A concretização de um sonho

- Advertisement -

cab la liga espanha

Arda Turan é reforço oficial do Barcelona. Após quatro épocas de elevado rendimento ao serviço do Atlético Madrid, o médio ofensivo turco de 28 anos prepara-se, assim, para dar o salto definitivo na carreira e para cumprir o sonho de jogar, durante as próximas cinco épocas, nos campeões espanhóis e europeus em título. Apesar de apenas poder entrar nas contas de Luis Enrique em janeiro de 2016 e de poder ser recomprado pelo Atleti (conforme decisão do candidato eleito para a presidência do Barcelona), Turan tem as qualidades ideais para se tornar numa das peças fulcrais para os blaugrana se manterem no topo do futebol espanhol e europeu.

Sendo um pedido expresso de Luis Enrique para reforçar as hostes catalãs, Arda Turan, contratado por 34 milhões de euros (que podem chegar aos 41, mediante objetivos), foi, ao longo das recentes temporadas, um jogador fundamental no esquema tático do Atlético Madrid de Diego Simeone, e terá também, certamente, importância capital tanto na manobra ofensiva, quanto defensiva do Barcelona. Para além de denotar uma qualidade de passe e de gerir o ritmo das partidas, que permite ajustar-se perfeitamente ao estilo de jogo do Barça, o internacional turco pode imprimir mais ‘músculo’ ao meio campo da equipa, com uma tremenda capacidade combativa e de constante apoio e esforço no auxílio defensivo, o que faz com que se encaixe perfeitamente no estilo de pressão alta adotado por Luis Enrique.

"Estou no sítio onde quis estar em toda a minha vida" - Arda Turan Fonte: Facebook do Barcelona
«Estou no sítio onde quis estar em toda a minha vida» – Arda Turan
Fonte: Barcelona FC

A qualidade técnica de Arda Turan também é algo que fez de si um dos alvos mais apetecíveis desta janela de transferências. A sua capacidade de drible acima da média, aliada às explosivas ‘arrancadas’, usuais no seu jogo, e a uma exigente aptidão de resposta e esforço que o permitem chegar sempre que possível ao último terço do terreno, fazem com que seja uma constante ameaça para a baliza adversária, seja através da concretização de golos ou no que ao capítulo do último passe diz respeito.

No Atleti, Arda Turan jogou preferencialmente como médio/extremo direito, mas no Barcelona poderá atuar tanto no meio campo, competindo por um lugar com Ivan Rakitic e, até mesmo, Andrés Iniesta, ou também poderá pisar terrenos mais ofensivos, entrando, assim, num sistema de rotação, algo de que o treinador Luis Enrique faz uso, com o poderoso tridente ofensivo composto por Lionel Messi, Neymar e Luis Suárez.

O “sonho” de Arda Turan de jogar no Barcelona (que o próprio tem vindo a demonstrar nos últimos anos) vai tornar-se realidade e com a saída da lenda blaugrana Xavi Hernandéz do clube, a chegada do médio turco à Catalunha, ainda que apenas possa dar o seu contributo a partir de janeiro, será fundamental para que a equipa se consiga manter em todas as frentes em que compete e para poder apontar à conquista de mais um triplete.

Fernando Gamito
Fernando Gamitohttp://www.bolanarede.pt
O Fernando Gamito é um estudante de comunicação e apaixonado pelo futebol, seja a praticar ou a discuti-lo fora das “quatro linhas”, o que o faz apostar num futuro no jornalismo. Ler jornais desportivos e jogar Football Manager são outras das suas principais preferências. Em Portugal, o seu coração bate pelo Sport Lisboa e Benfica. Lá fora, torce por Barcelona e Chelsea.                                                                                                                                                 O Fernando escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Aarhus conquista o campeonato da Dinamarca 40 anos depois

A equipa do Aarhus, orientada por Jakob Poulsen, venceu o Brondby por 2-0 e voltou a celebrar o título de campeão da Dinamarca.

Avançam na Turquia: Jorge Jesus na lista de candidato à presidência de clube

Imprensa turca diz que o treinador português Jorge Jesus está na lista de Azis Yıldırı, candidato à presidência do Fenerbahçe.

Imprensa italiana coloca Rafael Leão na porta de saída do AC Milan e aponta a preço

O AC Milan está aberto a uma saída de Rafael Leão por 50 milhões de euros. Negociações para uma renovação em impasse.

Nuno Espírito Santo comenta final do West Ham x Arsenal: «Já houve situações no passado que foram julgadas de forma diferente»

Nuno Espírito Santo comentou o que aconteceu no final do West Ham x Arsenal. Hammers perderam por 1-0 na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Toluca (sem Paulinho) é eliminado pelo Pachuca e Liga do México terá novo campeão

O Toluca perdeu com o Pachuca por 2-0 e foi eliminado nos quartos de final do Clausura. Paulinho não jogou devido a lesão.

James Rodríguez vai deixar os Minnesota United e pode reformar-se após o Mundial de 2026

Em fim de contrato com os Minnesota United, James Rodríguez já prepara a saída do clube da MLS e poderá encerrar a carreira depois do Mundial 2026.

Reinaldo Teixeira felicita Amarante após subida inédita à Segunda Liga: «Marco histórico»

O presidente da Liga Portugal, Reinaldo Teixeira, destacou o marco histórico do Amarante, após garantir a promoção à Segunda Liga.