Min 109 – 1 ano depois: Há um ano, Éder chutou dali!

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

O ciclo de gestação tem no 9 um número ótimo para que nasça algo novo e completamente diferente. 9, o dorsal de um herói. No Jardim de Éder encontramos o nosso paraíso. Nasceu, futebolisticamente falando, um novo país.

Bom, este primeiro parágrafo já me causou calafrios e, antes que caia na tentação da emoção e fazer deste artigo uma epopeia de sentimentos, é melhor colher os factos e contar esta história, já contada, já sabida, já lembrada, mas, quando toca a falar-se dos dias mais felizes das nossas vidas, toda a vez que o contamos, a História faz-se ela própria nova.

Estreou-se pela seleção ‘A’ a 11 de setembro de 2012, diante do Azerbaijão. Daí até hoje, mais 32 jogos e 4 golos. O primeiro aconteceu três anos depois da estreia. 16 de junho de 2015. Golo frente à Itália. Vitória. 1-0. Derrotámos a seleção transalpina quase 40 anos depois. História feita logo num golo inicial, hein?

No caminho para o Europeu, foi utilizado em 5 dos 8 jogos, um deles a titular, caso da derrota com a Albânia que ditou o afastamento do selecionador Paulo Bento. 0 golos para o ponta de lança na fase de qualificação.

Na preparação já mais próxima do europeu, que é como quem diz nas semanas anteriores ao mês imenso, qual rota dos descobrimentos da bola, Éderzito António Macedo Lopes fez o gosto ao pé por duas vezes, um no Dragão, diante da Noruega, e o outro em mais um particular, frente à Estónia, no Estádio da Luz.

O momento do primeiro golo de Éder ao serviço da seleção portuguesa, numa vitória por 1-0 diante a Itália, a 16 de junho de 2015 Fonte: Facebook Seleções de Portugal
O momento do primeiro golo de Éder ao serviço da seleção portuguesa, numa vitória por 1-0 diante a Itália, a 16 de junho de 2015
Fonte: Facebook Seleções de Portugal

Nada quantitativamente impressionante para os adeptos que, em uníssono, formavam sucessivos coros de assobios ao mal-amado e sozinho Éderzito. Sim, com o diminutivo. Como assim é no registo civil.

Diminutivo que recorda um bebé nascido na Guiné-Bissau, que, ainda muito criança veio para Portugal, tão novo que não lhe permite agora vislumbrar qualquer memória digna de tal nome acerca de Bissau Natal. Trouxe a tez escura e a humildade de quem tinha pouco.

Chegou a Lisboa e com os pais sem capacidade financeira para o criar, foi para o Colégio Frei Gil, em Braga, e, pouco depois, para o Lar Girassol, em Coimbra. O Adémia foi o primeiro clube onde jogou, depois dos castigos da escola, dos vidros partidos pela paixão pelo elemento redondo que nos faz sonhar nos palcos grandes. Éderzito um dia seria Éderzão!

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Levante de Luís Castro bate Alavés e volta aos triunfos na La Liga após quatro derrotas consecutivas

O Levante de Luís Castro recebeu e venceu o Alavés por 2-0, na jornada 26 da La Liga. Carlos Espi fez os dois golos do encontro.

Parma e Cagliari empatam a uma bola na abertura da 27.ª jornada da Serie A

Esta sexta-feira, o Parma empatou a uma bola frente ao Cagliari de Zé Pedro na abertura da 27.ª jornada da Serie A.

Lens empata 1-1 contra o Estrasburgo e pode deixar PSG fugir ainda mais a liderança da Ligue 1

Depois de perder contra o AS Mónaco, o Lens empatou 1-1 frente ao Estrasburgo e pode ver a liderança a afastar-se ainda mais.

Danilo Pereira marca golo da vitória do Al Ittihad e Al Hilal vence num jogo com 8 golos: Eis os resultados do dia na...

Na 24.ª jornada da Liga Saudita, o Al Ittihad bateu o Al Khaleej por uma bola a zero e o Al Shabab foi derrotado em casa pelo Al Hilal por 5-3.

PUB

Mais Artigos Populares

SAD do Benfica anuncia lucro de 40,6 milhões de euros no primeiro semestre de 2025/26

A SAD do Benfica anunciou um lucro de 40,6 milhões de euros. O registo diz respeito ao primeiro semestre de 2025/26.

Francesco Farioli analisa triunfo do FC Porto:«Queremos acabar com o jogo mais cedo»

O FC Porto derrotou o Arouca por 3-1 na 24.ª jornada da Primeira Liga. Após o apito final, Francesco Farioli reagiu ao resultado.

Portugal vence a Roménia na qualificação para o Mundial de Basquetebol

Portugal venceu a Roménia em Basquetebol esta sexta feira por 99-82 e segue empatado com os adversários do grupo na qualificação para o Mundial.