Costa Rica Sub20 1-1 Portugal Sub20 : Empate comprometedor obriga ao uso de calculadora

- Advertisement -

Cabeçalho Seleção Nacional

Depois de uma derrota, não direi surpreendente porque são os campeões de África, com a Zâmbia por 2-1 e onde o desperdício português fez lembrar os velhos tempos das seleções nacionais onde reinava o jogar bem e falhar muito, era necessário vencer a Costa Rica para manter vivas as esperanças na qualificação para a próxima fase da prova a decorrer na Coreia do Sul.

O técnico português tinha alertado que avisou que “a Costa Rica é uma seleção fortíssima, com jogadores da nossa matriz sob o ponto de vista técnico”. O aviso e o repto estavam lançados para um jogo decisivo nas aspirações nacionais.

Com Emílio Peixe a fazer mexidas no XI titular, efetuando quatro alterações com as saídas de Gedson Fernandes, Florentino, André Ribeiro e José Gomes, e as entradas de Pedro Rodrigues, Miguel Luis, Xande Silva e Hélder Ferreira. Era a esta a equipa escalada para um jogo vital nas contas portuguesas.

Com ambas as equipas a querer e a precisarem de vencer, Portugal entrou mais pressionante, a querer mandar no jogo. Porém, o início foi morno e a primeira situação de perigo ocorreu ao minuto 19 com um remate de Xande Silva para uma excelente intervenção do guarda-redes da Costa Rica Pineda.

Portugal pressionava mais, tentava ser mais acutilante e, do outro lado, a Costa Rica estava mais na expectativa, à espera de uma transição rápida, de uma bola nas costas da defesa portuguesa, que jogava com o seu setor recuado mais subido devido ao recuo costa riquenho.

Os comandados de Emílio Peixe usavam e abusavam dos flancos para atacar, sobretudo o flanco esquerdo liderado por Diogo Gonçalves. Porém, este mesmo jogador numa diagonal da esquerda para o corredor central assiste, com um grande passe, Xande Silva ao minuto 27 mas o avançado do Vitória não conseguia transpor o guardião da seleção da Costa Rica.

Ao minuto 32, penalty para Portugal. Diogo Dalot a ir à linha de fundo, cruza e a bola embate no braço do defesa da Costa Rica. Diogo Gonçalves foi chamado a converter, não desperdiçando a ocasião de colocar Portugal na frente do marcador. 1-0 para a seleção nacional, a colocar justiça no marcador.

Momento do golo de Portugal Fonte: FPF
Momento do golo de Portugal
Fonte: FPF

Aos 37 minutos, nova oportunidade para Portugal. De livre direto, Bruno Xadas a fazer a bola passar perto da baliza às ordens de Pineda.

Aos 45+2, Dalot ganha posição e remata forte, de pé esquerdo, para defesa apertada de Pineda. Sinal mais para Portugal a terminar a primeira parte.

Na segunda parte, Portugal a entrar sem qualquer alteração mas com a 2ª parte a começar da pior maneira possível. Penalty para a Costa Rica por falta de Miguel Luís. Marin a concretizar apesar de Diogo Costa ter ficado perto de defender o penalty. Tudo igual logo no início do segundo tempo, obrigando Portugal a ir atrás do resultado.

A seleção reagiu bem, com Helder Ferreira a chegar atrasado a um cruzamento venenoso de Diogo Gonçalves. Helder Ferreira daria, pouco depois, lugar a André Ribeiro para agitar o jogo.

Porém, Portugal começava a perder o ímpeto, com a Costa Rica a conseguir equilibrar o jogo.

Aos 61 minutos, saía Diogo Gonçalves (o melhor até ao momento) para entrar José Gomes, tentando Emílio Peixe dar mais presença no centro do ataque das quinas.

Com o avançar do tempo, Portugal revelava dificuldades em penetrar na área costa riquenha, com Diogo Dalot a ser o único capaz de criar verdadeiro perigo. No entanto, aos 72 minutos, Rúben Dias é expulso o que complica a tarefa portuguesa de ir atrás do segundo golo. O selecionador teve de retirar Pêpê e fazer entrar Ferro para recompor a defesa.

Os últimos 15 minutos foram marcados pelo crescimento costa riquenho, a aproveitar a inferioridade numérica e a colocar mais homens na frente. Dois remates com relativo perigo da seleção da América Central mas sem que Portugal conseguisse fazer o mesmo do outro lado.

Um resultado que sabe a pouco, e que obriga a seleção a levar a calculador para o jogo final, tendo obrigatoriamente de vencer o Irão para ter possibilidades de apuramento.

Telmo Martins
Telmo Martinshttp://www.bolanarede.pt
Eterno apaixonado por futebol, tem no Porto a sua eterna paixão. A atualidade desportiva faz parte da sua génese, lendo desde muito novo os jornais desportivos cuja leitura o avô lhe incutia. Vê jogos de futebol com o seu pai desde os três meses de idade (de pequenino é que se torce o pepino). Joga futebol e futsal com os amigos sempre que pode. Tem também pelo ciclismo um apreço especial. Fora de Portugal é adepto incondicional do Tottenham Hotspur e do Real Madrid.                                                                                                                                                 O Telmo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Entre o fundo e o topo | Casa Pia x FC Porto

O líder e campeão nacional FC Porto desloca-se ao sul do país defrontar o Casa Pia, o último classificado. Um conjunto luta pela sexta vitória consecutiva e o outro trabalha para alcançar o primeiro triunfo.

Sporting vence Portimonense na primeira jornada da Primeira Liga de Futsal

O Sporting venceu o Portimonense por 1-0, na primeira jornada da Primeira Liga da Futsal, com Bernardo Paçó a assumir papel de destaque na baliza leonina.

Benfica B goleia Académica em Coimbra e Torreense volta a escorregar com nulo perante o Leixões: Eis os resultados do dia na Segunda Liga

O Benfica B goleou a Académica por três a zero na Segunda Liga, enquanto o Torreense voltou a desiludir perante o Leixões.

Renato Sanches em negociações avançadas para ser reforço do Estrela da Amadora

Renato Sanches está em negociações adiantadas para regressar a Portugal e ser reforço do Estrela da Amadora.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Benfica assiste na goleada do West Ham de Nuno Espírito Santo ao Wrexham

O West Ham de Nuno Espírito Santo goleou o Wrexham por seis a zero e lidera o Championship à condição.

Sevilha vence com assistência de ex-Sporting e agrava crise do Valência

O Sevilha venceu o Valência por um a zero na La Liga com assistência de Giorgi Kochorashvili, ex-jogador do Sporting.

Show de Franco Mastantuono: Fiorentina de Beto e Pedro Gonçalves vence Venezia de Thierry Correia

A Fiorentina venceu o Venezia por 4-2 com hat-trick de Franco Mastantuono. Beto, Pedro Gonçalves, Thierry Correia entraram na segunda parte.