AS Roma: O respeitinho é muito bonito… se não for em excesso

- Advertisement -

A Roma chegou aos quartos de final da Liga dos Campeões. Não me parece anormal, já que apresentou um excelente desempenho no grupo em que calhou em sorte, e nos oitavos derrubou uma equipa igualmente bem orientada, mas sem as pretensões de clubes de posses maiores. É um clube assim que lhe calhou “em sorte”, os culés, o FC Barcelona.

Antevendo este embate, qualquer casa de apostas dá como favoritos os blaugrana. Quer em casa, quer fora. Não é fácil jogar em Roma, atenção, mas Barcelona, Real Madrid, Bayern de Munique, ou City seriam também apontados como favoritos. Clubes que não são imbatíveis, mas batê-los seria algo mais do que a “simples” passagem às meias.

Outra curiosidade é o facto de termos duas equipas da Seria A nos quartos de final. Estes últimos seis a Juventus foi sempre campeã, e mais curioso ainda foi o bem modesto 7º lugar na classificação na temporada que antecedeu o primeiro título nacional conquistado neste série que se mantém, e parece continuar, se bem que o Nápoles está vivo. A Liga Italiana, que já foi a melhor do mundo, após uma quebra a nível competitivo interno, deixa o indício de voltar a colocar equipas num contexto competitivo externo.

Voltando à Roma, e às suas hipóteses na presente edição da Liga dos Campeões, que me parecem muito mínimas, não se lhe permite dar a eliminatória por perdida. Característica bem conhecida de qualquer italiana é a sua capacidade em defender. Chamam-lhe a “arte de defender”. Não é só isso, mas pode começar aí a abordagem aos dois jogos contra um Barcelona que não facilita.

 

Levar o jogo vivo para o Stadio Olimpico pode não ser a solução, mas pode ser fator a ter em conta
Fonte: AS Roma

A primeira mão joga-se no Camp Nou. Sendo a equipa, teoricamente, que irá cair aos pés dos catalães, e Di Francesco não deverá encarar o jogo como se fosse frente ao Shakhtar, mas segundo as mesmas intenções: mas agora, no máximo dos máximos, trazer a eliminatória ainda remediável para terras transalpinas. Muita contenção defensiva em Camp Nou, ou atrevimento ofensivo? Prevejo as duas, o Barça assim o obriga.

É muito difícil ver o Barcelona cair. É improvável que a equipa romana o consiga fazer. Mas vêem-se muitos jogadores a subir de nível, como por exemplo, de equipas como a Roma para equipas como o Barcelona, e corresponderem ao que o nível “elite” exige. Vejo em Dzeko um ponta de lança mortífero, que condiz com o passado do calcio: com defesas mais impenetráveis, melhores pontas de lança são precisos. Em tempo os reais matadores fizeram lá escola, como Crespo, “Pippo” Inzaghi, Adriano, Ibra, Shevchenko, Toni, Di Natale, Vieri, Trezeguet, Totti, Batistuta, Del Piero… Dzeko é um ponta de lança que resolve. A defesa romana, que nele mesmo começa, já que será o primeiro da equipa a defender, pressionando o possante meio campo blaugrana, terá o bósnio sempre no seu horizonte. A estratégia romana dependerá não apenas de si, mas também do demérito de jogadores adversários, pois em situações normais já apontamos quem seguirá em frente na competição.

Foto de capa: AS Roma

Diogo Fresco
Diogo Frescohttp://www.bolanarede.pt
Fã de um futebol que, julga, não voltará a ver, interessa-se por praticamente tudo o que envolve este desporto, dando larga preferência ao que ocorre dentro das quatro linhas. Vibra bastante com a Seleção Portuguesa de Futebol.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Diogo Costa celebrado no Estádio do Dragão: «Ser homenageado pela seleção em casa é algo que vai ficar sempre na minha memória»

Diogo Costa lançou o Portugal x Noruega a minutos do apito inicial. Guarda-redes foi homenageado pelas 50 internacionalizações.

Áustria garante empate no Kosovo e segura liderança no grupo: eis os resultados do dia de Liga das Nações antes dos jogos grandes da...

A Áustria foi ao Kosovo empatar na quarta jornada da Liga das Nações. Austríacos continuam sem perder na prova.

FC Porto vence Racing Power e inicia campanha com vitória: eis os resultados do dia na Taça da Liga Feminina

O FC Porto derrotou o Racing Power na estreia nesta edição da Taça da Liga Feminina. Segundo jogo consecutivo entre as duas equipas.

Maxi Araújo compara funções no Uruguai e no Sporting e elogia novo treinador: «É um orgulho termos como treinador um dos melhores jogadores da...

Maxi Araújo está reunido na concentração do Uruguai. Em entrevista, o ala uruguaio destacou Diego Forlán, Luis Suárez e Jorge Giordano.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os onzes oficiais para o Portugal x Noruega que encerra a pausa internacional para a seleção nacional

Portugal recebe a Noruega na quarta jornada da Liga das Nações. Seleção nacional quer manter percurso 100% vitorioso.

Manchester United pensa em avançar para ponta de lança em janeiro: eis o eleito

O Manchester United está a ponderar avançar para a contratação de Jean-Philippe Mateta, ponta de lança do Crystal Palace.

Kerem Akturkoglu alvo de críticas: «Se há alguém neste mundo que foi mudado, que Deus me castigue se não mudaram o Kerem»

Kerem Akturkoglu, jogador que já passou pelo Benfica, foi alvo de críticas por parte de um antigo internacional turco.