ÚLTIMA HORA:

FC Eindhoven jogadores

FC Eindhoven | Clube histórico perto da promoção 45 anos depois

O segundo clube de Eindhoven, o clube que se debatia frente ao PSV Eindhoven na longa história do futebol neerlandês, opera na Segunda Divisão (Eerste Divisie) desde 1977, ano em que foi despromovido da Eredivisie e nunca mais conseguiu obter a promoção.

Os Blaw-witten, ou azuis e brancos, foram fundados em 1909 com o nome EVV Eindhoven e tiveram sucesso durante as décadas de 1930 e 1950, vencendo a primeira taça (KNVB Beker) em 1937 e o campeonato em 1954.

A partir daí a história do clube amargura e conta com várias despromoções, ocorrendo a mais grave na época 1976-77 e desde então, nunca mais conseguiu regressar à Eredivisie.

A maior rivalidade do clube é frente ao PSV Eindhoven, o chamado Lichstad Derby, porém, ambos os clubes não se defrontam desde a despromoção de 1977.

Saltamos para 2022, mais precisamente para maio. A Eerste Divisie terminou e o FC Eindhoven concluiu a sua prestação em terceiro lugar, apenas a quatro pontos do segundo classificado (promoção direta), contudo, garantiu assim uma vaga nos Playoffs de promoção.

Durante a época apresentaram a quarta melhor forma em casa com 40 pontos em 19 jogos, o sétimo melhor ataque com 69 golos apontados e a quarta melhor defesa, permitindo 43 golos. O conjunto alinha num sistema táctico de 3-2-3-2, sendo que este sofre algumas adaptações, como 3-4-3 ou 3-4-2-1.

Respetivamente aos registos mais positivos da temporada, estão em foco a vitória por 6-0 (o melhor resultado fora da liga) e a sequência de 13 jogos consecutivos sem perder, de 10 de dezembro de 2021 a 25 de março de 2022.

No final da época, o FC Eindhoven contou com a conquista de um prémio individual, “Beste Keeper” (Melhor guarda-redes), atribuído ao guardião Nigel Bertrams que segurou 14 clean sheets, todavia, esse não é a única figura da temporada.

Um dos destaques claros é a exibição estelar do extremo Joey Sleegers (22 golos e 12 assistências) que continua a brilhar na frente da equipa, as contribuições do ponta de lança Jort van Der Sande (13 golos e 6 assistências), do médio Jasper Dahlhaus (8 golos e 5 assistências), do médio-ala Valentino Vermeulen (4 golos e 8 assistências) e da aquisição mais sonante da temporada, o jovem belga Brian De Keersmaecker a custo zero, cujo fez parte do plantel do Beerschot VA (campeão da Proximus League 2019/20).

Aqui segue o esquema dos Playoffs atuais:

No segundo escalão dos Países Baixos, apenas garantem a promoção o primeiro e o segundo classificados, enquanto os restantes seis competem nos Playoffs à procura da última vaga.

Estes conseguem uma vaga nos Playoffs tendo em conta a classificação da liga, porém, durante a temporada ocorrem quatro períodos, onde os pontos se reiniciam e o vencedor no final de cada assegura um lugar nos Playoffs.

Neste momento, o FC Eindhoven disputou a primeira-mão em casa do Graafschap na segunda-feira passada, tendo conseguido um empate 1-1 e agora decide a segunda-mão em casa na sexta-feira. Se avançarem, os Blau-witten defrontam na próxima fase o vencedor da eliminatória entre o ADO Ten Haag e NAC Breda.

Enquanto o PSV vence mais uma KNVB Beker em 2022 e conta com o seu treinador ligado a uma mudança para o SL Benfica, os antigos rivais também procuram dar que falar com um muito aguardado regresso, que apesar de próximo ainda conta com duros obstáculos.

 

Artigo da opinião de Marcos Brea.

Componente 5 – 1 (1)

O Bola na Rede é um site de opinião desportiva, cuja plataforma de distribuição de conteúdo é o online. Foi fundado a 28 de outubro de 2010.

O Bola na Rede é um site de opinião desportiva, cuja plataforma de distribuição de conteúdo é o online. Foi fundado a 28 de outubro de 2010.

FC PORTO vs CD TONDELA

  • 00DIAS
  • 00HORAS
  • 00MINUTOS
  • 00SEGUNDOS
FC PORTO x ESTORIL PRAIA
SPORTING CP x SANTA CLARA
PAÇOS FERREIRA x SL BENFICA