Luxemburgo 0-6 Portugal: Primeira parte de luxo resultou em goleada lusitana

- Advertisement -

A CRÓNICA: EFICÁCIA INICIAL LANÇOU VITÓRIA CONFORTÁVEL NO LUXEMBURGO

Após a contundente vitória de Portugal, por 4-0, frente ao Liechtenstein, na estreia de Roberto Martínez ao leme da seleção nacional, o técnico espanhol promoveu a entrada de António Silva, Nuno Mendes e Diogo Dalot no onze inicial para os lugares de Gonçalo Inácio, Raphael Guerreiro e João Cancelo para o segundo desafio do apuramento para o Euro 2024, desta feita ante o Luxemburgo, que havia empatado a zero com a Eslováquia no seu primeiro encontro.

A equipa das quinas não podia ter pedido melhor primeira parte, já que anulou as iniciativas ofensivas adversárias sem grandes complicações e aproveitou quase todas as oportunidades de que dispôs para faturar, chegando a uma vantagem de três golos ainda antes do 20º minuto e cedo sentenciando a obtenção dos três pontos.

O primeiro tento surgiu logo à passagem do minuto nove, com Bruno Fernandes a cruzar à entrada da área para o segundo poste, onde surgiu Nuno Mendes a cabecear para os pés de Cristiano Ronaldo, que só teve de encostar.

De seguida, ao quarto de hora de jogo, Portugal apontou dois golos de rajada. Primeiro, Bernardo Silva fletiu para dentro e, com um grande cruzamento, assistiu João Félix para um cabeceamento certeiro. Pouco depois, foi Bernardo Silva a marcar de cabeça, desta vez servido por Palhinha, que efetuou um belo passe longo.

Já à meia hora do encontro, Cristiano Ronaldo bisou. Com um passe a rasgar, Bruno Fernandes isolou o ponta de lança que, no cara a cara com o guardião, não desperdiçou e aumentou a contagem.

Até ao descanso, João Félix criou a única ocasião portuguesa que não resultou em golo do primeiro tempo, disparando ligeiramente por cima. Em resposta a tamanho domínio, Luc Holtz, efetuou três substituições ao intervalo e os seus pupilos ainda esboçaram uma reação, surgindo mais rematadores e pressionantes, mas Portugal controlou o duelo e dilatou ainda mais a vantagem na reta final com contributos dos suplentes utilizados.

Aos 77 minutos, Nuno Mendes cavalgou uma enorme extensão do campo e entregou a Rafael Leão no flanco, que cruzou para mais um cabeceamento matador, desta vez por parte de Otávio.

A dois minutos do fim – e já depois de Rúben Neves atirar um livre à barra e de Moris defender um penalti de Rafael Leão –, Rúben Neves lançou Rafael Leão no contra-ataque e este ultrapassou dois adversários e finalizou para o fundo das redes.

Com este resultado, Portugal isolou-se na liderança do Grupo J do apuramento para o Campeonato Europeu de 2024 e Roberto Martínez soma a sua segunda vitória – e também goleada – em dois jogos ao serviço da seleção nacional.

A FIGURA 

Bernardo Silva (Portugal) – Vários jogadores estiveram em grande plano no ataque nacional, mas, com um golo e uma assistência, o médio do Manchester City voltou a mostrar toda a sua classe e a destacar-se em campo.

O FORA DE JOGO 

Defesa do Luxemburgo – Embora o desnível entre as duas equipas fosse elevado, as fragilidades defensivas luxemburguesas foram demasiado evidentes, oferecendo muito espaço nas suas costas, que foi oportunisticamente aproveitado pelos avançados lusitanos.

Rescaldo com a opinião de Simão Vitorino

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid abre a porta a renovação de contrato de defesa central

O Real Madrid prepara-se para apresentar uma proposta de renovação por uma temporada com Antonio Rudiger, que está em final de contrato.

JAfonso é campeão da ePremier League com o Manchester City

Jafonso sagrou-se campeão da ePremier League com o Manchester City na sua época de estreia. É o quarto troféu da história do clube na competição.

Romelu Lukaku quebra o silêncio: «Estou lesionado, não viro as costas ao Nápoles»

Romelu Lukaku desmentiu os rumores de uma fuga do Nápoles para treinar com a seleção belga, referindo que está lesionado.

Martín Satriano comprado em definitivo pelo Getafe ao Lyon de Paulo Fonseca

Martín Satriano foi comprado em definitivo pelo Getafe. O avançado uruguaio chegou ao clube espanhol por empréstimo e agora assinou um contrato de quatro temporadas.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid quer 6 reforços e define a primeira contratação

O Real Madrid quer contratar seis reforços durante o próximo mercado de transferências. Nico Paz é um dos eleitos dos merengues.

Bayern Munique afasta rumores de interesse por Mohamed Salah

O diretor desportivo do Bayern Munique, Max Eberl, rejeitou a possibilidade de o emblema alemão avançar por Mohamed Salah.

FC Porto renova contrato de jovem de 18 anos até 2031

Depois de ser convocado pela primeira vez para a equipa principal, Tiago Silva renovou contrato com o FC Porto até 2031.