O El Clásico está aí à porta: haverá descolamento?

Colados na classificação há mais de um mês, Barcelona e Real Madrid defrontam-se esta quarta-feira, às 19h, em Camp Nou, no sempre vibrante e empolgante “El Clásico”. Dada a situação atual e infeliz da Catalunha, este duelo – que era para ter sido disputado no final de outubro – teve de ser adiado quase dois meses, algo que não impediu os dois clubes mais populares de Espanha (e do mundo!) de se posicionarem no topo da classificação, ainda que a diferença pontual não seja nada por aí além…

No passado fim de semana, culés e merengues viram as suas séries de quatro triunfos consecutivos na La Liga serem interrompidas. O Barcelona cedeu pontos na deslocação ao reduto da Real Sociedade (2×2), já o Real não soube aproveitar a oportunidade de que dispôs para ultrapassar o rival, tendo empatado a uma bola no Mestalla, diante do Valência. Quer isto dizer que quando um ganha, o outro também ganha. Quando um empata, o outro também empata. Tem sido esta a lógica a imperar ao longo das últimas jornadas…

UMA VITÓRIA MERENGUE NO CAMP NOU EQUIVALE A UMA ODD DE 4.00! ACHAS QUE A TURMA DE ZIDANE TE PODE AJUDAR NESTA? APOSTA JÁ NA BET.PT!

Historicamente, os confrontos entre estas duas equipas não poderiam ser mais equilibrados. Mas se formos a avaliar as últimas épocas é o Barcelona quem se destaca, de tal modo que o Real Madrid já não prova o sabor da vitória nestas andanças desde novembro de 2017, altura em que os merengues venceram as duas partidas da Supertaça espanhola. Curiosamente, essas foram as únicas derrotas em clássicos na era de Ernesto Valverde.

Apesar de algumas críticas ao futebol imposto pelo técnico espanhol de 55 anos, a verdade é que os blaugranas têm revelado a competência necessária para atingir os objetivos no contexto nacional. Em sentido inverso, a formação de Madrid não tem atravessado tempos propriamente positivos, nomeadamente desde a saída de Cristiano Ronaldo em 2017, a par da de Zidane do comando técnico – ele que regressou menos de um ano depois com o intuito de reencontrar o caminho do clube madrileno até à glória.

Messi é sempre candidato a melhor jogador do encontro
Fonte: FC Barcelona

Para o clássico, Zidane terá várias baixas de peso (Marcelo, Hazard, Lucas Vázquez, Asensio e James) e o sistema tático poderá sofrer algumas alterações, com um possível 4-4-2 para tornar o meio-campo mais compacto, com Courtois na baliza, Mendy, Varane, Sergio Ramos e Carvajal na defesa, Kroos, Modric, Valverde e Casemiro no setor intermédio e Benzema e Bale na frente. Caso o técnico francês opte pelo 4-3-3, passará a ser expectável que apareça Rodrygo ou Isco no “onze”, deixando o meio campo mais aberto e vulnerável ao jogo interior do adversário.

Já Ernesto Valverde não terá tantos problemas na constituição da sua equipa inicial – apenas Dembelé está lesionado –, perspetivando-se um 4-3-3 com Ter Stegen entre os postes, Sergi Roberto, Piqué, Lenglet e Junior Firpo no setor defensivo, Rakitic, De Jong e Busquets no meio-campo e o trio da frente composto por Griezmann, Messi e Suárez.

Independentemente dos contextos de ambas as equipas, um clássico é sempre um clássico. É certo que o Barcelona vai jogar em casa perante os seus adeptos (onde venceu os sete jogos que disputou a contar para o campeonato espanhol), mas este não deixa de ser um jogo de tripla que todos os amantes do futebol não vão querer perder. Venha daí esse clássico!

Foto de Capa: FC Barcelona

Revisto por: Jorge Neves

Miguel Simões
Miguel Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Já com uma licenciatura em Comunicação Social na bagagem, o Miguel é aluno do mestrado em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra. Apaixonado por futebol desde tenra idade, procura conciliar o melhor dos dois mundos: a escrita e o desporto.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: José Mourinho é o novo treinador do Benfica

José Mourinho é o novo treinador do Benfica. O técnico português de 62 anos assinou contrato até junho de 2027.

Luís Castro arrasa Sá Pinto por 7-1: eis os resultados do dia na Champions Legue Asiática 2

No duelo entre treinadores portugueses, Luís Castro levou a melhor e viu o seu Al Wasl golear o Esteghlal de Ricardo Sá Pinto por 7-1, com Pedro Malheiro a deixar a sua marca no marcador.

Bayern Munique entra na corrida e quer desviar defesa ao Liverpool

O Bayern Munique está interessado na contratação de Marc Guéhi, central do Crystal Palace, com o internacional inglês a surgir como alvo de vários clubes para o próximo verão.

Portugal carimba passagem aos oitavos de final do Mundial de Voleibol

A seleção portuguesa garantiu o apuramento para os oitavos de final do Campeonato do Mundo de voleibol após vencer a Colômbia e beneficiar do triunfo dos Estados Unidos sobre Cuba.

PUB

Mais Artigos Populares

Liverpool e Atlético Madrid empatam, Chelsea vence na Alemanha: eis os resultados do dia na UEFA Youth League

UEFA Youth League trouxe um empate sem golos entre Liverpool e Atlético de Madrid, enquanto o Chelsea bateu o Bayern em Munique por 2-3.

FC Porto ao ataque contra a Liga Portugal e o Arouca: «Mais um triste episódio que envergonha o futebol português»

O FC Porto já reagiu ao adiamento do encontro contra o Arouca da sétima jornada da Primeira Liga. Dragões revoltados com a decisão da Liga Portugal.

Benfica vai ter opção para estender contrato de José Mourinho para lá de 2027: eis os novos detalhes

José Mourinho vai assinar um contrato válido até 2027 com o Benfica. Águias ficarão com opção para estender por mais uma temporada.