Racing Club de Avellaneda | O trabalho de Fernando Gago e a ressurgência argentina

- Advertisement -

A entrada de Fernando Gago como treinador não foi a melhor por La Academia. Contratado a 20 de outubro de 2021, o antigo jogador do Racing Club de Avellaneda apresentou um registo de três vitórias e cinco derrotas para terminar a temporada.

O início foi bastante turbulento, contudo, o clube de Avellaneda depositou a confiança no jovem treinador e eis que se deu a reviravolta.

No dia 13 de fevereiro, começou a primeira competição oficial de 2022 na Argentina, a Copa da Liga Argentina 2022. O clube defrontou o Gimnasia e conseguiu um empate, todavia, esse foi o primeiro jogo do que se iria transformar numa série de imbatibilidade de 15 jogos em todas as competições.

Nesse período, que durou entre 13 de fevereiro e 27 de abril, o Racing conquistou 11 vitórias (10 delas consecutivas) e quatro empates. É relevante acrescentar que o clube conta com um empate (2-2) fora de portas frente ao CA River Plate e uma vitória (2-1) frente ao eterno rival CA Independiente, também fora de portas.

Após a derrota (única da temporada), La Academia continuou a conquistar pontos, seja na Copa da Liga (terminou no primeiro lugar do Grupo B), na Copa Sudamericana (encontra-se na segunda posição do grupo B)  ou até na Copa Argentina (avançou para a terceira eliminatória).

Registo do Racing Club de Avellaneda na Copa da Liga Argentina:

O sistema tático utilizado é o 4-3-3, sendo que a equipa, por vezes, ao atacar muda a estrutura para um 3-2-5. Para além disso, gostam de utilizar as alas para atacar, como por exemplo, os médios podem abrir o jogo ao fugir para as linhas e criam vantagens numéricas.

Quanto às figuras da equipa, é fulcral começar pela jovem promessa Carlos Alcaraz (não, não é o tenista), um médio de 19 anos com enorme potencial, conquistou a titularidade, conta cinco golos e duas assistências.

Outra figura da equipa é Tomás Chancalay que conta com um golo e quatro assistências, Enzo Copetti com 10 golos e duas assistências, Javier Correa com oito golos, Leonel Miranda com três golos e duas assistências; e ainda vários jogadores que lideram a equipa em minutos jogados como Facundo Mura, Gastón Gomez (10 clean sheets em 19 jogos), Leonardo Sigali, Emiliano Insúa e Gonzalo Piovi.

Neste momento, a equipa está na meia-final da Copa da Liga, após um triunfo pesado de 5-0 ao CA Aldosivi, que contou com dois golos de Alcaraz, dois de Copetti e um Javier Correa.

O próximo obstáculo do Racing passa pelo CA Boca Juniors no próximo sábado, onde Fernando Gago pode assegurar a primeira final como treinador e muito possivelmente o primeiro título.

O futuro de Fernando Gago promete, especialmente se continuar em Avellaneda, onde começa a registar feitos impressionantes no Futebol argentino.

 

 

Artigo de opinião da autoria de Marcos Brea, redator da secção de Futebol

Artigo revisto por Joana Mendes

Marcos Brea
Marcos Breahttp://www.bolanarede.pt
O Marcos é licenciado em Comunicação e Jornalismo. O objetivo de carreira é tornar-se num jornalista desportivo, mas no fundo é um amante de desporto e acima de tudo alguém que procura partilhar a verdade desportiva, a sua opinião e criar interesse nas pessoas para verem modalidades novas.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o 1º adversário do FC Porto na pré-época: Já se sabe também onde e quando é o jogo-treino

O FC Porto vai ter um jogo-treino contra o Hibernian (Escócia) neste sábado, no Olival, à porta fechada. Antecede estágio em Inglaterra.

Néstor Lorenzo comenta Suíça x Colômbia: «Merecíamos um pouco mais nos 90′ pelas nossas intenções e remates que fizemos»

Néstor Lorenzo analisa desfecho do Suíça x Colômbia, jogo do Mundial 2026 que terminou 0-0 e decidido nas grandes penalidades.

Luis Suárez após eliminação da Colômbia: «É realmente um dia triste»

Luis Suárez reagiu à eliminação da Colômbia no Mundial 2026. Suíça avançou para os quartos de final após vencer nos penáltis.

Fechado: Vasco Matos vai ser o novo treinador do Estoril Praia

Vasco Matos vai ser o novo treinador do Estoril Praia. Técnico de 45 anos deverá ser anunciado esta quarta-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi e o Argentina x Egito: «Foi mais uma demonstração de caráter»

A Argentina venceu o Egito com reviravolta (0-2 para 3-2) e apurou-se para os quartos de final do Mundial 2026. Lionel Messi já reagiu.

Lionel Scaloni e a reviravolta da Argentina: «A frase que diz que esta equipa nunca vai abandonar o seu povo é literal»

A Argentina venceu o Egito com reviravolta (0-2 para 3-2) e apurou-se para os quartos de final do Mundial 2026. Lionel Scaloni já reagiu.

Seleção Nacional: Eis quanto dinheiro receberá Jorge Jesus e fica a saber parte da equipa técnica

Jorge Jesus vai ser o próximo selecionador de Portugal. Há novidades sobre o seu salário e a equipa técnica que o acompanhará.