📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O El Clásico está aí à porta: haverá descolamento?

- Advertisement -

Colados na classificação há mais de um mês, Barcelona e Real Madrid defrontam-se esta quarta-feira, às 19h, em Camp Nou, no sempre vibrante e empolgante “El Clásico”. Dada a situação atual e infeliz da Catalunha, este duelo – que era para ter sido disputado no final de outubro – teve de ser adiado quase dois meses, algo que não impediu os dois clubes mais populares de Espanha (e do mundo!) de se posicionarem no topo da classificação, ainda que a diferença pontual não seja nada por aí além…

No passado fim de semana, culés e merengues viram as suas séries de quatro triunfos consecutivos na La Liga serem interrompidas. O Barcelona cedeu pontos na deslocação ao reduto da Real Sociedade (2×2), já o Real não soube aproveitar a oportunidade de que dispôs para ultrapassar o rival, tendo empatado a uma bola no Mestalla, diante do Valência. Quer isto dizer que quando um ganha, o outro também ganha. Quando um empata, o outro também empata. Tem sido esta a lógica a imperar ao longo das últimas jornadas…

UMA VITÓRIA MERENGUE NO CAMP NOU EQUIVALE A UMA ODD DE 4.00! ACHAS QUE A TURMA DE ZIDANE TE PODE AJUDAR NESTA? APOSTA JÁ NA BET.PT!

Historicamente, os confrontos entre estas duas equipas não poderiam ser mais equilibrados. Mas se formos a avaliar as últimas épocas é o Barcelona quem se destaca, de tal modo que o Real Madrid já não prova o sabor da vitória nestas andanças desde novembro de 2017, altura em que os merengues venceram as duas partidas da Supertaça espanhola. Curiosamente, essas foram as únicas derrotas em clássicos na era de Ernesto Valverde.

Apesar de algumas críticas ao futebol imposto pelo técnico espanhol de 55 anos, a verdade é que os blaugranas têm revelado a competência necessária para atingir os objetivos no contexto nacional. Em sentido inverso, a formação de Madrid não tem atravessado tempos propriamente positivos, nomeadamente desde a saída de Cristiano Ronaldo em 2017, a par da de Zidane do comando técnico – ele que regressou menos de um ano depois com o intuito de reencontrar o caminho do clube madrileno até à glória.

Messi é sempre candidato a melhor jogador do encontro
Fonte: FC Barcelona

Para o clássico, Zidane terá várias baixas de peso (Marcelo, Hazard, Lucas Vázquez, Asensio e James) e o sistema tático poderá sofrer algumas alterações, com um possível 4-4-2 para tornar o meio-campo mais compacto, com Courtois na baliza, Mendy, Varane, Sergio Ramos e Carvajal na defesa, Kroos, Modric, Valverde e Casemiro no setor intermédio e Benzema e Bale na frente. Caso o técnico francês opte pelo 4-3-3, passará a ser expectável que apareça Rodrygo ou Isco no “onze”, deixando o meio campo mais aberto e vulnerável ao jogo interior do adversário.

Já Ernesto Valverde não terá tantos problemas na constituição da sua equipa inicial – apenas Dembelé está lesionado –, perspetivando-se um 4-3-3 com Ter Stegen entre os postes, Sergi Roberto, Piqué, Lenglet e Junior Firpo no setor defensivo, Rakitic, De Jong e Busquets no meio-campo e o trio da frente composto por Griezmann, Messi e Suárez.

Independentemente dos contextos de ambas as equipas, um clássico é sempre um clássico. É certo que o Barcelona vai jogar em casa perante os seus adeptos (onde venceu os sete jogos que disputou a contar para o campeonato espanhol), mas este não deixa de ser um jogo de tripla que todos os amantes do futebol não vão querer perder. Venha daí esse clássico!

Foto de Capa: FC Barcelona

Revisto por: Jorge Neves

Miguel Simões
Miguel Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Já com uma licenciatura em Comunicação Social na bagagem, o Miguel é aluno do mestrado em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra. Apaixonado por futebol desde tenra idade, procura conciliar o melhor dos dois mundos: a escrita e o desporto.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nova titularidade para Neemias Queta em nova derrota dos Boston Celticsn na NBA

Os Boston Celtics entraram com o pé esquerdo na NBA. No terceiro jogo na competição, terceira derrota para a equipa de Neemias Queta.

André Lima elogia derrotado nas eleições do Benfica: «A sensação é que um dia vai ser presidente do Benfica»

André Lima destacou João Diogo Manteigas e analisou eleições do Benfica. Rui Costa venceu e disputará a segunda volta contra João Noronha Lopes.

Dani Carvajal ataca Lamine Yamal: «Se Yamal quer falar, não há problema, o jogo é jogado em campo»

Após a vitória do Real Madrid frente ao Barcelona por 2-1, Dani Carvajal respondeu aos comentários de Lamine Yamal antes do El Clásico.

Rayo Vallecano vence Alavés e aproxima-se da Europa: eis os resultados do dia na La Liga

O Rayo Vallecano derrotou o Alavés num jogo da 10.ª jornada da La Liga. Terceira vitória consecutiva do clube no plano interno.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Botelho da Costa em antevisão ao jogo frente ao FC Porto: «É a equipa mais competente do campeonato»

Em antevisão à receção do FC Porto, o treinador do Moreirense, Vasco Botelho da Costa, mostrou-se consciente da capacidade dos adversários.

Eleições Benfica 2025: 19h30 de espera para confirmar uma batalha há muito anunciada

A primeira volta das eleições do Benfica realizou-se durante este fim de semana. Rui Costa e João Noronha Lopes vão disputar a presidência.

Depois da história, veio a realidade: Portugal voltou a competir diante dos EUA e desta vez perdeu por 3-1

Portugal fez o segundo jogo particular diante dos EUA nesta paragem. Navegadoras saíram derrotadas no jogo.