Luxemburgo 0-6 Portugal: Primeira parte de luxo resultou em goleada lusitana

- Advertisement -

A CRÓNICA: EFICÁCIA INICIAL LANÇOU VITÓRIA CONFORTÁVEL NO LUXEMBURGO

Após a contundente vitória de Portugal, por 4-0, frente ao Liechtenstein, na estreia de Roberto Martínez ao leme da seleção nacional, o técnico espanhol promoveu a entrada de António Silva, Nuno Mendes e Diogo Dalot no onze inicial para os lugares de Gonçalo Inácio, Raphael Guerreiro e João Cancelo para o segundo desafio do apuramento para o Euro 2024, desta feita ante o Luxemburgo, que havia empatado a zero com a Eslováquia no seu primeiro encontro.

A equipa das quinas não podia ter pedido melhor primeira parte, já que anulou as iniciativas ofensivas adversárias sem grandes complicações e aproveitou quase todas as oportunidades de que dispôs para faturar, chegando a uma vantagem de três golos ainda antes do 20º minuto e cedo sentenciando a obtenção dos três pontos.

O primeiro tento surgiu logo à passagem do minuto nove, com Bruno Fernandes a cruzar à entrada da área para o segundo poste, onde surgiu Nuno Mendes a cabecear para os pés de Cristiano Ronaldo, que só teve de encostar.

De seguida, ao quarto de hora de jogo, Portugal apontou dois golos de rajada. Primeiro, Bernardo Silva fletiu para dentro e, com um grande cruzamento, assistiu João Félix para um cabeceamento certeiro. Pouco depois, foi Bernardo Silva a marcar de cabeça, desta vez servido por Palhinha, que efetuou um belo passe longo.

Já à meia hora do encontro, Cristiano Ronaldo bisou. Com um passe a rasgar, Bruno Fernandes isolou o ponta de lança que, no cara a cara com o guardião, não desperdiçou e aumentou a contagem.

Até ao descanso, João Félix criou a única ocasião portuguesa que não resultou em golo do primeiro tempo, disparando ligeiramente por cima. Em resposta a tamanho domínio, Luc Holtz, efetuou três substituições ao intervalo e os seus pupilos ainda esboçaram uma reação, surgindo mais rematadores e pressionantes, mas Portugal controlou o duelo e dilatou ainda mais a vantagem na reta final com contributos dos suplentes utilizados.

Aos 77 minutos, Nuno Mendes cavalgou uma enorme extensão do campo e entregou a Rafael Leão no flanco, que cruzou para mais um cabeceamento matador, desta vez por parte de Otávio.

A dois minutos do fim – e já depois de Rúben Neves atirar um livre à barra e de Moris defender um penalti de Rafael Leão –, Rúben Neves lançou Rafael Leão no contra-ataque e este ultrapassou dois adversários e finalizou para o fundo das redes.

Com este resultado, Portugal isolou-se na liderança do Grupo J do apuramento para o Campeonato Europeu de 2024 e Roberto Martínez soma a sua segunda vitória – e também goleada – em dois jogos ao serviço da seleção nacional.

A FIGURA 

Bernardo Silva (Portugal) – Vários jogadores estiveram em grande plano no ataque nacional, mas, com um golo e uma assistência, o médio do Manchester City voltou a mostrar toda a sua classe e a destacar-se em campo.

O FORA DE JOGO 

Defesa do Luxemburgo – Embora o desnível entre as duas equipas fosse elevado, as fragilidades defensivas luxemburguesas foram demasiado evidentes, oferecendo muito espaço nas suas costas, que foi oportunisticamente aproveitado pelos avançados lusitanos.

Rescaldo com a opinião de Simão Vitorino

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Marco Silva negoceia com o Benfica: o tempo contratual oferecido pelas águias

Marco Silva tem à sua espera um contrato de duas épocas com o Benfica, com mais uma temporada de opção.

Getafe: internacional português ex-Sporting vai ficar livre no mercado

Domingos Duarte não vai renovar o seu contrato com o Getafe e passa a ser um dos nomes livres no mercado de transferências.

Inglaterra pode arrasar nas conferências europeias em 2025/26

A Inglaterra está a viver uma época de sonho no que diz respeito à participação de clubes nas provas europeias, podendo conquistar todas.

Issa Doumbia já está em Lisboa para reforçar o Sporting

Issa Doumbia já se encontra em Lisboa para reforçar o Sporting. O jogador italiano vai custar 20 milhões de euros aos leões.

PUB

Mais Artigos Populares

Crystal Palace derrota Rayo Vallecano e conquista a Conference League

O Crystal Palace venceu o Rayo Vallecano por uma bola a zero e ergueu a Conference League, terceira prova da UEFA.

Para o mercado estar de olho: venceu o Mundial Sub-17 e rejeitou renovar com o Vitória SC

Santiago Verdi rejeitou a proposta de renovação do Vitória SC e quer falar com a direção que for eleita no dia 13 de junho.

Sporting já decidiu e defesa vai regressar ao Brasil: cláusula de 4 milhões de euros não será ativada

Rômulo Júnior não vai ser jogador do Sporting a título definitivo e prepara-se para regressar ao Atlético Mineiro, conjunto do Brasileirão.