Luxemburgo 0-6 Portugal: Primeira parte de luxo resultou em goleada lusitana

- Advertisement -

A CRÓNICA: EFICÁCIA INICIAL LANÇOU VITÓRIA CONFORTÁVEL NO LUXEMBURGO

Após a contundente vitória de Portugal, por 4-0, frente ao Liechtenstein, na estreia de Roberto Martínez ao leme da seleção nacional, o técnico espanhol promoveu a entrada de António Silva, Nuno Mendes e Diogo Dalot no onze inicial para os lugares de Gonçalo Inácio, Raphael Guerreiro e João Cancelo para o segundo desafio do apuramento para o Euro 2024, desta feita ante o Luxemburgo, que havia empatado a zero com a Eslováquia no seu primeiro encontro.

A equipa das quinas não podia ter pedido melhor primeira parte, já que anulou as iniciativas ofensivas adversárias sem grandes complicações e aproveitou quase todas as oportunidades de que dispôs para faturar, chegando a uma vantagem de três golos ainda antes do 20º minuto e cedo sentenciando a obtenção dos três pontos.

O primeiro tento surgiu logo à passagem do minuto nove, com Bruno Fernandes a cruzar à entrada da área para o segundo poste, onde surgiu Nuno Mendes a cabecear para os pés de Cristiano Ronaldo, que só teve de encostar.

De seguida, ao quarto de hora de jogo, Portugal apontou dois golos de rajada. Primeiro, Bernardo Silva fletiu para dentro e, com um grande cruzamento, assistiu João Félix para um cabeceamento certeiro. Pouco depois, foi Bernardo Silva a marcar de cabeça, desta vez servido por Palhinha, que efetuou um belo passe longo.

Já à meia hora do encontro, Cristiano Ronaldo bisou. Com um passe a rasgar, Bruno Fernandes isolou o ponta de lança que, no cara a cara com o guardião, não desperdiçou e aumentou a contagem.

Até ao descanso, João Félix criou a única ocasião portuguesa que não resultou em golo do primeiro tempo, disparando ligeiramente por cima. Em resposta a tamanho domínio, Luc Holtz, efetuou três substituições ao intervalo e os seus pupilos ainda esboçaram uma reação, surgindo mais rematadores e pressionantes, mas Portugal controlou o duelo e dilatou ainda mais a vantagem na reta final com contributos dos suplentes utilizados.

Aos 77 minutos, Nuno Mendes cavalgou uma enorme extensão do campo e entregou a Rafael Leão no flanco, que cruzou para mais um cabeceamento matador, desta vez por parte de Otávio.

A dois minutos do fim – e já depois de Rúben Neves atirar um livre à barra e de Moris defender um penalti de Rafael Leão –, Rúben Neves lançou Rafael Leão no contra-ataque e este ultrapassou dois adversários e finalizou para o fundo das redes.

Com este resultado, Portugal isolou-se na liderança do Grupo J do apuramento para o Campeonato Europeu de 2024 e Roberto Martínez soma a sua segunda vitória – e também goleada – em dois jogos ao serviço da seleção nacional.

A FIGURA 

Bernardo Silva (Portugal) – Vários jogadores estiveram em grande plano no ataque nacional, mas, com um golo e uma assistência, o médio do Manchester City voltou a mostrar toda a sua classe e a destacar-se em campo.

O FORA DE JOGO 

Defesa do Luxemburgo – Embora o desnível entre as duas equipas fosse elevado, as fragilidades defensivas luxemburguesas foram demasiado evidentes, oferecendo muito espaço nas suas costas, que foi oportunisticamente aproveitado pelos avançados lusitanos.

Rescaldo com a opinião de Simão Vitorino

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa espanhola de olho no Benfica: «Mourinho revela um diamante ao mundo»

O Diario AS dedicou um artigo à vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora. Anísio Cabral destacado na imprensa espanhola.

Ivan Baptista revolta-se com relvado: «É triste para o futebol feminino. Tínhamos a guarda-redes dentro de um lago»

O Benfica goleou o Racing Power na Primeira Liga Feminina. Ivan Baptista deixou críticas ao relvado do Complexo Municipal de Setúbal.

Fábio Silva está na lista do FC Porto para o ataque

Fábio Silva é um dos nomes na lista do FC Porto. Avançado foi formado nos dragões e representa o Borussia Dortmund.

FC Porto continua no mercado e procura mais um reforço depois de Seko Fofana

O mercado do FC Porto não deve ficar fechado com a chegada de Seko Fofana ao clube. Dragões ainda procuram uma solução para ponta de lança.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: duas novidades no último treino antes da viajem para duelo com o Benfica na Champions League

Antonio Rudiger e Trent Alexander-Arnold foram novidades na equipa de Álvaro Arbeloa, no último treino do Real Madrid antes do encontro com o Benfica.

Benfica não perde na Primeira Liga há um ano

Com a vitória frente ao Estrela da Amadora, o Benfica cumpriu 12 meses sem derrotas. A última derrota veio a 25 de janeiro de 2025 frente ao Casa Pia.

Pânico no Estádio da Luz? | Benfica

A meio da conferência de imprensa de rescaldo da vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora por 4-0, ouviu-se um alarme. José Mourinho levantou-se e, perante o que apelidou de “Pânico no Estádio da Luz”, preparou-se para evacuar o espaço.