Gelson num Atlético que não é de extremos

- Advertisement -

Depois dos casos de sucesso de Paulo Futre e Simão Sabrosa, dois dos extremos portugueses mais virtuosos de sempre, é a vez de mais um flanqueador formado na Academia de Alcochete rumar até Madrid, mais especificamente ao Atlético. Falamos, como é evidente, de Gelson Martins.

O internacional português de 23 anos foi, no passado dia 25 de julho, oficializado como jogador do clube no Twitter dos colchoneros. Após os incidentes de Alcochete, e a rescisão de contrato com o Sporting, Gelson viu na equipa orientada por Diego Simeone as condições essenciais para o seu crescimento enquanto futebolista.

Catalogado como “um extremo incisivo” e “um perigo para as defesas rivais”, o jovem descendente de cabo-verdianos tem agora pela frente a difícil tarefa de convencer não só o público espanhol, como também Simeone.

E é fácil perceber o grau de exigência que está em cima da mesa. O Atlético de Madrid, desde que o argentino de 48 anos assumiu o comando técnico em 2011, é conhecido principalmente pelo que faz sem bola, e não tanto por aquilo que faz com esta. Gelson Martins acaba por estar no polo oposto a esta ideia de jogo.

Sendo um extremo veloz, com uma grande capacidade de drible e sempre pronto para partir no um para um, é na sua imprevisibilidade com a bola nos pés que Gelson reúne os seus principais atributos. O ex-Sporting tem, contudo, um fraco poder de decisão, aliado a algumas debilidades no momento defensivo.

Gelson Martins sob o olhar atento de Juanfran, um dos novos colegas de balneário
Fonte: UEFA

Tendo todas estas caraterísticas em conta, abre-se espaço para uma questão: até que ponto é que o imprevisível Gelson conseguirá encaixar no modelo pragmático de Diego Simeone?

Os habituais “extremos” da equipa (Koke, Vitolo, Correa) vão ter agora, para além da concorrência do português, também a do francês Thomas Lemar, contratado ao Mónaco por uma verba a rondar os 60 milhões de euros. Num sistema em que os extremos não são extremos, mas sim “um prolongamento” do centro do terreno, como irá Simeone integrar estas duas novas caras na sua máquina já bem oleada?

O mais certo é vermos Gelson do lado direito e Lemar do lado esquerdo, mas é pouco provável que os dois coincidam muitas vezes no onze inicial. Com a saída de Gabi para o Qatar, é expectável que Koke e Saúl sejam os donos do meio-campo colchonero, com o ganês Thomas Partey a manter-se como uma opção bastante viável. Vitolo e Correa continuarão a ser aposta forte nas alas, pelo que a luta pelos corredores captará a nossa atenção ao longo da época.

Uma coisa é inegável: Gelson Martins é uma das promessas mais entusiasmantes da Europa do futebol, e certamente que a pintura que faz do jogo, diferente da dos demais, poderá ter pesado neste voto de confiança dado pela estrutura do emblema madrileno. Até porque há uma tela inacabada, e que atormenta os sonhos de Simeone, Griezmann e companhia: a conquista da Liga dos Campeões.

Foto de Capa: Atlético de Madrid

Artigo revisto por: Jorge Neves

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting não cede na venda de Ousmane Diomande: eis a imposição dos leões ao Nottingham Forest

O Sporting não vai vender Ousmane Diomande por menos de 40 milhões de euros fixos. O defesa é pretendido pelo Nottingham Forest.

Negócio fechado: Tiago Gouveia deixa o Benfica em definitivo e já tem definido o seu novo clube

Tiago Gouveia vai reforçar o Atlas em definitivo. Negócio chegou a ficar em stand-by, mas vai mesmo avançar e está fechado.

Sporting já definiu alvo para substituir Francisco Trincão e avança por nome que está na lista do Benfica

O Sporting quer garantir a contratação de Anis Hadj Moussa. Avançado argelino é visto pelos leões como o substituto de Francisco Trincão.

André Silva elogia Francesco Farioli e lança época do FC Porto: «Somos o alvo a abater»

André Silva concedeu uma entrevista. Reforço de verão do FC Porto falou do regresso ao Dragão e de Francesco Farioli.

PUB

Mais Artigos Populares

Quem é Miguel Figueiredo, a surpresa de Marco Silva que vai fazer a estreia pela equipa principal do Benfica?

Miguel Figueiredo é titular no St. Gallen x Benfica. Médio de apenas 17 anos vai fazer a estreia oficial pelos encarnados.

Imprensa internacional revela data para a despedida de Cristiano Ronaldo da seleção de Portugal

Cristiano Ronaldo pode despedir-se da seleção em setembro. Jornalista Mohammed Awaad faz revelação em nome próprio.

Rafael Soares assina pelo Estrela da Amadora

Estrela da Amadora anunciou a chegada de Rafael Soares. O lateral-esquerdo chega depois de acabar contrato com o Famalicão.