Um Leão em França

- Advertisement -

Rafael Leão tem sido um dos jogadores em destaque esta temporada em França, mais concretamente, no Lille OSC. Formado no Sporting CP, o jovem avançado de 19 anos saiu no verão de 2018 após o ataque à Academia de Alcochete.

O jovem avançado é apontado como um dos melhores jogadores da sua geração e esteve na lista de pré-convocados de Fernando Santos para os jogos de apuramento do Euro 2020.

Na turma francesa não teve um começo fácil: primeiro devido a problemas burocráticos e financeiros que, inclusive, levaram a imprensa a colocá-lo fora do clube; depois, devido a problemas físicos.

Estreou-se a 9 de setembro pelos dogues. Desde aí que o avançado se tem tornado cada vez mais importante na manobra ofensiva da equipa. Na Ligue 1, Rafael já participou em 21 jogos e apontou sete golos. Rápido e forte no um contra um, Leão é um avançado móvel que tem muita facilidade em chegar à baliza contrária e, consequentemente, a zonas de finalização. Assim, em França, há quem já o apelide de “Mbappé português”.

A verdade é que a sua época de estreia na Liga Francesa não está a passar despercebida. Nos últimos tempos, o avançado já foi associado a colossos do Futebol mundial como o FC Barcelona e Paris Saint-Germain (PSG).

Rafael Leão e José Fonte são dois dos jogadores portugueses que jogam na equipa francesa
Fonte: Lille LOSC

Neste momento, o ponta de lança português encontra-se a treinar com a seleção nacional de sub-20. Espera-se que Leão seja um dos destaques da campanha lusa no Mundial da categoria, que se realiza no verão.

Mas Rafael Leão não está sozinho. Na Ligue 1 tem a companhia de mais três portugueses: José Fonte, Rui Fonte e Xeka. Central muito experiente, José Fonte tem sido um dos pilares da defesa do Lille. Aos 35 anos, e depois de uma experiência negativa pela China, aventurou-se pela primeira vez no campeonato francês e a experiência não podia estar a correr melhor. Titular indiscutível, o internacional português tem demonstrado que a idade não é um problema.

Outro português em destaque no Lille OSC e em França é Xeka. Aos 24 anos, e depois de ter estado uma época emprestada ao Dijon FCO, o médio está a assumir-se como figura maior do meio-campo da equipa da cidade de Lille. Com um bom remate de meia distância, o médio natural da Rebordosa conta já com dois golos.

Por fim, Rui Fonte. De todos os portugueses, o avançado de 28 anos é o único que ainda não conseguiu impor o seu futebol. Tem apenas 536 minutos divididos por 13 jogos.

A realizar uma campanha brilhante na liga francesa, o Lille é a equipa sensação e ocupa o segundo lugar do campeonato, atrás do PSG.

 

Foto de Capa: Lille OSC

Artigo revisto por: Jorge Neves

Cristiana Ribeiro Pina
Cristiana Ribeiro Pinahttp://www.bolanarede.pt
A Cristiana é licenciada em Comunicação Social e vem de Pinhel. É apaixonada por futebol e adora escrever. Fazer do jornalismo desportivo a sua vida é o seu maior sonho. Acredita que a crítica e o jornalismo devem andar de mãos dadas.                                                                                                                                                 A Cristiana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lionel Messi marca mas não evita derrota do Inter Miami na MLS

O Inter Miami perdeu com o Toronto por 2-1 em jogo relativo à MLS. Lionel Messi reduziu a desvantagem aos 82 minutos.

Cruzeiro de Artur Jorge derrota Flamengo de Leonardo Jardim e aproxima-se dos lugares cimeiros do Brasileirão

O Cruzeiro de Artur Jorge venceu o Flamengo de Leonardo Jardim por 2-1, no encontro da 24.ª jornada do Brasileirão.

Como de Cesc Fàbregas fecha antigo defesa do Manchester United

Willy Kambwala vai ser emprestado pelo Villarreal ao Como 1907 com opção de compra de 10 milhões de euros.

AS Roma fecha defesa-central: eis os moldes do negócio

Jayden Oosterwolde vai ser emprestado pelo Fenerbahçe à AS Roma com opção de compra, que pode tornar-se obrigatória.

PUB

Mais Artigos Populares

Leon Goretzka vai jogar na Premier League após 8 épocas no Bayern Munique: eis o destino

Leon Goretzka está a caminho do Aston Villa. Médio alemão de 31 anos encontra-se sem clube desde a saída do Bayern Munique.

Varzim goleia Paços de Ferreira e segue na liderança: eis os resultados do dia da Liga 3

O Varzim venceu fora de casa o Paços de Ferreira por 4-1 na terceira jornada da Liga 3. Vê os resultados do dia.

Ibrahima Ba analisa estreia oficial com a camisola do Sporting: «Voltei ao campo passado três meses e fico muito feliz»

Em declarações aos meios de comunicação do Sporting, Ibrahima Ba analisou a sua estreia como titular pelos leões.