Os clubes mais ricos do mundo

Cabeçalho Futebol Internacional

Historicamente, e a avaliar pelo número de títulos averbados, os maiores clubes do mundo são por todos conhecidos. Os chamados “Grandes”, pese embora um ou outro ciclo de menor fulgor, continuam a ser os principais emblemas da sua liga, e do seu país.

No passado recente, especialmente em terras de Sua Majestade, temos assistido a uma nova ordem económica que tem dominado e gerido vários clubes de futebol.

Com receitas anuais que ascendem aos 600 milhões de euros, facilmente se compreende para onde são canalizados os altos investimentos que estão a ser realizados, designadamente por empresas, sociedades, e investidores árabes, turcos, russos asiáticos, entre outros.

Neste sentido, importa salientar que o clube de futebol que mais rendimento gere é o Manchester United.

A título de exemplo, em 2014, o Manchester United assinou um contrato de patrocínio de 10 anos com a Adidas, no valor de 750 milhões de libras esterlinas.

Em segundo lugar surge o todo-poderoso Real Madrid, que facturou apenas com a conquista da Liga dos Campeões 2016/2017 cerca de € 53,5 milhões de euros.

Imediatamente depois segue o outro gigante espanhol, o Barcelona, que é assinou um contrato de televisão com algumas cadeias espanholas, e um patrocínio com a “Rakuten” no valor de € 55 milhões de euros, por ano.

Em quarto lugar nesta curta lista aparece destacado o Paris Saint-Germain, que ficará na história como o clube que arquitectou e concretizou a maior transferência da história do futebol, naquele que é, pelo valor dos números apresentados, o maior negócio da história do futebol.

Esta ascensão do clube deveu-se à entrada de capital oriundo do Qatar, por via do presidente Nasser Al-Khelaifi, membro da família real do país árabe. Por forma a adquirir o clube, adquiriu 70% do clube – tornando-se accionista maioritário – por intermédio da sua empresa, a “Oryx Qatar Sports Investments”.

Foto de capa: PSG

Nuno Pássaro
Nuno Pássarohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Direito, faz da advocacia a sua profissão, sem nunca descurar o maior vício de todos: o futebol! Seja a competir, a escrever ou simplesmente a contemplar, azul e branco é o coração.                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

De setembro de 2000 a setembro de 2025: José Mourinho vai assumir o Benfica após 25 anos da sua experiência no clube encarnado

José Mourinho vai voltar a ser treinador do Benfica. O técnico de 62 anos regressa ao clube encarnado após 25 anos.

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage assume: «O momento fora de campo não ajudou nem pôs a equipa tranquila para jogar»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.