Manter o foco frente aos bravehearts | Portugal x Escócia

Liga das Nações, fase de grupos: domingo, 08 de setembro de 2024, 19h45.

A ANTEVISÃO: NOVO TESTE, APÓS ENTRADA COM O PÉ DIREITO

A seleção nacional vai regressar ao Estádio da Luz, 72 horas depois da vitória contra a Croácia, para defrontar a Escócia, uma das nações recém-promovidas à Liga A. O encontro é teoricamente o mais fácil desta primeira fase, mas Portugal defrontará um adversário certamente motivado por estar entre os melhores da Europa.

Portugal entrou bem na partida frente aos balcânicos, com o primeiro golo a surgir cedo e a conferir alguma tranquilidade aos jogadores e adeptos. Frente a uma equipa com menos qualidade individual, é provável que o jogo de domingo seja bastante diferente, sendo de prever uma Escócia bastante fechada e a tentar jogar no erro dos portugueses. Tal como nos quatro primeiros jogos do Europeu, será posta à prova a capacidade dos comandados de Roberto Martinez para encontrar espaços e quebrar um bloco defensivo baixo.

Depois de se ver a perder por 2-0 ao intervalo frente à Polónia, os escoceses mostraram-se combativos e voltaram a nivelar o jogo, com golos de Billy Gilmour e Scott McTominay. Um penalti para os polacos, já nos descontos, roubou um ponto que parecia assegurado e deixou o tartan army no último lugar do grupo 1.

John McGinn, Scott McTominay e Andrew Robertson, o capitão de equipa, são alguns dos nomes que fornecem qualidade e experiência ao plantel escocês. A equipa de Steve Clarke tem como próximos objetivos a manutenção na liga A e a qualificação para o Mundial 2026, competição da qual estão ausentes desde 1998.

A equipa de arbitragem vai ser liderada pelo italiano Maurizio Mariani.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O histórico de confrontos regista uma vantagem para a seleção das quinas, com oito vitórias, três derrotas e quatro empates.
  2. Nesses 15 encontros, Portugal apontou 21 golos e sofreu 14.
  3. A última vitória da Escócia frente a Portugal foi por 4-1 e data de 26 de março de 1980.
  4. Nenhum dos jogadores portugueses convocados marcou à Escócia.
  5. Se Ronaldo fizer o gosto ao pé este domingo, a Escócia será a sua 48ª vítima (em termos de seleções).
  6. Portugal foi a primeira equipa a vencer a Liga das Nações, em 2019, e pode tornar-se a primeira a vencer a competição por duas vezes.
  7. A última vitória da Escócia foi num jogo de preparação para o Euro 2024, frente a Gibraltar.
  8. Se jogar frente a Portugal, Andrew Robertson tornar-se á o quinto jogador com mais internacionalizações pela Escócia (76).
  9. John McGinn é o outro jogador da convocatória que consta no Top-10 de internacionalizações pelos escoceses e poderá chegar às 71.
  10. A Escócia encontra-se na 48ª posição do ranking da FIFA, 40 lugares abaixo de Portugal.

JOGADORES A TER EM CONTA

Francisco Trincão
Fonte: Pedro Figueira / Bola na Rede

Francisco TrincãoDepois de ter ficado de fora do Euro 2024, quando já justificava a chamada, o extremo natural de Viana do Castelo começou muito bem a época 2024/25 e convenceu Roberto Martinez.

Não é expectável que seja titular, mas a sua capacidade técnica pode causar desequilíbrios em pouco tempo e pode ser aposta para agitar o jogo, se este se afigurar difícil. Aos 24 anos, a capacidade de finalização é o que falta aprimorar para Trincão se tornar um avançado de classe mundial.

Ryan Gauld Vancouver Whitecaps
Fonte: MLS

Ryan Gauld – Não é, nem de perto nem de longe, a maior figura do futebol escocês atual. No entanto, é um jogador há muito conhecido pelo público português, com passagens pelo Sporting, Vitória FC, Aves e Farense.

A jogar na MLS, pelos Vancouver Whitecaps, o médio natural de Aberdeen foi chamado pela primeira vez à seleção principal escocesa, depois de ter sido internacional sub-19 e sub-21. Entrou aos 70 minutos no encontro frente à Polónia e poderá ser novamente utilizado no domingo, em terreno que lhe é bem familiar.

XI´s PROVÁVEIS

Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot, Rúben Dias, António Silva e Nuno Mendes; João Neves, Bernardo Silva e Bruno Fernandes; Rafael Leão, Pedro Neto e Ronaldo.

Treinador: Roberto Martinez

«Os nossos jogadores conhecem a intensidade do futebol britânico. A Escócia tem isso. Muita intensidade, ataques rápidos, experiência…».

Escócia: Gunn; Ralston, Hanley, McKenna e Robertson; McTominay, Gilmour, Christie, Doak e McGinn; Shankland.

Treinador: Steve Clarke

«[Atraso no voo?] Foi uma reviravolta rápida, mas temos um bom grupo de jogadores. Vão marcar presença amanhã, não se preocupem, e vão estar frescos e prontos para entrar em campo».

PREVISÃO DE RESULTADO: Portugal 2-0 Escócia

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi despede-se de Jordi Alba: «Quem me vai passar para trás agora?»

Lionel Messi reagiu ao anúncio de final de carreira de Jordi Alba, o argentino deixou uma mensagem de agradecimento e amizade ao atual companheiro.

Antigo dirigente da Juventus recorda Cristiano Ronaldo:«Até analisava garrafas de água»

Giuseppe Marotta, antigo dirigente da Juventus e atual CEO do Inter Milão, recordou a passagem de Cristiano Ronaldo por Itália, destacando o profissionalismo e o nível de detalhe do português nos treinos e nos cuidados pessoais.

Médio do Liverpool lesiona-se e falha compromissos com a sua seleção

Wataru Endo, médio do Liverpool, lesionou-se na derrota frente ao Chelsea e vai ficar de fora dos próximos compromissos da seleção japonesa.