📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Eredivise: Os números de uma época marcante

- Advertisement -

Mais uma época – a 63ª, já – de futebol holandês. Um campeonato que viu estrelas como Johan Cruyff, Robin Van Persie e Ronaldo “R9” nascer para o desporto rei na Europa termina assim mais uma campanha, esta marcada não só pelos talentos mas também pela quantidade de golos marcados.

Só entre o primeiro e o segundo classificado, Ajax e PSV, respetivamente, tivemos 217 golos, mais que os cinco últimos classificados (204) juntos. O troféu este ano ficou mesmo pela Johan Cruyff Arena e, com 119 golos no campeonato (um recorde), o homem que deu nome ao estádio dos campeões bem pode estar descansado, sabendo que o seu legado continuará.

O PSV Eindhoven sai desta época com um sentimento de frustração: fez exatamente o mesmo número de pontos que na época passada (83), marcou mais golos e sofreu menos, mas mesmo assim teve de ver  o grande rival a conquistar a sua 25ª Eredivise e a quinta nos últimos nove anos.

Dusan Tadic marcou 28 golos para conquistar o prémio de melhor marcador da Eredivise 2018/2019
Fonte: AFC Ajax

Já no fundo da tabela, apenas uma das três equipas recém promovidas acabou em zona de despromoção. Sittard, FC Emmen e De Graafschap subiram na época passada da Eerste Divise, com este último a terminar este ano no 17º lugar, pelo que terá de discutir o playoff  de despromoção, juntamente com o Excelsior (16º classificado) contra o segundo, terceiro, quarto e quinto classificado da segunda divisão. O NAC Breda, porém, acabou na última posição, com 23 pontos e menos 90 golos marcados que o campeão, e já está despromovido.

Outra característica interessante da Eredivise é a discussão do último lugar de acesso à Liga Europa: com o terceiro e quarto classificado (neste caso, Feyenoord e AZ Alkmaar) a conseguir acesso direto à competição, as equipas que ficam entre o quinto e o oitavo posto da tabela têm de disputar um playoff para decidir quem fica com a última vaga na competição. Vitesse, Utrech, Heracles e Groningen são os quatro clubes que vão participar naquele que será o grande ponto de interesse para o resto da época futebolística holandesa.

Dois anos depois do seu regresso ao principal escalão do futebol holandês, o NAC Breda desce
Fonte: NAC Breda

Para a história, pelos Países Baixos, fica o recorde de golos do AFC Ajax, apesar da mancha de um humilhante 6-2 sofrido em casa dos rivais Feyenoord e ainda o 3-0 no estádio do PSV. Uma mancha facilmente colmatada pela fantástica campanha não só dentro de portas mas também na Europa, com a chegada às meias finais da Liga dos Campeões. Escrevemos, num artigo de há duas semanas, que o Ajax ultrapassa a “melhor fase de um ciclo vicioso”. Mas a verdade é que, mesmo nas piores alturas do clube, o seu domínio doméstico raramente é questionado.

Foto de capa: AFC Ajax

Gonçalo Taborda
Gonçalo Tabordahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo vem de Sacavém e está a tirar o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Afirma que tem duas paixões na vida: futebol e escrita. Mas só conseguia fazer uma delas como deve ser, por isso decidiu juntar-se ao Bola na Rede.                                                                                                                                                 O O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

RD Congo, Senegal e Benim apuram-se para os oitavos de final da CAN

Durante a noite desta terça-feira, a RD Congo, o Senegal e o Benim conseguiram apurar-se para os oitavos de final da CAN.

Lusitânia Lourosa bate Torreense e regressa aos triunfos na Segunda Liga

O Lusitânia Lourosa venceu o Torreense por uma bola a zero, num encontro válido pela 16.ª jornada da Segunda Liga.

Premier League: Arsenal não facilita contra o Aston Villa e Manchester United de Ruben Amorim empata surpreendentemente frente ao Wolverhampton

O Arsenal bateu o Aston Villa por quatro bolas a uma. Já o Manchester United não foi além de um empate contra o Wolverhampton.

Ivo Pinto e a carreira de Alen Halilovic: «Era esquerdino, baixinho, tinha ginga, era muito parecida à do Messi. O que complicou foi mesmo...

Ivo Pinto representa atualmente o Fortuna Sittard. O lateral direito português é colega de Alen Halilovic, antiga promessa mundial.

PUB

Mais Artigos Populares

Chelsea tropeça contra o Bournemouth e Nuno Espírito Santo soma empate

O Chelsea e o Bournemouth empataram a duas bolas durante a noite desta terça-feira, em jogo da 19.ª jornada da Premier League.

Sporting: Cádiz interessado em jogador da equipa B

David Moreira é alvo do Cádiz para o próximo mercado de transferências. O jogador representa a equipa B do Sporting.

Ivo Pinto deixa elogio a reforço do FC Porto: «Abraçou muito bem o projeto»

Ivo Pinto deixou elogios a Alberto Costa, lateral direito que reforçou o FC Porto no começo da presente temporada.