Os “Caldas SC” de França

- Advertisement -

À semelhança do que aconteceu com o Caldas SC em Portugal, também houve taça em França… e logo a dobrar! Les Hebriers e Chambly apuraram-se para as meias-finais da “Coupe de France” e um deles vai ser o representante da 3ª divisão do futebol gaulês na final da prova.

Na semana passada, jogaram-se os quartos-de-final e se houve um jogo cabeça-de-cartaz entre PSG e Marselha, também existiram dois tomba-gigantes. O FC Chambly, emblema do norte do país, eliminou mesmo, por 1-0, nos 90 minutos, o primodivisionário Estrasbourg, ao passo que o Les Herbiers, clube da zona ocidental de França, fez o Lens, da Ligue 2, tombar nas grandes penalidades.

O Paris Saint-Germain aplicou 3-0 ao Marselha e o Caen ditou (1-0) a eliminação do Lyon, sendo que o sorteio traçou duelo entre os “dois davides” que, com fascínio para o amante do futebol, chegam a esta fase adiantada da prova para disputar um lugar na final de 8 de maio no Stade de France. No outro encontro, um ‘primodivisionário’ Caen-PSG.

Na foto, os jogadores do Les Herbiers exultam de alegria depois de eliminarem o Lens. Na imagem de capa, o momento do extasiado golo que deu a vitória ao FC Chambly sobre o Estrasbourg
Fonte: FFF

          Falemos dos “davides”, que é o que mais interessada aqui.

No ‘National’, no campeonato da realidade, FC Chambly e Les Herbiers enfrentam a dura luta pela sobrevivência na divisão, com os primeiros a ocuparem a 16ª e penúltima posição, logo em zona de descida e a cinco pontos da salvação, enquanto os segundos são 13º classificados, um ponto acima da linha de água, mas com mais dois jogos, por exemplo, do que o adversário que vai enfrentar nas ‘meias’ da Taça no dia 17 de abril.

Esse será o dia que voltarão a sonhar e, durante 90 minutos, os sofrimentos de se andar pelo fundo da tabela na 3ª divisão passarão a ser esquecidos. Entre as duas margens que estabelecem a distância entre manutenção e despromoção no ‘National’, a Taça será como uma ponte do sonho, com o Vendée Les Herbiers Football a receber o Football Club de Chambly-Thelle num duelo onde não entrará a lógica dos pontos preciosos, mas sim pelo menos 90 minutos para se destacar ainda mais na história.

O emblema da casa completa o seu centenário no próximo ano, enquanto os forasteiros, fundados em 1989, nem 30 anos completaram. Vão a jogo sem olhar à história que passou, mas sim em escrever a do futuro.

No final da competição, quem quer que seja o clube levantar o troféu, ganha “apenas” na lógica do resultado. Pela epopeia vivida pelos humildes Les Herbiers e FC Chambly, a taça já é deles. Que bela que está esta época a Coupe de France. Temos taça em França!

Foto de capa: FFF

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting goleia Famalicão por 10-1 e pressiona Benfica na liderança da Primeira Liga de Futsal

O Sporting goleou o Famalicão por 10-1, na 21.ª jornada da Primeira Liga de Futsal, e chegou aos 55 pontos na tabela classificativa.

Coventry City de Frank Lampard garante promoção à Premier League após 25 anos

O Coventry de Frank Lampard é a primeira equipa a garantir a subida à Premier League. A formação do técnico inglês precisava de um ponto nesta jornada e empatou frente ao Blackburn Rovers.

Lens recupera desvantagem de dois golos e vence Toulouse na 30.ª jornada da Ligue 1

O Lens derrotou o Toulouse por 3-2 na 30.ª jornada da Ligue 1. A equipa da casa chegou a estar a perder por dois golos, mas consumou a reviravolta no marcador.

Inter Milão bate Cagliari de Zé Pedro e está cada vez mais próximo da conquista da Serie A

O Inter Milão recebeu e bateu o Cagliari por 3-0, na jornada 33 da Serie A. A equipa de Christian Chivu está cada vez mais próxima do título.

PUB

Mais Artigos Populares

Eddie Howe assume que pode sair numa semana em que José Mourinho foi apontado ao Newcastle: «Se isso significar que eu tenha de sair...

Eddie Howe abriu, pela primeira vez, a porta de saída do Newcastle. O técnico assumiu também que há um final de ciclo para alguns jogadores no clube.

Francisco Neto antevê Eslováquia x Portugal: «Estamos numa fase muito positiva e tenho a certeza de que amanhã vamos dar continuidade»

Francisco Neto e Tatiana Pinto realizaram a conferência de antevisão ao Portugal x Eslováquia da Liga das Nações Feminina.