Edin Džeko: A breve história de um bom gigante

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Em Agosto de 2015, o poderoso avançado bósnio Edin Džeko mudou-se de malas e bagagens para a capital italiana para representar o AS Roma num empréstimo avaliado em cerca de 4 milhões de euros e uma cláusula de opção de compra a rondar os 11 milhões euros. O emblema romano estava decidido em contar com Džeko a título definitivo e, sem surpresas, acionou a cláusula de compra apenas dois meses após a sua chegada.

Poderá ser legítimo dizer-se que o famoso artilheiro bósnio não teve uma época de sonho ao serviço dos Lupi, mas para quem conhece a história estatística de Džeko, os parcos oito golos que apontou na Serie A na temporada passada não devem constituir motivo para preocupação. O próprio Džeko reconhece e brinca com os dados estatísticos que mostram a sua propensão para marcar mais golos na segunda época que faz ao serviço do clube, superando quase sempre por números largos a quantidade de golos obtidos na sua temporada de estreia. Em 2005, quando se mudou da sua cidade natal Sarajevo para o FK Teplice marcou apenas 3 golos em 13 jogos, mas na época seguinte melhorou significativamente o seu registo, apontando 13 tentos em 30 partidas.

Edin Džeko ao serviço da AS Roma na temporada passada Fonte: Gazzetta/ Alfredo Falcone
Edin Džeko ao serviço da AS Roma na temporada passada
Fonte: Gazzetta/ Alfredo Falcone

Essa dicotomia foi ainda mais notória quando Džeko se mudou para a Alemanha para representar o VfL Wolfsburg e passou de 8 golos na sua época de estreia na Bundesliga para uns estrondosos 26 golos em 32 jogos na temporada seguinte, tornando-o logo de imediato num dos avançados mais desejados no velho continente. Numa entrevista recente ao website do AS Roma, Edin Džeko abordou este paradigma com alguns sorrisos à mistura afirmando que a segunda temporada “…é sempre melhor…”, não esquecendo porém o facto de o futebol praticado na “Liga Italiana ser mais defensivo do que todas as outras ligas”, algo que, segundo o avançado bósnio, prejudica os avançados com as suas características.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona x Mallorca: antigas promessas catalãs procuram impressionar frente aos blaugrana

Barcelona e Mallorca enfrentam-se durante este sábado, num encontro a contar para a 23.ª jornada da La Liga.

Jhon Arias regressa ao Brasileirão para representar o Palmeiras de Abel Ferreira

O Palmeiras anunciou a contratação de Jhon Arias, que regressa ao Brasileirão após um período infeliz na Premier League com o Wolverhampton.

Cristiano Ronaldo pode ser substituído na Liga Saudita por outro craque português

Cristiano Ronaldo poderá deixar o Al Nassr no final da época. Bruno Fernandes é visto como um possível sucessor do astro português.

Carlos Vicens deixa rasgados elogios a jogador do Braga: «Tenho a sorte de treiná-lo, colocá-lo a jogar e privar com ele todos os dias»

Carlos Vicens teceu elogios a João Moutinho na antevisão ao Braga x Rio Ave, destacando a sorte de poder treinar o internacional português.

PUB

Mais Artigos Populares

Custódio Castro projeta Benfica x Alverca: «Já deixei o alerta para não se espantarem com o estádio e com o adversário»

Custódio Castro realizou a conferência de antevisão ao jogo entre Benfica e Alverca, relativo à 21.ª jornada da Primeira Liga.

Álvaro Arbeloa relembra ‘Caso Negreira’ em ataque ao Barcelona: «O maior escândalo do futebol espanhol continua por resolver»

Na antevisão ao encontro com o Valencia, Álvaro Arbeloa respondeu aos comentários de Joan Gaspart, relembrando o 'Caso Negreira'.

Falta um jogo para o Manchester United ganhar 5 jogos consecutivos: qual é o próximo encontro dos red devils?

O Manchester United está perto de alcançar a quinta vitória consecutiva na Premier League, tendo pela frente o West Ham de Nuno Espírito Santo.