Granada CF: “Petróleo” de ouro

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Espanhola

Estávamos no mercado de inverno português, em 2010. O Benfica mostrava-se pujante, depois de anos de insucessos e instabilidade. O Porto, à procura do segundo penta da era Pinto da Costa, mostrava-se impotente para parar a onda encarnada. Pinto da Costa criticou a continuação do investimento encarnado em Janeiro, afirmando que havia “petróleo” para os lados da Luz.

A expressão, mais ou menos feliz, pode encaixar bem no investimento feito pelo Granada, penúltimo classificado do campeonato espanhol. Os responsáveis pelo clube não olharam a meios e trouxeram jogadores com créditos firmados e que transformam o Granada numa equipa a seguir na segunda metade da liga.

Carcela tem sido um dos destaques da recuperação Fonte: Facebook Oficial do Granada
Carcela tem sido um dos destaques da recuperação
Fonte: Facebook Oficial do Granada

Sendo uma das equipas com pior média no campeonato – poucos golos marcados e muitos sofridos – e concorrendo com o Osasuna como equipa mais fraca da competição, o Granada precisava de uma nova face. Ora, estando na entrada do último terço do terreno, podemos afirmar que ela chegou…e de que maneira.

O jogo com o Bétis, não explicando tudo, foi paradigmático. A equipa apresentou-se numa estrutura de 5 defesas, em que os laterais, com subidas constantes, criavam desequilíbrios pelas alas. Dois médios (Wakaso e Uche), muito fortes do ponto de vista físico, asseguravam o equilíbrio do meio-campo e, ao mesmo tempo, davam liberdade à dupla que tem a responsabilidade de dar criatividade ao processo ofensivo (Carcela e Andreas Pereira). Na frente, um ponta-de-lança com peso. Vindo do Dortmund, Ramos é sinónimo de jogo aéreo e golo.

O Granada, mais do que qualidade a atacar – marcar quatro golos ao Bétis é sempre de realçar -, teve aquilo que lhe faltou durante toda a temporada: solidez defensiva. Mais do que o contributo dos defesas – aí, a aposta também foi efectiva -, toda a equipa trabalhou para um processo defensivo eficaz e competente. E isso, é pensamento de equipa grande. E já é um bom princípio para uma equipa que, pelo menos, a fazer fé no investimento, quer deixar de ser “pequena”.

Foto de Capa: Facebook Oficial do Granada

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Futebol de praia: Eis os convocados de Bruno Torres para  estágio de preparação frente à Ucrânia

Bruno Torres, selecionador nacional de futebol de praia, chamou 15 jogadores para um estágio de preparação de 4 a 6 de maio, que inclui dois jogos frente à Ucrânia.

João Mario está lesionado e é baixa no Bolonha

O João Mário sofreu uma lesão muscular e deverá ficar fora das opções do Bolonha nas próximas semanas, numa fase decisiva da temporada em Itália.

Eis o Ranking UEFA depois da vitória épica do PSG sobre o Bayern Munique na Champions League

O PSG venceu o Bayern Munique por 5-4 na primeira mão das meias-finais da Champions League. Jogo com impacto no Ranking UEFA.

Rafael Leão radiante com PSG x Bayern Munique: «Futebol de verdade…»

Rafael Leão esteve atento ao PSG x Bayern Munique da Champions League. Internacional português gostou do que viu.

PUB

Mais Artigos Populares

Dani Alves e Derlei juntos em jogo da Liga 3

Dani Alves e Derlei estiveram juntos no Fafe x São João de Ver. Antigos jogadores assistiram ao duelo lado a lado.

Jogo do ano: PSG vence Bayern Munique com contribuição de João Neves em jogo épico com 9 golos

Que grande jogo de futebol. O PSG venceu o Bayern Munique na primeira mão das meias-finais da Champions League.

Vítor Pereira em ação: onde ver as meias-finais da Europa League entre o Nottingham Forest e o Aston Villa

Vai haver duelo inglês nas meias-finais da Europa League. Nottingham Forest e Aston Villa têm encontro marcado com vista à final da competição.