Liverpool FC 0-1 Chelsea FC: “Blues” agravam crise dos “Reds”

- Advertisement -

A CRÓNICA: INTENSO DUELO TÁTICO COM ESCASSEZ DE GOLOS

No encontro referente à 29ª jornada do campeonato inglês, o Chelsea FC foi ao terreno do Liverpool FC vencer por uma bola a zero, subindo à quarta posição da tabela classificativa. Os “Reds” somaram a quinta derrota consecutiva em Anfield a contar para a Liga Inglesa, agravando a recente crise de resultados.

O Chelsea FC esteve melhor no primeiro tempo, conseguindo um resultado adequado à sua exibição. O Liverpool FC apresentou várias debilidades defensivas, e também algumas dificuldades em chegar à baliza dos “Blues” de forma ameaçadora.

Ao minuto 42’, o Chelsea FC confirmou a supremacia que teve em toda a primeira parte, e colocou-se em vantagem no marcador, por intermédio de Mason Mount. O jovem prodígio inglês aproveitou as fragilidades dos “Reds” no setor defensivo e, fletindo da ala para o corredor central, disparou colocado para o fundo das redes adversárias. Antes do golo de Mount, Werner já havia batido Alison, mas o lance foi anulado por fora de jogo do avançado alemão.

A segunda parte começou com um ritmo mais elevado comparativamente com os primeiros 45’ minutos de jogo. Apesar da pressão intensa dos “Reds”, foi a formação forasteira a criar lances de maior perigo, principalmente através de contra-ataques rápidos.

Apesar de alguma insistência do Liverpool FC, a formação da cidade dos Beatles não conseguiu empatar a partida, sendo que também não criou lances dignos de verdadeiro perigo. O marcador permaneceu inalterado até ao final da partida, com o Chelsea FC a garantir os três pontos de forma justa.

 

A FIGURA

Mason Mount – O jovem inglês apontou o golo que decidiu a partida, realizando mais uma exibição de alto nível. Desde o começo do encontro, foi um dos mais interventivos por parte dos “Blues”, saindo dos seus pés as melhores jogadas do Chelsea FC.

Sempre bem posicionado, o médio ofensivo destacou-se pelos importantes movimentos sem bola, abrindo espaços para os seus colegas, mas também pela qualidade de passe e criatividade que o caracteriza. Com mais um desempenho de grande qualidade, Mount demonstrou ser um dos jogadores mais importantes da formação londrina na presente temporada.

 

O FORA DE JOGO

Ataque do Liverpool FC – O aclamado tridente ofensivo dos “Reds” teve mais um desempenho longe das expetativas, sendo um dos principais fatores para a atual má forma competitiva do Liverpool FC. O único remate da formação de Anfield que atingiu a baliza defendida por Mendy foi efetuado perto do final da partida, sendo um facto bastante exemplificativo da falta de criatividade e eficácia ofensiva.

Destaque também para as evidentes lacunas no setor defensivo dos atuais campeões ingleses, que foram apenas disfarçadas pelo escasso número de golos nesta partida.

 

ANÁLISE TÁTICA – LIVERPOOL FC

A equipa de Jurgen Klopp alinhou num sistema tático de 4-3-3. Como é habitual, a linha mais recuada é formada por quatro elementos, com os defesas laterais a subirem bastante no terreno. No centro do campo, Thiago e Wijnaldum ocuparam o corredor central, em zonas mais recuadas, para definir a construção de jogo. Curtis Jones atuou como médio mais “solto”, tendo mais liberdade posicional que os seus colegas.

O trio de ataque foi formado por Salah, Mané e Firmino, com os dois primeiros a atuar a partir das alas, e o avançado brasileiro a aparecer preferencialmente no corredor central. Estes três elementos foram importantes do ponto de vista tático, pelas rápidas transições ofensivas do qual são capazes, mas também na alta pressão exercida sobre a linha defensiva do Chelsea FC.

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Alisson Becker (6)

Trent Alexander-Arnold (6)

Fabinho (5)

Ozan Kabak (5)

Andrew Robertson (6)

Thiago Alcântara (5)

Georginio Wijnaldum (6)

Curtis Jones (6)

Mohamed Salah (6)

Sadio Mané (5)

Roberto Firmino (5)

SUBS UTILIZADOS

Diogo Jota (5)

Alex Oxlade-Chamberlain (6)

James Milner (5)

 

ANÁLISE TÁTICA – CHELSEA FC

A formação londrina apresentou-se num esquema de 3-4-3. Thomas Tuchel apostou na linha de três defesas centrais, e à sua frente atuaram Kanté e Jorginho como “duplo pivot”, essenciais na construção de jogo. Na ala direita, Reece James proporcionou profundidade no ataque, e sustentabilidade no processo defensivo. Na lateral contrária, com as mesmas funções, esteve Chilwell.

No centro do ataque jogou Werner, apoiado por Mount e Ziyech, que se movimentaram a partir dos corredores laterais em direção à zona central. Este trio de ataque destaca-se pela criatividade e técnica de Mount e Ziyech, e pela rapidez e verticalidade que Werner proporciona à sua equipa.

 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Édouard Mendy (6)

César Azpilicueta (7)

Andreas Christensen (6)

Antonio Rüdiger (6)

Reece James (6)

N’Golo Kanté (7)

Jorginho (7)

Ben Chilwell (6)

Hakim Ziyech (6)

Mason Mount (8)

Timo Werner (6)

SUBS UTILIZADOS

Christian Pulisic (6)

Mateo Kovačić (5)

Kai Havertz (-)

Diogo Mimoso Ferreira
Diogo Mimoso Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
Adepto desde muito jovem de bom futebol disputado dentro das 4 linhas, desde o Tiki-taka ao catenaccio. Saiu do litoral e estuda na Beira interior, tentando cumprir o seu sonho desde criança: Comentar e analisar futebol.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tomás Pérez troca o FC Porto pelo Atlético Mineiro: eis os detalhes da transferência

Tomás Pérez é reforço confirmado pelo Atlético Mineiro. O médio argentino foi emprestado pelo FC Porto até ao final de 2026, com opção de compra.

Vítor Pereira enaltece vitória na sua estreia pelo Nottingham Forest: «Foi um jogo consistente para nós, merecemos o resultado»

Vítor Pereira fez a análise da vitória do Nottingham Forest frente ao Fenerbahçe, na primeira-mão dos playoffs da Europa League.

Antigo assessor do Benfica sai em defesa de Gianluca Prestianni: «Não é racista»

O antigo assessor de comunicação do Benfica, Ricardo Lemos, saiu em defesa de Gianluca Prestianni, no âmbito da acusação de Vinícius Júnior contra o avançado argentino.

FPF abre inquérito após incidentes entre adeptos antes do Sporting x Benfica em Futsal

A Federação Portuguesa de Futebol abriu um inquérito para apurar responsabilidades sobre os confrontos entre adeptos, antes do Sporting x Benfica, em Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal celebra mesmo sem jogar: eis o Ranking UEFA depois dos jogos da Europa League e da Conference League

Boas notícias para Portugal depois da quinta-feira europeia. Eis as consequências dos jogos da Europa League e da Conference League.

Wolfsburgo elimina a Juventus em Turim e Manchester United confirma qualificação: Eis os resultados do dia na Champions League Feminina

Esta quinta-feira, o Wolfsburgo e o Manchester United garantiram a passagem aos quartos-de-final da Champions League Feminina.

Portugal está a apenas uma vitória de terminar a época no 6º lugar do Ranking UEFA.

Portugal precisa que apenas uma das suas equipas vença mais um jogo para garantir o sexto lugar do Ranking UEFA e uma terceira equipa na Champions League.