar para "o outro lado" e começar a não só ler, mas também a ajudar na produção de artigos desportivos. O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Análise às equipas #7: Ferrari, a queda que ninguém quis ver chegar

A temporada de 2025 ficará como um dos capítulos mais frustrantes e estruturalmente falhados da história recente da Ferrari. No papel, o projeto era de outro mundo

Estrela da Amadora pode vender avançado para emblema da Segunda Liga Belga

O Estrela da Amadora pode ver Kikas rumar ao Eupen, emblema belga atualmente orientado pelo português Bruno Pinheiro.

Sebastian Szymanski vai abandonar o Fenerbahçe e rumar ao Rennes

O Rennes fechou a contratação do médio do Fenerbahçe Sebastian Szymanski, que chega por cerca de 11 milhões de euros.

Kaio Jorge renova contrato com o Cruzeiro até 2030

O Cruzeiro anunciou na passada segunda feira, a renovação de Kaio Jorge. O brasileiro estendeu o seu contrato até 2030.

PUB

Mais Artigos Populares

Alan Godoy deixa o Estrela da Amadora e ruma a Espanha para representar o CE Sabadell

Após uma passagem por Portugal apagada ao serviço do Estrela da Amadora, Alan Godoy ruma a Espanha para representar o CE Sabadell.

AS Roma fecha avançado de 18 anos por 25 milhões de euros

A AS Roma garantiu a contratação do jovem Robinio Vaz. O avançado de 18 anos vai deixar o Olympique Marselha por cerca de 25 milhões de euros.

Sporting fecha empréstimo de jovem promessa ao Valadares Gaia

Maísa Correia vai representar até ao final da temporada o Valadares Gaia, por empréstimo do Sporting. O acordo não tem cláusula de compra.