📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Um Leão em França

- Advertisement -

Rafael Leão tem sido um dos jogadores em destaque esta temporada em França, mais concretamente, no Lille OSC. Formado no Sporting CP, o jovem avançado de 19 anos saiu no verão de 2018 após o ataque à Academia de Alcochete.

O jovem avançado é apontado como um dos melhores jogadores da sua geração e esteve na lista de pré-convocados de Fernando Santos para os jogos de apuramento do Euro 2020.

Na turma francesa não teve um começo fácil: primeiro devido a problemas burocráticos e financeiros que, inclusive, levaram a imprensa a colocá-lo fora do clube; depois, devido a problemas físicos.

Estreou-se a 9 de setembro pelos dogues. Desde aí que o avançado se tem tornado cada vez mais importante na manobra ofensiva da equipa. Na Ligue 1, Rafael já participou em 21 jogos e apontou sete golos. Rápido e forte no um contra um, Leão é um avançado móvel que tem muita facilidade em chegar à baliza contrária e, consequentemente, a zonas de finalização. Assim, em França, há quem já o apelide de “Mbappé português”.

A verdade é que a sua época de estreia na Liga Francesa não está a passar despercebida. Nos últimos tempos, o avançado já foi associado a colossos do Futebol mundial como o FC Barcelona e Paris Saint-Germain (PSG).

Rafael Leão e José Fonte são dois dos jogadores portugueses que jogam na equipa francesa
Fonte: Lille LOSC

Neste momento, o ponta de lança português encontra-se a treinar com a seleção nacional de sub-20. Espera-se que Leão seja um dos destaques da campanha lusa no Mundial da categoria, que se realiza no verão.

Mas Rafael Leão não está sozinho. Na Ligue 1 tem a companhia de mais três portugueses: José Fonte, Rui Fonte e Xeka. Central muito experiente, José Fonte tem sido um dos pilares da defesa do Lille. Aos 35 anos, e depois de uma experiência negativa pela China, aventurou-se pela primeira vez no campeonato francês e a experiência não podia estar a correr melhor. Titular indiscutível, o internacional português tem demonstrado que a idade não é um problema.

Outro português em destaque no Lille OSC e em França é Xeka. Aos 24 anos, e depois de ter estado uma época emprestada ao Dijon FCO, o médio está a assumir-se como figura maior do meio-campo da equipa da cidade de Lille. Com um bom remate de meia distância, o médio natural da Rebordosa conta já com dois golos.

Por fim, Rui Fonte. De todos os portugueses, o avançado de 28 anos é o único que ainda não conseguiu impor o seu futebol. Tem apenas 536 minutos divididos por 13 jogos.

A realizar uma campanha brilhante na liga francesa, o Lille é a equipa sensação e ocupa o segundo lugar do campeonato, atrás do PSG.

 

Foto de Capa: Lille OSC

Artigo revisto por: Jorge Neves

Cristiana Ribeiro Pina
Cristiana Ribeiro Pinahttp://www.bolanarede.pt
A Cristiana é licenciada em Comunicação Social e vem de Pinhel. É apaixonada por futebol e adora escrever. Fazer do jornalismo desportivo a sua vida é o seu maior sonho. Acredita que a crítica e o jornalismo devem andar de mãos dadas.                                                                                                                                                 A Cristiana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Enzo Barrenechea confessa que esteve perto do FC Porto

Enzo Barrenechea assumiu que esteve perto de ser jogador do FC Porto. O jogador representa atualmente o Benfica.

Estará perdoado? Mohamed Salah alcança novo marco histórico da Premier League

Mohamed Salah voltou a jogar pelo Liverpool depois de duas semanas conturbadas e alcançou um novo recorde na Premier League.

Argentina pode falhar o Mundial 2026 após o presidente da federação ser acusado de crimes financeiros

A participação da seleção argentina no Mundial 2026 pode estar em causa devido a uma investigação criminal ao presidente Claudio Tapia.

João Pedro Sousa: «O resultado é justo e é o espelho das duas equipas»

João Pedro Sousa analisou o desfecho do Sporting x AVS SAD. Leões ganharam em casa por 6-0 para a Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Suárez: «Queríamos voltar à senda das vitórias»

Luis Suárez analisou o desfecho do Sporting x AVS SAD. Leões ganharam em casa por 6-0 para a Primeira Liga.

Gustavo Assunção: «Uma derrota pesada, não merecemos pelo trabalho que estamos a fazer»

Gustavo Assunção analisou o desfecho do Sporting x AVS SAD. Leões ganharam em casa por 6-0 para a Primeira Liga.

Eis os 4 destaques do Sporting x AVS SAD para a Primeira Liga

O Sporting venceu o AVS SAD por 6-0 na jornada 14 da Primeira Liga. Fica com os principais destaques da partida.