Portugal 1-0 França: “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”

- Advertisement -

Cabeçalho Seleção Nacional

Deus quis, o homem sonhou e a obra nasceu. Fernando Santos, crente, em Deus e nos seus jogadores, pediu para sonhar, e viu os seus pedidos serem escutados. Fê-lo. Anunciou-o aos portugueses, como que os convidando a entrar no seu sonho.

“Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.

Senhor, falta cumprir-se Portugal”

A obra nasceu. Não encantou, no início. Era uma geringonça que muitos não entendiam em campo e que até nojo chegou a meter de tão informe que parecia ser. Mas, a pouco e pouco, com sorte e a falta dela, foi sendo lapidada até ficar concluída como uma das mais belas obras do futebol português, com a chegada à final. Faltava ser a mais bela. Faltava cumprir-se o sonho. Faltava cumprir-se Portugal.

A taça é nossa! Fonte: UEFA
A taça é nossa! Obrigado, mister
Fonte: UEFA

E cumpriu-se Portugal. Aí está a primeira conquista sénior de um país que tanto futebol deu ao mundo, mas que pouco teve em troca. A recompensa merecida, na bola de Éder (que passou a ser só dele), conduzida até à entrada da àrea pelo rapaz formado na Adémia (a menos de um par de quilómetros de onde esta crónica está a ser escrita) antes de desferir um portentoso remate para o fundo das redes de Lloris.

Um pontapé de raiva, que deu sentido ao sofrimento de nomes como os de Figo, Vitor Baía, João Vieira Pinto, Rui Costa, Nuno Gomes, Pauleta, Paulo Sousa ou… Cristiano Ronaldo.

Um pontapé que entrou na esfera do paranormal e que fez sorrir Eusébio, Coluna, Bento e tantos outros.

Um pontapé que matou a besta das eliminações com franceses após prolongamentos (Euro 1984 e 2000 vêm à memória), que caçou o trauma, que há tanto tempo nos apoquentava.

Obrigado!

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A muralha que resistiu ao jogo, o canto que a derrubou | Casa Pia 1-4 FC Porto

Análise tática ao Casa Pia x FC Porto, com destaque para o 5-4-1 dos gansos, para as combinações nos corredores dos dragões e para o peso crescente dos lances de bola parada.

Filipe Coelho responde ao Bola na Rede: «O objetivo era parar o ímpeto que os médios interiores do FC Porto têm»

Filipe Coelho respondeu, em conferência de imprensa, a uma questão colocada pelo Bola na Rede após a vitória do FC Porto frente ao Casa Pia.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Isto exigiu de nós algum tempo para mudar a abordagem, a adaptação e a preparação do jogo»

Francesco Farioli respondeu, em conferência de imprensa, a uma questão colocada pelo Bola na Rede após a vitória do FC Porto frente ao Casa Pia.

Benfica arranca campeonato com goleada sobre o Venda Nova: eis os resultados do dia no Futsal português

O Benfica arrancou a Primeira Liga de Futsal com uma vitória. No Seixal, vitória por 4-1 diante do Venda Nova.

PUB

Mais Artigos Populares

Académico de Viseu marca nos descontos e derrota Vitória SC em jogo emocionante na Primeira Liga

O Académico de Viseu garantiu a primeira vitória no Fontelo esta época, a segunda consecutiva. Desta vez, triunfo sobre o Vitória SC.

Benfica e Sporting arrancam Primeira Liga Feminina com vitórias e balizas a zeros: eis os resultados do dia no arranque da prova

O Benfica venceu o Racing Power e o Sporting ganhou ao Vitória SC. Jogos da primeira jornada da Primeira Liga Feminina.

Cagliari surpreende Atalanta e ultrapassa AC Milan de Ruben Amorim para chegar ao top-4: eis os resultados do dia na Serie A

O Cagliari venceu a Atalanta e somou a terceira vitória consecutiva na temporada. Clube entra diretamente no top-4 da tabela.