📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Uma dupla em ponto de rebuçado

- Advertisement -

internacional cabeçalho

Para quem está atento ao futebol internacional, os nomes de Andriy Yarmolenko e Yevhen Konoplyanka certamente não serão estranhos. Os dois jogadores, ambos de 24 anos, são as principais figuras da nova geração ucraniana e estão numa fase da carreira em que a liga interna já começa a ser pouco competitiva para tanto talento. E há tantas equipas dos principais campeonatos europeus a precisar de alas desequilibradores…

Para tentar contrariar a hegemonia do Shakhtar Donetsk, o Dínamo de Kiev investiu bastante no último defeso. Chegaram à capital ucraniana nomes como Mbokani, Belhanda ou Dragovic, mas a principal referência da equipa continua a ser um jogador da casa: Andriy Yarmolenko, que tem demonstrado uma eficácia tremenda na finalização e já leva 11 golos marcados nesta temporada. Está a justificar uma mudança para uma liga como a inglesa, por exemplo, onde as suas características encaixariam na perfeição. O esquerdino impressiona pela forma como conjuga capacidade física com qualidade técnica. É fortíssimo no 1×1 e protege a bola como poucos. Pode actuar em qualquer um dos flancos, embora, a meu ver, renda mais do lado direito – um dos seus pontos fortes são as diagonais para o corredor central.

Yarmolenko tem sido o melhor jogador do D.Kiev / Fonte: www.soccertransfers.net
Yarmolenko tem sido o melhor jogador do D.Kiev / Fonte: www.soccertransfers.net

O Dnipro é um emblema que, nos últimos anos, tem evoluído imenso no panorama ucraniano. A equipa orientada por Juande Ramos tem vários jogadores de qualidade, mas a grande estrela é, indiscutivelmente, Yevhen Konoplyanka. Tal como Yarmolenko, o extremo actua no flanco oposto ao seu pé preferencial – o direito -, o que permite potenciar as suas principais qualidades: a velocidade na condução de bola e a facilidade de remate. O Paços de Ferreira é uma das vítimas do craque, que tem, até ao momento, 7 golos marcados (2 deles à equipa portuguesa). Percebe-se, portanto, que está a ser uma época em que Konoplyanka está a mostrar, mais uma vez, que tem um talento muito acima da média.

Konoplyanka marcou 2 grandes golos ao Paços / Fonte: uk.eurosport.yahoo
Konoplyanka marcou 2 grandes golos ao Paços / Fonte: uk.eurosport.yahoo

Rivais no campeonato ucraniano, colegas na selecção nacional. Apesar de serem ainda bastante jovens, Yarmolenko e Konoplyanka são internacionais AA há vários anos. A dupla era a grande esperança da Ucrânia em apurar-se para o Mundial 2014, no entanto, a vitória por 2-0 na primeira mão não chegou para ultrapassar a congénere francesa. É verdade que seria uma pena não ter Ribéry, Nasri, Pogba ou Benzema no Mundial do Brasil, mas não tenham dúvidas de que Yarmolenko e Konoplyanka também deixam a competição mais pobre. Já para não falar de que seria uma oportunidade excelente para, de uma vez por todas, convencerem um clube que dispute regularmente a Champions League a contratá-los. Estou em crer que está para breve. Poderá obrigar a um investimento considerável, mas são apostas seguras. Na verdade, até há um emblema português (lá mais para o Norte) que necessita urgentemente de um extremo de topo…

Subscreve!

Artigos Populares

Jan Vertonghen recorda passagem pelo Benfica e antevê duelo decisivo com o Ajax: «Quem perder está fora»

Jan Vertonghen, que representou Ajax e Benfica, falou sobre o momento complicado dos neerlandeses e recordou os dois anos que passou na Luz, numa fase marcada pela pandemia e por instabilidade desportiva.

Cristiano Ronaldo reage ao apuramento de Portugal para a final do Mundial Sub-17

Cristiano Ronaldo reagiu ao apuramento de Portugal para a final do Mundial Sub-17, depois da vitória contra o Brasil.

Ruben Amorim: «Não estamos lá, nem perto de onde precisamos de estar para lutar pelas primeiras posições nesta liga»

Ruben Amorim falou com os jornalistas depois do encontro entre o Manchester United e o Everton, para a Premier League.

Pisa falha vitória histórica aos 90+5 e Como 1907 arrasa o Torino e sobe ao sexto lugar

A 13.ª jornada da Serie A trouxe golos e um resultado inesperado em Turim. O Pisa ficou a segundos de uma vitória histórica fora de casa, enquanto o Como 1907 aplicou uma goleada ao Torino, saltando para os lugares europeus.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Varela recorda passagem pelo Benfica: «Senti-me desmoralizado»

Bruno Varela aproveitou a deslocação do Benfica a Amesterdão para recordar os tempos em Lisboa e no Ajax, numa conversa onde falou com nostalgia.

Espanyol vence o Sevilha por 2-1 e sobe ao sexto lugar da La Liga

O Espanyol recebeu e venceu o Sevilha por 2-1, em jogo da 13.ª jornada da La Liga. A equipa catalã continua a surpreender e salta para os lugares europeus.

Derrota do Manchester United provoca fim de marca estabelecida por Roberto Martínez

O Manchester United perdeu frente ao Everton na noite desta segunda-feira por uma bola a zero, para a Premier League.