Girona FC: Um estreante à procura de batismo europeu

- Advertisement -

A derrota no Santiago Bernabéu aconteceu ao fim de três vitórias consecutivas, mas o Girona permanece na sétima posição. Esta frase tem tanto de atualidade como de impressionante. A formação catalã, em estreia na Primeira Liga Espanhola, ronda os lugares europeus e promete dar luta a Villarreal e Sevilla!

À 27ª jornada, o Girona já havia almejado os desejados 40 pontos, o que, desse ponto de vista, fez o que nenhum outro estreante havia feito de forma tão rápida na história da ‘La Liga’. Por outro lado, os ‘Blanquivermells’ foram evoluindo no seu jogo de forma cada vez mais afirmativa, deixando de ter postura de equipa pequena para passar a impor o seu jogo.

No banco, está um treinador jovem, de 42 anos, Pablo Machín. Natural de Soria, o técnico teve de interromper a carreira de futebolista aos 23 anos na sequência de uma lesão num joelho, passando a dedicar-se ao treino desde as camadas jovens na sua terra natal até à equipa ‘B’ e à principal do Numancia, na terceira divisão e na segunda liga.

No Girona, Machín cumpre a sua quinta temporada e, depois de em 2014/15 ter vencido o prémio pessoal de melhor treinador da segunda divisão, Pablo almejou na temporada passada o que o clube, nos seus 87 anos de história, nunca tinha conseguido: chegar à Primeira Divisão Espanhola.

Na época passada, uma subida inédita. Esta época, a luta pela Europa…Pablo Machín passou do anonimato ao estrelato
Fonte: La Liga

Com uma equipa maioritariamente experiente, o Girona desdobra-se num 3x5x2 que sabe gerir a posse de bola e os tempos de jogo de forma muito inteligente e o espírito coeso no seio da equipa sente-se na forma como joga.

Bernardo Espinosa, Jonás Ramalho e Juanpe fazem um trio de centrais muito sólido. Pablo Maffeo na direita e Johan Mojica na esquerda dão elasticidade ofensiva ao sistema. No meio-campo, Álex Granell e Pere Pons dão, em duplo pivot, o equilíbrio necessário na saída de jogo e também em compensações defensivas, deixando Borja Garcia mais solto para apoiar os ‘delanteros’ Christián Stuani e Cristián Portu.

Com 43 golos marcados, o Girona tem, por exemplo, mais golos marcados que Sevilla e Villarreal, mas os 42 sofridos são um número um pouco elevado que tem que ver com alguns acidentes de percurso em alguns jogos como os 12 que sofreu no total em Camp Nou e no Santiago Bernabéu até porque a equipa catalã tem vários jogos em que manteve a sua baliza a zeros.

A ideia é superar as metas, passo a passo. Jogando livres e soltos dentro do campo, querendo ter bola e desfrutar do seu futebol. São 43 pontos conquistados e oito jornadas até fim do campeonato. O objetivo já foi assumido sem falsas modéstias: lutar pela Europa. Precisamos de muitos Gironas para purificar o nosso tão amado futebol!

Foto de capa: La Liga

Artigo revisto por: Jorge Neves

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A novela de Luis Suárez dentro de campo | Sporting

Luis Suárez foi protagonista de verão. O mercado de transferências teve efeito para tal, como o avançado confirmou depois da vitória do Sporting sobre o CD Nacional.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Este ano acaba por ser uma equipa mais móvel, sem um jogo posicional tão acentuado como tínhamos...

Rui Borges analisou a vitória do Sporting diante do CD Nacional. Técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Bruno Abreu responde ao Bola na Rede: «Sabendo que o lado esquerdo do Sporting é extremamente ofensivo, procurámos um jogador interior que pudesse trabalhar...

Bruno Abreu analisou a vitória do Sporting diante do CD Nacional. Técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Um romance de verão entre Estrela da Amadora e Famalicão

Numa altura em que vender a Liga parece quase tão importante como disputá-la, há cantinhos bonitos como este Estrela da Amadora x Famalicão.

PUB

Mais Artigos Populares

Stade Brestois vence Le Havre enquanto o Nice empata com o Le Mans na terceira jornada da Ligue 1

Stade Brestois vence Le Havre por 2-1 e Nice empata com o Le Mans a uma bola, na terceira jornada da Ligue 1.

Futsal: Sporting derrota Benfica e vence Supertaça de Portugal

O Sporting venceu o Benfica na final da Supertaça de Portugal de futsal. A partida teve de ir a prolongamento para ser resolvida.

Eis toda a conferência de Rui Borges na análise à vitória do Sporting sobre o CD Nacional

Rui Borges analisou o duelo da 5.ª jornada da Primeira Liga em conferência de imprensa. Sporting e CD Nacional defrontaram-se.