Publicidade

Estas são as 5 melhores equipas internacionais de sempre

Alexandre Candeias · 2 min

Ao longo da história do futebol ficaram para a eternidade grandes equipas que se destacaram pelo lado inovador e dominador que trouxeram.
Foto: FC Barcelona

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Há muitos anos que o futebol apaixona e faz vibrar adeptos em todo o mundo. Jogadores de grande calibre inseridos em equipas fenomenais saltam à vista do espectador e causam um impacto tal que quase não é possível desviar o olhar do jogo.

Na lista que se segue, estarão elencadas as que, para mim, são as cinco melhores equipas de sempre no contexto internacional. Com omissões que, para alguns leitores, serão óbvias, a verdade é que há muito por onde escolher, mas cada selecionado tem o seu porquê.

5.


AC Milan (1987-1990) – Comandada pelo lendário Arrigo Sacchi e executando na perfeição o “Catenaccio” imposto por este treinador, a equipa milanesa era totalmente composta por italianos, com exceção de três das principais figuras: Frank Rijkaard, Ruud Gullit e Marco van Basten. Também com Baresi e Maldini no plantel, venceram um Campeonato italiano, duas Ligas dos Campeões e dois Campeonatos do Mundo de clubes.

4.


Liverpool FC (1975-1984) – A conquista de cinco Campeonatos ingleses e quatro Ligas dos Campeões dizem tudo sobre esta grande equipa da cidade dos Beatles. Com muitas outras conquistas durante este período, foram figura de destaque os atacantes Kenny Dalglish e Ian Rush, dupla mortífera do ataque dos “Reds”. A “cereja no topo do bolo” foi a época de 1983/1984, quando a equipa venceu o campeonato, Liga dos Campeões e Taça da Liga, completando assim um fantástico triplete.

 

3.


Real Madrid CF (1997-2002) – Depois de muitos anos arredada da disputa de competições de renome, a equipa madrilena voltou com tudo no final dos anos 90. Com Zidane, Figo e Ronaldo a serem apenas uma pequena amostra do poderio que estes “galáticos” possuíam, o conjunto liderado por Jupp Heynches e, posteriormente, por Vicente del Bosque assumiu-se como uma potência mundial ao conquistar três Ligas dos Campeões, dois Campeonatos do Mundo de clubes, dois Campeonatos de Espanha e muitos outros troféus nacionais e internacionais.

2.


FC Barcelona (2008-2010) – Eis a tão famosa época em que o Barcelona conquistou seis títulos num só ano civil. A histórica campanha dos pupilos de Pep Guardiola, que se estendeu por duas temporadas e lhes garantiu a conquista de Campeonato, Taça de Espanha, Supertaça, Liga dos Campeões, Supertaça Europeia e Mundial de clubes, trouxe a felicidade máxima a adeptos e dirigentes do clube. Com o trio Messi-Xavi-Iniesta a ser preponderante, muito desta equipa teve dedo de técnico, o que catapultou Guardiola para a ribalta.

1.


AFC Ajax (1970-1973) – Com o “futebol total” de Rinus Michels bem enraizado na equipa, o Ajax viveu os seus anos de maior glória neste período, elevado pela genialidade de Johan Cruyff.


A três Campeonatos em quatro anos, juntaram-se três Ligas dos Campeões consecutivas e um Mundial de clubes, fazendo esquecer os anos de enorme domínio do Real Madrid durante as décadas de 50 e 60.

Que seleção de equipas!

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Alexandre Candeias

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Lamber as feridas do Dragão | Benfica x Vitória SC

Quase três semanas depois, e com muita polémica em torno da seleção nacional, as emoções do campeonato estão de volta. O Benfica é o último dos três grandes a apresentar-se nesta jornada. Após os triunfos de Sporting e FC Porto os encarnados estão obrigados a vencer para não se atrasarem ainda mais na corrida pelo título. As águias vão defrontar o Vitória SC, que tem estado a realizar um campeonato aquém das expetativas, e este poderá ser o adversário ideal para sarar as feridas provocadas no Estádio do Dragão. Marco Silva tem algumas dores de cabeça para esta partida, mas nada que não se resolva. O treinador encarnado não vai poder contar com os lesionados Daniel Banjaqui, Alexander Bah, Jaden Umeh, Jakub Kaminski e Enzo Barrenechea. Georgiy Sudakov é o único do departamento médico que está em dúvida. Clément Lenglet também não vai a jogo por estar a cumprir castigo após a expulsão frente ao FC Porto. Oportunidade para Alessandro Circati estrear-se como titular no eixo da defesa.  Com Banjaqui e Bah indisponíveis, Fredrik Aursnes irá ocupar o lado direito da defesa. Nada que o médio norueguês já não esteja habituado, pois recentemente desempenhou essa função ao serviço da sua seleção. Em relação a Sudakov, mesmo que entre na convocatória não será titular. Andreas Schjelderup deverá ocupar novamente a posição 10 atrás de Vangelis Pavlidis.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica
Fórmula 1

Antevisão GP Singapura: Max Verstappen conquista a 50.ª pole position da carreira

A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN CONQUISTA A PRIMEIRA POLE EM SINGAPURA, OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA E A MERCEDES FICA AQUÉM DAS EXPETATIVAS Está a ser um fim de semana perfeito para Max Verstappen. Depois da vitória na corrida Sprint, o tetracampeão mundial foi o mais rápido no circuito de Marina Bay e conquistou a sua primeira pole position em Singapura e a 50.ª da carreira na Fórmula 1. Será que o Max Verstappen do final de 2025 está de volta?

Gonçalo Carneiro · 3 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.