Eredivise: Os números de uma época marcante

- Advertisement -

Mais uma época – a 63ª, já – de futebol holandês. Um campeonato que viu estrelas como Johan Cruyff, Robin Van Persie e Ronaldo “R9” nascer para o desporto rei na Europa termina assim mais uma campanha, esta marcada não só pelos talentos mas também pela quantidade de golos marcados.

Só entre o primeiro e o segundo classificado, Ajax e PSV, respetivamente, tivemos 217 golos, mais que os cinco últimos classificados (204) juntos. O troféu este ano ficou mesmo pela Johan Cruyff Arena e, com 119 golos no campeonato (um recorde), o homem que deu nome ao estádio dos campeões bem pode estar descansado, sabendo que o seu legado continuará.

O PSV Eindhoven sai desta época com um sentimento de frustração: fez exatamente o mesmo número de pontos que na época passada (83), marcou mais golos e sofreu menos, mas mesmo assim teve de ver  o grande rival a conquistar a sua 25ª Eredivise e a quinta nos últimos nove anos.

Dusan Tadic marcou 28 golos para conquistar o prémio de melhor marcador da Eredivise 2018/2019
Fonte: AFC Ajax

Já no fundo da tabela, apenas uma das três equipas recém promovidas acabou em zona de despromoção. Sittard, FC Emmen e De Graafschap subiram na época passada da Eerste Divise, com este último a terminar este ano no 17º lugar, pelo que terá de discutir o playoff  de despromoção, juntamente com o Excelsior (16º classificado) contra o segundo, terceiro, quarto e quinto classificado da segunda divisão. O NAC Breda, porém, acabou na última posição, com 23 pontos e menos 90 golos marcados que o campeão, e já está despromovido.

Outra característica interessante da Eredivise é a discussão do último lugar de acesso à Liga Europa: com o terceiro e quarto classificado (neste caso, Feyenoord e AZ Alkmaar) a conseguir acesso direto à competição, as equipas que ficam entre o quinto e o oitavo posto da tabela têm de disputar um playoff para decidir quem fica com a última vaga na competição. Vitesse, Utrech, Heracles e Groningen são os quatro clubes que vão participar naquele que será o grande ponto de interesse para o resto da época futebolística holandesa.

Dois anos depois do seu regresso ao principal escalão do futebol holandês, o NAC Breda desce
Fonte: NAC Breda

Para a história, pelos Países Baixos, fica o recorde de golos do AFC Ajax, apesar da mancha de um humilhante 6-2 sofrido em casa dos rivais Feyenoord e ainda o 3-0 no estádio do PSV. Uma mancha facilmente colmatada pela fantástica campanha não só dentro de portas mas também na Europa, com a chegada às meias finais da Liga dos Campeões. Escrevemos, num artigo de há duas semanas, que o Ajax ultrapassa a “melhor fase de um ciclo vicioso”. Mas a verdade é que, mesmo nas piores alturas do clube, o seu domínio doméstico raramente é questionado.

Foto de capa: AFC Ajax

Gonçalo Taborda
Gonçalo Tabordahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo vem de Sacavém e está a tirar o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Afirma que tem duas paixões na vida: futebol e escrita. Mas só conseguia fazer uma delas como deve ser, por isso decidiu juntar-se ao Bola na Rede.                                                                                                                                                 O O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Javi Guerra é alvo do FC Porto e Valência já definiu preço do médio

Javi Guerra volta a estar no radar do FC Porto. Valência quer receber, pelo menos, 20 milhões de euros pelo médio.

Pisa anuncia contratação de avançado que esteve na mira do Benfica

Rafiu Durosinmi deixou o Viktoria Plzen foi apresentado, esta quarta-feira, como reforço do Pisa, atual penúltimo classificado da Serie A.

Benfica tem Maher Carrizo como alternativa a André Luiz e já há preço para o negócio

Maher Carrizo está de volta à lista do Benfica. O extremo direito do Vélez Sarsfield é visto pela águias como alternativa a André Luiz.

Avançado do Leganés com formação do Real Madrid a caminho de Portugal

Andrés Campos pode deixar o Leganés já neste mercado. Imprensa espanhola garante que o avançado pode rumar a Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa nacional nega interesse do Al Ahli na contratação de Rafa Silva

Rafa Silva pode deixar o Besiktas, mas o Al Ahli não é uma opção para o português. Interesse dos sauditas foi negado.

Eis o valor que o Sporting pode receber com a venda de Rodrigo Ribeiro

Rodrigo Ribeiro está a caminho do Augsburgo. Empréstimo pode tornar-se obrigatório e render verba ao Sporting.

Lei do Mercado #86 – Maher Carrizo e Thiago Almada para o Benfica e Javi Guerra na mira do FC Porto

O menu desta podcast da Lei do Mercado de janeiro conta com os nomes de Maher Carrizo e de Thiago Almada para o Benfica, Javi Guerra para o FC Porto e um nome para Vitória SC e Braga