O Dicionário de Fernando Santos: Manuel Fernandes

- Advertisement -

Terminada mais uma época desportiva ao nível dos clubes, todo o universo do futebol se centra agora no Mundial da Rússia.

Portugal, inserido no grupo B, estreia-se no segundo dia de competição, frente à Espanha. No entanto, a preparação da Seleção Nacional já há muito teve início. Um mês antes do pontapé de saída na Rússia, Fernando Santos anunciou uma das decisões mais importantes: os 23 convocados para a fase final.

Face a um leque de opções alargado, o Engenheiro optou pela variedade. No grupo que vai seguir viagem para a Rússia, todos os jogadores apresentam caraterísticas diferentes, tendo utilidades repartidas pelos diversos contextos.

Assim, até à estreia da Seleção Nacional, o Bola na Rede vai definir, numa palavra, aquele que pode ser o principal contributo de cada jogador para a equipa das Quinas.

Manuel Fernandes: Verticalidade.

Ainda não é certo onde vai atuar Manuel Fernandes quando chamado, mas, atendendo aos ideais de Fernando Santos e aos particulares mais recentes, o médio do Lokomotiv deverá jogar próximo da linha.

Embora não seja o seu lugar predileto, uma vez que a sua posição de origem é no centro do terreno, pela velocidade e músculo que acrescenta, a função de Manuel Fernandes deverá passar por esticar o jogo, partindo da faixa, à semelhança de Renato Sanches no Euro 2016.

Em termos de elegância, inteligência ou visão de jogo, o ex-jogador do Benfica perde de forma clara com opções como João Moutinho ou João Mário; no entanto, a sua capacidade de chegada à área e a sua veia goleadora (14 golos esta época) são caraterísticas só igualadas por Bruno Fernandes no meio-campo.

Numa seleção que nem sempre consegue pensar o jogo e usa e abusa das transições rápidas para o ataque, Manuel Fernandes pode ter um papel de destaque ao nível do transporte ou mesmo da finalização. Um jogador vertical que procurará sempre o caminho mais prático.

Foto de Capa: FPF

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Andebol: Sporting perde na Polónia, mas segue para os quartos finais da Champions League

O Sporting garantiu a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões de andebol. Apesar da derrota por 28-27 na Polónia, os leões avançam graças à vitória por 33-29 na primeira mão.

Noite para esquecer de Martim Fernandes: auto-golo e sai lesionado minutos depois no FC Porto x Nottingham Forest

Martim Fernandes apontou um auto-golo ao minuto 13' no FC Porto x Nottingham Forest e saiu lesionado.

William Gomes inaugura o marcador no FC Porto x Nottingham Forest

O FC Porto recebe o Nottingham Forest em jogo da Europa League. William Gomes colocou os dragões em vantagem ao minuto 11'.

Chris Wood regressa aos titulares do Nottingham Forest mais de 5 meses depois para defrontar o FC Porto

Chris Wood está de regresso ao onze titular do Nottingham Forest mais de cinco meses depois.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto homenageia Vítor Pereira antes do encontro frente ao Nottingham Forest

O FC Porto homenageou Vítor Pereira antes do encontro diante do Nottingham Forest. O treinador da equipa inglesa esteve acompanhado por André Villas-Boas.

Sporting e Benfica na lista de 5 interessados em Jens Hjerto-Dahl

Jens Hjerto-Dahl tem atraído interessados. Médio norueguês na lista do Sporting, do Benfica e de outros três clubes.

Vítor Pereira aplaudido no regresso ao Estádio do Dragão: «Passei aqui grandes momentos da minha carreira e esta gente ajudou-me muito»

Vítor Pereira realizou uma antevisão a poucos minutos do FC Porto x Nottingham Forest. Eis as declarações do treinador.