Luxemburgo 0-6 Portugal: Primeira parte de luxo resultou em goleada lusitana

- Advertisement -

A CRÓNICA: EFICÁCIA INICIAL LANÇOU VITÓRIA CONFORTÁVEL NO LUXEMBURGO

Após a contundente vitória de Portugal, por 4-0, frente ao Liechtenstein, na estreia de Roberto Martínez ao leme da seleção nacional, o técnico espanhol promoveu a entrada de António Silva, Nuno Mendes e Diogo Dalot no onze inicial para os lugares de Gonçalo Inácio, Raphael Guerreiro e João Cancelo para o segundo desafio do apuramento para o Euro 2024, desta feita ante o Luxemburgo, que havia empatado a zero com a Eslováquia no seu primeiro encontro.

A equipa das quinas não podia ter pedido melhor primeira parte, já que anulou as iniciativas ofensivas adversárias sem grandes complicações e aproveitou quase todas as oportunidades de que dispôs para faturar, chegando a uma vantagem de três golos ainda antes do 20º minuto e cedo sentenciando a obtenção dos três pontos.

O primeiro tento surgiu logo à passagem do minuto nove, com Bruno Fernandes a cruzar à entrada da área para o segundo poste, onde surgiu Nuno Mendes a cabecear para os pés de Cristiano Ronaldo, que só teve de encostar.

De seguida, ao quarto de hora de jogo, Portugal apontou dois golos de rajada. Primeiro, Bernardo Silva fletiu para dentro e, com um grande cruzamento, assistiu João Félix para um cabeceamento certeiro. Pouco depois, foi Bernardo Silva a marcar de cabeça, desta vez servido por Palhinha, que efetuou um belo passe longo.

Já à meia hora do encontro, Cristiano Ronaldo bisou. Com um passe a rasgar, Bruno Fernandes isolou o ponta de lança que, no cara a cara com o guardião, não desperdiçou e aumentou a contagem.

Até ao descanso, João Félix criou a única ocasião portuguesa que não resultou em golo do primeiro tempo, disparando ligeiramente por cima. Em resposta a tamanho domínio, Luc Holtz, efetuou três substituições ao intervalo e os seus pupilos ainda esboçaram uma reação, surgindo mais rematadores e pressionantes, mas Portugal controlou o duelo e dilatou ainda mais a vantagem na reta final com contributos dos suplentes utilizados.

Aos 77 minutos, Nuno Mendes cavalgou uma enorme extensão do campo e entregou a Rafael Leão no flanco, que cruzou para mais um cabeceamento matador, desta vez por parte de Otávio.

A dois minutos do fim – e já depois de Rúben Neves atirar um livre à barra e de Moris defender um penalti de Rafael Leão –, Rúben Neves lançou Rafael Leão no contra-ataque e este ultrapassou dois adversários e finalizou para o fundo das redes.

Com este resultado, Portugal isolou-se na liderança do Grupo J do apuramento para o Campeonato Europeu de 2024 e Roberto Martínez soma a sua segunda vitória – e também goleada – em dois jogos ao serviço da seleção nacional.

A FIGURA 

Bernardo Silva (Portugal) – Vários jogadores estiveram em grande plano no ataque nacional, mas, com um golo e uma assistência, o médio do Manchester City voltou a mostrar toda a sua classe e a destacar-se em campo.

O FORA DE JOGO 

Defesa do Luxemburgo – Embora o desnível entre as duas equipas fosse elevado, as fragilidades defensivas luxemburguesas foram demasiado evidentes, oferecendo muito espaço nas suas costas, que foi oportunisticamente aproveitado pelos avançados lusitanos.

Rescaldo com a opinião de Simão Vitorino

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Já é conhecida a data e hora da antevisão de José Mourinho ao Benfica x Alverca

O Benfica vai enfrentar este domingo o Alverca na jornada 21 da Primeira Liga. José Mourinho fará a antevisão no sábado pelas 12h30.

FC Porto dá continuidade à preparação ao jogo frente ao Sporting: eis a nota oficial dos dragões

O FC Porto treinou esta sexta-feira no Olival. Dragões preparam jogo frente ao Sporting para a jornada 21 da Primeira Liga.

Razões que levam Cristiano Ronaldo a faltar ao segundo jogo pelo Al Nassr

Depois de já ter falhado o último, Cristiano Ronaldo vai faltar ao jogo do Al Nassr desta sexta-feira devido a uma falta de investimento no clube.

André Villas-Boas critica imprensa: «Compreendo a esquizofrenia de alguns meios alinhados de verde»

André Villas-Boas criticou a imprensa antes do clássico entre o FC Porto e o Sporting. O presidente dos dragões abordou também a apresentação do prémio do Mundial.

PUB

Mais Artigos Populares

Walid Regragui pede demissão após levar Marrocos à final da CAN 2025

O selecionador de Marrocos espera a resposta da federação após apresentar a demissão. O técnico chegou às meias do Mundial 2022 e à final da CAN 2025.

Como João Henriques surpreendeu o Leão em Alvalade | Sporting 3-2 AVS SAD

O Sporting venceu o AVS SAD por 3-2 e seguiu em frente na Taça de Portugal. Um olhar sobre a exibição da equipa de João Henriques.

Galatasaray exclui Renato Nhaga da lista para a Champions League

Renato Nhaga ficou fora da lista de inscritos do Galatasaray para a Champions League. O jovem médio foi contratado ao Casa Pia.