Granada CF: “Petróleo” de ouro

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Espanhola

Estávamos no mercado de inverno português, em 2010. O Benfica mostrava-se pujante, depois de anos de insucessos e instabilidade. O Porto, à procura do segundo penta da era Pinto da Costa, mostrava-se impotente para parar a onda encarnada. Pinto da Costa criticou a continuação do investimento encarnado em Janeiro, afirmando que havia “petróleo” para os lados da Luz.

A expressão, mais ou menos feliz, pode encaixar bem no investimento feito pelo Granada, penúltimo classificado do campeonato espanhol. Os responsáveis pelo clube não olharam a meios e trouxeram jogadores com créditos firmados e que transformam o Granada numa equipa a seguir na segunda metade da liga.

Carcela tem sido um dos destaques da recuperação Fonte: Facebook Oficial do Granada
Carcela tem sido um dos destaques da recuperação
Fonte: Facebook Oficial do Granada

Sendo uma das equipas com pior média no campeonato – poucos golos marcados e muitos sofridos – e concorrendo com o Osasuna como equipa mais fraca da competição, o Granada precisava de uma nova face. Ora, estando na entrada do último terço do terreno, podemos afirmar que ela chegou…e de que maneira.

O jogo com o Bétis, não explicando tudo, foi paradigmático. A equipa apresentou-se numa estrutura de 5 defesas, em que os laterais, com subidas constantes, criavam desequilíbrios pelas alas. Dois médios (Wakaso e Uche), muito fortes do ponto de vista físico, asseguravam o equilíbrio do meio-campo e, ao mesmo tempo, davam liberdade à dupla que tem a responsabilidade de dar criatividade ao processo ofensivo (Carcela e Andreas Pereira). Na frente, um ponta-de-lança com peso. Vindo do Dortmund, Ramos é sinónimo de jogo aéreo e golo.

O Granada, mais do que qualidade a atacar – marcar quatro golos ao Bétis é sempre de realçar -, teve aquilo que lhe faltou durante toda a temporada: solidez defensiva. Mais do que o contributo dos defesas – aí, a aposta também foi efectiva -, toda a equipa trabalhou para um processo defensivo eficaz e competente. E isso, é pensamento de equipa grande. E já é um bom princípio para uma equipa que, pelo menos, a fazer fé no investimento, quer deixar de ser “pequena”.

Foto de Capa: Facebook Oficial do Granada

Jorge Fernandes
Jorge Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O futebol acompanhou-o desde sempre. Do amor ao Benfica, às conquistas europeias do Porto, passando pelas desilusões dos galácticos do real Madrid. A década continuou e o bichinho do jornalismo surgiu. Daí até chegarmos ao jornalismo desportivo foi um instante Benfiquista de alma e coração, pretende fazer o que mais gosta: escrever e falar sobre futebol. Com a certeza de que futebol é um desporto e ao mesmo tempo a metáfora perfeita da vida.                                                                                                                                                 O Jorge não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Futebol Feminino: Camarões de Michaely Bihina fazem história e conquistam a CAN pela primeira vez

Michaely Bihina, guarda-redes do Benfica, foi titular na vitória dos Camarões por 3-0 frente ao Malawi, na final da CAN 2026.

Sporting empata com London City Lionesses no Algarve

O Sporting empatou com as London City Lionesses de Alexias Putellas. O encontro foi de carácter particular e terminou com empate a uma bola.

Jamie Vardy no Brasil? Eis o clube que está interessado e o abordou

O São Paulo está interessado em contratar Jamie Vardy a custo zero. Avançado inglês de 39 anos encontra-se livre no mercado.

Fafe vence no terreno do S. João Ver e Varzim derrota o Marco 09: Eis os resultados do dia na Liga 3

O Fafe viajou até casa do S. João Ver para vencer por 3-1 e o Varzim superou o Marco 09 por 2-1, em jogos da segunda jornada da Liga 3.

PUB

Mais Artigos Populares

Grémio de Luís Castro e Vasco da Gama de Pedro Emanuel sofrem derrotas pesadas: Eis os resultados do dia no Brasileirão

Na 23.ª jornada do Brasileirão, o Grémio foi derrotado por 3-0 frente ao Atlético Mineiro, assim como Vasco da Gama diante do Santos.

Braga a fechar médio do Barcelona por um valor superior aos 10 milhões de euros

O Braga aproxima-se da contratação de Tommy Marqués, jovem médio defensivo do Barcelona. Eis o ponto de situação.

Besiktas e Basaksehir iniciam campanha 2026/27 com vitórias caseiras: Eis os resultados do dia na Liga Turca

O Besiktas venceu o Eyuspor pela margem mínima e o Basaksehir bateu o Kocaelispor por 2-0, na primeira jornada da Liga Turca.