Ritorno del rino

- Advertisement -

Em Nápoles vivem-se dias conturbados. Depois da quezília entre o presidente e os jogadores, Carlo Ancelotti acabou por ser a principal vítima. O técnico de 60 anos, que por exemplo, já foi campeão da Europa por três ocasiões e campeão nacional de Itália, França, Alemanha e Inglaterra, foi afastado do comando técnico dos Azzurri após carimbar a qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

Apesar do sucesso europeu, o SSC Napoli atravessava e ainda atravessa grandes dificuldades na Serie A italiana, estando sem vencer há 8 jornadas consecutivas, algo que seria impensável no arranque da temporada.

Com este contexto, parece certo que o afastamento de Ancelotti esteja mais relacionado com o facto de este ter tomado posição ao lado dos jogadores e não do presidente, De Laurentis.

Polémicas e novela à parte, a realidade é que Gennaro Gattuso, o Rino, é o novo treinador da formação napolitana. Os napolitanos habituaram-nos a jogar um futebol ofensivo, atrativo e criativo, ora não tivessem Insigne, Mertens, Zielinski ou Fabián Ruiz no plantel. No entanto, a escolha em Gattuso, não deixa de surpreender.

Na época passada conseguiu um segundo lugar na serie A                                                               Fonte: Napoli

Estamos a falar de um treinador que treina como jogava. Ou seja, gosta da equipa organizada, agressiva e com uma entrega elevada ao jogo. Como jogador, raramente pisava o último terço do campo, mas como treinador tem uma mentalidade ofensiva. Gosta que a equipa pressione alto e recupere a bola longe da sua baliza, sendo também credível, que vejamos o “seu” Napoli mais sofisticado e com mais qualidade, em relação ao “seu” AC Milan, devido à maior capacidade dos jogadores napolitanos.

Na primeira amostra deu-se um desastre. Derrota caseira com o Parma Calcio, num jogo que deu para ver o que Gattuso quer da sua equipa: uma equipa ofensiva, que procure recuperar a bola rapidamente e chegar à baliza o mais depressa possível. A principal mudança registada de Ancelotti para Gattuso, foi o sistema de jogo. O 4-4-2 do SSC Napoli, passou para um 4-3-3 com Gattuso, recuperando um pouco as ideias de Sarri, com Milik, numa excelente forma, a fazer cair Mertens para o banco na posição “9”.

Os próximos três jogos vão ser de extrema importância para Gattuso, sendo que as partidas com o FC Inter Milão e a SS Lázio serão de vitória obrigatória, caso queiram chegar aos lugares de “Champions”.

Foto de Capa: SSC Napoli

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Ruben Brêa Marques
Ruben Brêa Marqueshttp://www.bolanarede.pt
O Rúben é um verdadeiro apaixonado pelo futebol, sem preferência clubística. Adepto do futebol, admira qualquer estratégia ou modelo de jogo. Seja o tiki taka ou o catenaccio, importante é desfrutar e descodificar os momentos do jogo e as ideias dos técnicos. Para ele, futebol é paixão, trabalho, competência, luta, talento, eficácia, etc. Tudo é possível, não existem justos vencedores ou injustos perdedores, e é isto que torna o futebol um desporto tão bonito.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lúcia abriu o corredor, Moller tomou conta do campo: Benfica deu lição na Supertaça

Um calor abrasador, acima dos 30 graus, recebeu Benfica e FC Porto para o pontapé de saída da nova época do futebol feminino português. 

Águias pintam Supertaça de vermelho com “manita” às rivais | Benfica 5-1 FC Porto

Num Estádio Municipal do Fontelo castigado por temperaturas superiores a 30 graus, o Benfica vencem o FC Porto por 5-1.

Fiorentina de Pedro Gonçalves e João Mario despede Fabio Grosso após três derrotas consecutivas na Serie A

A Fiorentina comunicou a saída de Fabio Grosso do comando técnico, após o arranque negativo na Serie A.

Flamengo vence o Remo e sobe à liderança do Brasileirão à condição

O Flamengo venceu no terreno do Remo por 1-0, na 26.ª jornada, e subiu à liderança à condição do Brasileirão.

PUB

Mais Artigos Populares

La Liga: Espanyol resgata empate frente ao Sevilha nos descontos

O Espanyol recebeu e empatou 1-1 com o Sevilha, no encontro a contar para a 4.ª jornada da La Liga.

Paris FC vence Marselha no Vélodrome com hat-trick de Lassine Sinayoko

O Paris FC venceu o Marselha por 3-2, em encontro referente à 3.ª jornada da Ligue 1. Lassine Sinayoko foi o herói do jogo, ao apontar um hat-trick.

AC Milan de Ruben Amorim deixa escapar triunfo nos descontos frente à Juventus

O AC Milan de Ruben Amorim empatou com a Juventus. Alphadjo Cissé e Federico Gatti marcaram os golos da partida.