Eredivise: Os números de uma época marcante

- Advertisement -

Mais uma época – a 63ª, já – de futebol holandês. Um campeonato que viu estrelas como Johan Cruyff, Robin Van Persie e Ronaldo “R9” nascer para o desporto rei na Europa termina assim mais uma campanha, esta marcada não só pelos talentos mas também pela quantidade de golos marcados.

Só entre o primeiro e o segundo classificado, Ajax e PSV, respetivamente, tivemos 217 golos, mais que os cinco últimos classificados (204) juntos. O troféu este ano ficou mesmo pela Johan Cruyff Arena e, com 119 golos no campeonato (um recorde), o homem que deu nome ao estádio dos campeões bem pode estar descansado, sabendo que o seu legado continuará.

O PSV Eindhoven sai desta época com um sentimento de frustração: fez exatamente o mesmo número de pontos que na época passada (83), marcou mais golos e sofreu menos, mas mesmo assim teve de ver  o grande rival a conquistar a sua 25ª Eredivise e a quinta nos últimos nove anos.

Dusan Tadic marcou 28 golos para conquistar o prémio de melhor marcador da Eredivise 2018/2019
Fonte: AFC Ajax

Já no fundo da tabela, apenas uma das três equipas recém promovidas acabou em zona de despromoção. Sittard, FC Emmen e De Graafschap subiram na época passada da Eerste Divise, com este último a terminar este ano no 17º lugar, pelo que terá de discutir o playoff  de despromoção, juntamente com o Excelsior (16º classificado) contra o segundo, terceiro, quarto e quinto classificado da segunda divisão. O NAC Breda, porém, acabou na última posição, com 23 pontos e menos 90 golos marcados que o campeão, e já está despromovido.

Outra característica interessante da Eredivise é a discussão do último lugar de acesso à Liga Europa: com o terceiro e quarto classificado (neste caso, Feyenoord e AZ Alkmaar) a conseguir acesso direto à competição, as equipas que ficam entre o quinto e o oitavo posto da tabela têm de disputar um playoff para decidir quem fica com a última vaga na competição. Vitesse, Utrech, Heracles e Groningen são os quatro clubes que vão participar naquele que será o grande ponto de interesse para o resto da época futebolística holandesa.

Dois anos depois do seu regresso ao principal escalão do futebol holandês, o NAC Breda desce
Fonte: NAC Breda

Para a história, pelos Países Baixos, fica o recorde de golos do AFC Ajax, apesar da mancha de um humilhante 6-2 sofrido em casa dos rivais Feyenoord e ainda o 3-0 no estádio do PSV. Uma mancha facilmente colmatada pela fantástica campanha não só dentro de portas mas também na Europa, com a chegada às meias finais da Liga dos Campeões. Escrevemos, num artigo de há duas semanas, que o Ajax ultrapassa a “melhor fase de um ciclo vicioso”. Mas a verdade é que, mesmo nas piores alturas do clube, o seu domínio doméstico raramente é questionado.

Foto de capa: AFC Ajax

Gonçalo Taborda
Gonçalo Tabordahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo vem de Sacavém e está a tirar o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Afirma que tem duas paixões na vida: futebol e escrita. Mas só conseguia fazer uma delas como deve ser, por isso decidiu juntar-se ao Bola na Rede.                                                                                                                                                 O O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto perto de fechar antigo alvo do Sporting para a baliza por um valor entre os 2 e os 4 milhões de euros

O FC Porto está em vias de fechar a contratação de João Afonso. O guarda-redes do Santa Clara, que já esteve na mira do Sporting, deve ser reforço para a nova época.

Ian Cathro na mira do Brondby da Dinamarca

O Brondby está interessado em Ian Cathro para assumir o comando técnico do clube. O treinador escocês tem contrato com o Estoril Praia até 2028.

Jakub Kiwior junta-se a Diogo Costa e a Maxi Araújo no onze do ano da Primeira Liga

Jakub Kiwior é o terceiro jogador a entrar no onze do ano da Primeira Liga. Defesa do FC Porto surge como o primeiro central na equipa.

João Gião próximo de deixar Sporting B e de assumir clube da Primeira Liga

João Gião está próximo de rumar ao Alverca. Atual treinador do Sporting B pode dar o salto e assumir a primeira equipa principal da carreira.

PUB

Mais Artigos Populares

Exclusivo: antigo scout de Sporting e Manchester City vai assumir coordenação da formação do Sacavenense

Bento Valente vai ser o novo coordenador da formação do Sacavenense. Antigo scout tem passagens por Sporting e Manchester City.

Trabzonspor conquista Taça da Turquia após vitória sobre o Konyaspor

O Trabzonspor conquistou a Taça da Turquia ao derrotar o Konyaspor por 2-1, na final da competição.

Lens derrota Nice e conquista Taça de França pela primeira vez na história

O Lens venceu o Nice por 3-1, no Stade de France, e conquistou a Taça de França pela primeira vez na sua história.