Eredivise: Os números de uma época marcante

- Advertisement -

Mais uma época – a 63ª, já – de futebol holandês. Um campeonato que viu estrelas como Johan Cruyff, Robin Van Persie e Ronaldo “R9” nascer para o desporto rei na Europa termina assim mais uma campanha, esta marcada não só pelos talentos mas também pela quantidade de golos marcados.

Só entre o primeiro e o segundo classificado, Ajax e PSV, respetivamente, tivemos 217 golos, mais que os cinco últimos classificados (204) juntos. O troféu este ano ficou mesmo pela Johan Cruyff Arena e, com 119 golos no campeonato (um recorde), o homem que deu nome ao estádio dos campeões bem pode estar descansado, sabendo que o seu legado continuará.

O PSV Eindhoven sai desta época com um sentimento de frustração: fez exatamente o mesmo número de pontos que na época passada (83), marcou mais golos e sofreu menos, mas mesmo assim teve de ver  o grande rival a conquistar a sua 25ª Eredivise e a quinta nos últimos nove anos.

Dusan Tadic marcou 28 golos para conquistar o prémio de melhor marcador da Eredivise 2018/2019
Fonte: AFC Ajax

Já no fundo da tabela, apenas uma das três equipas recém promovidas acabou em zona de despromoção. Sittard, FC Emmen e De Graafschap subiram na época passada da Eerste Divise, com este último a terminar este ano no 17º lugar, pelo que terá de discutir o playoff  de despromoção, juntamente com o Excelsior (16º classificado) contra o segundo, terceiro, quarto e quinto classificado da segunda divisão. O NAC Breda, porém, acabou na última posição, com 23 pontos e menos 90 golos marcados que o campeão, e já está despromovido.

Outra característica interessante da Eredivise é a discussão do último lugar de acesso à Liga Europa: com o terceiro e quarto classificado (neste caso, Feyenoord e AZ Alkmaar) a conseguir acesso direto à competição, as equipas que ficam entre o quinto e o oitavo posto da tabela têm de disputar um playoff para decidir quem fica com a última vaga na competição. Vitesse, Utrech, Heracles e Groningen são os quatro clubes que vão participar naquele que será o grande ponto de interesse para o resto da época futebolística holandesa.

Dois anos depois do seu regresso ao principal escalão do futebol holandês, o NAC Breda desce
Fonte: NAC Breda

Para a história, pelos Países Baixos, fica o recorde de golos do AFC Ajax, apesar da mancha de um humilhante 6-2 sofrido em casa dos rivais Feyenoord e ainda o 3-0 no estádio do PSV. Uma mancha facilmente colmatada pela fantástica campanha não só dentro de portas mas também na Europa, com a chegada às meias finais da Liga dos Campeões. Escrevemos, num artigo de há duas semanas, que o Ajax ultrapassa a “melhor fase de um ciclo vicioso”. Mas a verdade é que, mesmo nas piores alturas do clube, o seu domínio doméstico raramente é questionado.

Foto de capa: AFC Ajax

Gonçalo Taborda
Gonçalo Tabordahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo vem de Sacavém e está a tirar o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Afirma que tem duas paixões na vida: futebol e escrita. Mas só conseguia fazer uma delas como deve ser, por isso decidiu juntar-se ao Bola na Rede.                                                                                                                                                 O O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting x FC Porto: os onzes iniciais para a partida da Taça de Portugal

Sporting e FC Porto entram em campo a partir das 20h45, num encontro da primeira-mão das meias-finais da Taça de Portugal.

Antigo jogador do Manchester United elogia Michael Carrick por terminar com regra de Ruben Amorim: «É como um pequeno bónus extra»

Wes Brown, antigo defesa do Manchester United, está feliz com trabalho de Michael Carrick. Medida do treinador do clube muito elogiada.

Presidente do Flamengo assume intervenção na demissão de Filipe Luís: «Quando apanhas um comboio errado na vida, sabes o que tens de fazer? Descer...

Circulam áudios onde Bap, presidente do Flamengo, explica a demissão de Filipe Luís. Dirigente assumiu responsabilidade na decisão.

Gianluca Prestianni assinala regresso aos relvados e agradece aos adeptos do Benfica: «Obrigado pelo apoio de sempre»

Gianluca Prestianni deixou uma curta mensagem nas redes sociais. Extremo do Benfica voltou aos relvados depois de dois jogos fora.

PUB

Mais Artigos Populares

Olhar tático ao Gil Vicente x Benfica: Bloco médio, corredores laterais como espaço-chave e a importância das variações de flanco

Análise tática ao Gil Vicente x Benfica, com destaque para o bloco médio, corredores laterais e variações de flanco.

Eis os onzes oficiais do Portugal x Finlândia de apuramento para o Mundial Feminino 2027

Portugal recebe a Finlândia esta tarde na primeira jornada do apuramento para o Mundial Feminino 2027. Já há onzes oficiais das duas seleções.

Vítor Pereira faz apelo aos adeptos do Nottingham Forest: «Podemos alcançar qualquer coisa quando temos as pessoas certas à nossa volta»

Vítor Pereira realizou a antevisão do Manchester City x Nottingham Forest. O treinador ainda procura a primeira vitória na Premier League.