Granada CF: “Petróleo” de ouro

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Espanhola

Estávamos no mercado de inverno português, em 2010. O Benfica mostrava-se pujante, depois de anos de insucessos e instabilidade. O Porto, à procura do segundo penta da era Pinto da Costa, mostrava-se impotente para parar a onda encarnada. Pinto da Costa criticou a continuação do investimento encarnado em Janeiro, afirmando que havia “petróleo” para os lados da Luz.

A expressão, mais ou menos feliz, pode encaixar bem no investimento feito pelo Granada, penúltimo classificado do campeonato espanhol. Os responsáveis pelo clube não olharam a meios e trouxeram jogadores com créditos firmados e que transformam o Granada numa equipa a seguir na segunda metade da liga.

Carcela tem sido um dos destaques da recuperação Fonte: Facebook Oficial do Granada
Carcela tem sido um dos destaques da recuperação
Fonte: Facebook Oficial do Granada

Sendo uma das equipas com pior média no campeonato – poucos golos marcados e muitos sofridos – e concorrendo com o Osasuna como equipa mais fraca da competição, o Granada precisava de uma nova face. Ora, estando na entrada do último terço do terreno, podemos afirmar que ela chegou…e de que maneira.

O jogo com o Bétis, não explicando tudo, foi paradigmático. A equipa apresentou-se numa estrutura de 5 defesas, em que os laterais, com subidas constantes, criavam desequilíbrios pelas alas. Dois médios (Wakaso e Uche), muito fortes do ponto de vista físico, asseguravam o equilíbrio do meio-campo e, ao mesmo tempo, davam liberdade à dupla que tem a responsabilidade de dar criatividade ao processo ofensivo (Carcela e Andreas Pereira). Na frente, um ponta-de-lança com peso. Vindo do Dortmund, Ramos é sinónimo de jogo aéreo e golo.

O Granada, mais do que qualidade a atacar – marcar quatro golos ao Bétis é sempre de realçar -, teve aquilo que lhe faltou durante toda a temporada: solidez defensiva. Mais do que o contributo dos defesas – aí, a aposta também foi efectiva -, toda a equipa trabalhou para um processo defensivo eficaz e competente. E isso, é pensamento de equipa grande. E já é um bom princípio para uma equipa que, pelo menos, a fazer fé no investimento, quer deixar de ser “pequena”.

Foto de Capa: Facebook Oficial do Granada

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Estrela da Amadora escreve comunicado sobre o (ainda) não licenciamento do clube

O Estrela da Amadora ainda não inscreveu a sua equipa principal na Primeira Liga, mas o prazo ainda se encontra aberto por alguns dias.

Sporting: Ricardo Mangas prepara-se para ser tema de mercado

Ricardo Mangas não entra nos planos do Sporting para a próxima temporada, mas ainda não existem propostas pelo jogador.

José Mourinho define primeiro reforço do Real Madrid e não há volta a dar

José Mourinho definiu que Nico Paz vai ser o primeiro reforço do Real Madrid. O emblema merengue conta com uma cláusula de recompra pelo argentino.

É a nova coqueluche do futebol escandinavo: conhece melhor o mais recente alvo do FC Porto

Caleb Yirenkyi é o mais recente alvo do FC Porto. O médio pertence aos quadros do Nordsjaelland e a negociação promete ser complicada.

PUB

Mais Artigos Populares

Yeremay Hernández volta a falar do futuro: «decidi ficar porque o Deportivo é a minha casa. E o dia que me for embora será...

Yeremay Hernández falou sobre o futuro. O extremo espanhol admitiu que está feliz no Deportivo de La Coruña.

Oportunidade de mercado? Futuro de Darwin Núñez está praticamente definido

Darwin Núñez prepara-se para deixar de ser jogador do Al Hilal. O uruguaio vai rescindir contrato com o emblema saudita.

André Villas-Boas despede-se de 4 jogadores: «Contribuíram muito para a conquista do título»

André Villas-Boas deixou uma série de agradecimentos e despediu-se de Thiago Silva, Luuk de Jong, Terem Moffi e Seko Fofana.