Publicidade

Os clubes mais ricos do mundo

Nuno Pássaro · 1 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Cabeçalho Futebol Internacional

Historicamente, e a avaliar pelo número de títulos averbados, os maiores clubes do mundo são por todos conhecidos. Os chamados “Grandes”, pese embora um ou outro ciclo de menor fulgor, continuam a ser os principais emblemas da sua liga, e do seu país.

No passado recente, especialmente em terras de Sua Majestade, temos assistido a uma nova ordem económica que tem dominado e gerido vários clubes de futebol.

Com receitas anuais que ascendem aos 600 milhões de euros, facilmente se compreende para onde são canalizados os altos investimentos que estão a ser realizados, designadamente por empresas, sociedades, e investidores árabes, turcos, russos asiáticos, entre outros.

Neste sentido, importa salientar que o clube de futebol que mais rendimento gere é o Manchester United.

A título de exemplo, em 2014, o Manchester United assinou um contrato de patrocínio de 10 anos com a Adidas, no valor de 750 milhões de libras esterlinas.

Em segundo lugar surge o todo-poderoso Real Madrid, que facturou apenas com a conquista da Liga dos Campeões 2016/2017 cerca de € 53,5 milhões de euros.

Imediatamente depois segue o outro gigante espanhol, o Barcelona, que é assinou um contrato de televisão com algumas cadeias espanholas, e um patrocínio com a “Rakuten” no valor de € 55 milhões de euros, por ano.

Em quarto lugar nesta curta lista aparece destacado o Paris Saint-Germain, que ficará na história como o clube que arquitectou e concretizou a maior transferência da história do futebol, naquele que é, pelo valor dos números apresentados, o maior negócio da história do futebol.

Esta ascensão do clube deveu-se à entrada de capital oriundo do Qatar, por via do presidente Nasser Al-Khelaifi, membro da família real do país árabe. Por forma a adquirir o clube, adquiriu 70% do clube – tornando-se accionista maioritário – por intermédio da sua empresa, a “Oryx Qatar Sports Investments”.

Foto de capa: PSG

Nuno Pássaro

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.