Mundial de Clubes | O melhor 11 de jogadores que já venceram a competição

MÉDIO CENTRO

- Advertisement -

Xavi Hernandez (FC Barcelona – 2009): A falta de uma Bola de Ouro no palmarés individual de Xavi é uma das grandes injustiças do futebol. Felizmente, o que é um Bola de Ouro quando comparada com a memória coletiva de todos os que tiveram o prazer de o ver jogar?

Em dezembro de 2009 vivíamos na era do tiki-taka, no período em que Espanha, o FC Barcelona e Pep Guardiola dominaram o futebol mundial, com muito pouca contestação pelo meio (parabéns, José Mourinho).

No Mundial de Clubes desse ano, o “Barça” até precisou de prolongamento para bater o Club Estudiantes de La Plata e coroar uma época perfeita com o título de campeão mundial de clubes.

Messi foi a estrela, e vencedor do prémio de melhor jogador do torneio e até foi mm dos finalistas derrotados – um tal de Juan Sebastian Verón – a ficar com a “prata” individual.

Xavi ficou em terceiro, o que de certa forma lhe concede a distinção de melhor “blaugrana” depois do astro argentino. Mas, mais uma vez, de que vale esse prémio, quando nos problemas lembrar da forma como o maestro Xavi comandou, com vezes em conta fez, a orquestra do Barcelona?

Vasco Borges
Vasco Borgeshttp://www.bolanarede.pt
Frequentador de estádios e consumidor de bifanas desde os 5, aprendeu cedo que é melhor a ver do que a jogar futebol. Aos 22, estuda Jornalismo e vai escrevendo sobre os jogos que valem o preço do bilhete e as estórias que só se ouvem no bar, ao intervalo.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Brasileirão: Cuiabano é o mais recente reforço do Vasco da Gama

O Vasco da Gama garantiu o seu quinto reforço para a temporada 2026. O lateral-esquerdo cuiabano, chega por empréstimo do Nottingham Forest até ao final da época, com opção de compra.

Swansea de Vítor Matos goleia no Champioship e há golo português

O Swansea de Vítor Matos goleou em casa o Sheffield Wednesday por 4-0 na jornada 31 da Championship. Gonçalo Franco marcou um dos golos.

Jérémy Jacquet sofre lesão no Rennes antes de reforçar o Liverpool

Jérémy Jacquet, defesa-central francês que o Liverpool contratou para a temporada 2026/27 por mais de 60 milhões de euros, sofreu uma grave lesão no ombro durante o duelo do Rennes com o Lens.

Capitão do Chelsea perto do regresso após período afastado por lesão

Reece James está próximo do regresso ao Chelsea depois de ter falhado os últimos jogos devido a lesão. O capitão dos Blues deverá estar disponível para o encontro com o Leeds, marcado para terça-feira em Stamford Bridge.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges procura os três pontos no Clássico: «Vamos defrontar outra grande equipa, mas aqui só se pensa em ganhar»

Rui Borges falou com a imprensa na antevisão ao Clássico diante do FC Porto. O técnico mostrou-se motivado a alcançar a vitória no Estádio do Dragão.

Mariana Cabral ruma aos Chicago Stars 

Mariana Cabral assina pelos Chicago Stars até dezembro de 2027. Ex-treinadora do Sporting regressa ao futebol norte-americano.

Rui Borges e o desgaste do jogo da Taça de Portugal: «Não pode servir de desculpa»

Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao Clássico diante do FC Porto, que será disputado no próximo domingo.