Portugal 1-0 França: “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”

- Advertisement -

Cabeçalho Seleção Nacional

Deus quis, o homem sonhou e a obra nasceu. Fernando Santos, crente, em Deus e nos seus jogadores, pediu para sonhar, e viu os seus pedidos serem escutados. Fê-lo. Anunciou-o aos portugueses, como que os convidando a entrar no seu sonho.

“Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.

Senhor, falta cumprir-se Portugal”

A obra nasceu. Não encantou, no início. Era uma geringonça que muitos não entendiam em campo e que até nojo chegou a meter de tão informe que parecia ser. Mas, a pouco e pouco, com sorte e a falta dela, foi sendo lapidada até ficar concluída como uma das mais belas obras do futebol português, com a chegada à final. Faltava ser a mais bela. Faltava cumprir-se o sonho. Faltava cumprir-se Portugal.

A taça é nossa! Fonte: UEFA
A taça é nossa! Obrigado, mister
Fonte: UEFA

E cumpriu-se Portugal. Aí está a primeira conquista sénior de um país que tanto futebol deu ao mundo, mas que pouco teve em troca. A recompensa merecida, na bola de Éder (que passou a ser só dele), conduzida até à entrada da àrea pelo rapaz formado na Adémia (a menos de um par de quilómetros de onde esta crónica está a ser escrita) antes de desferir um portentoso remate para o fundo das redes de Lloris.

Um pontapé de raiva, que deu sentido ao sofrimento de nomes como os de Figo, Vitor Baía, João Vieira Pinto, Rui Costa, Nuno Gomes, Pauleta, Paulo Sousa ou… Cristiano Ronaldo.

Um pontapé que entrou na esfera do paranormal e que fez sorrir Eusébio, Coluna, Bento e tantos outros.

Um pontapé que matou a besta das eliminações com franceses após prolongamentos (Euro 1984 e 2000 vêm à memória), que caçou o trauma, que há tanto tempo nos apoquentava.

Obrigado!

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede após FC Porto x Sporting: «Sabíamos que quem tivesse por fora tinha de ter um compromisso mais...

Rui Borges analisou o empate entre FC Porto e Sporting no Estádio do Dragão. O treinador dos leões respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede após o FC Porto x Sporting: «O Rodrigo Mora é um jogador muito inteligente e tem uma...

Francesco Farioli analisou o empate entre FC Porto e Sporting no Estádio do Dragão. O treinador italiano respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Diego Capel recorda passagem pelo Barcelona: «Aos seis meses, entrei em depressão»

Diego Capel passou pelo Barcelona durante a sua formação, mas o antigo extremo admitiu que o período não foi positivo.

FC Porto x Sporting alvo de atenção: olheiros de equipas de topo estiveram no Dragão

Vários olheiros de emblemas europeus marcaram presença na partida entre o FC Porto e o Sporting, para acompanharem certos jogadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Moura atacado após FC Porto x Sporting: «Isto não é o Famalicão»

Francisco Moura foi atacado nas redes sociais depois da partida entre o FC Porto e o Sporting, na qual o defesa cometeu uma grande penalidade.

Diogo Costa atingiu marca durante o FC Porto x Sporting

Diogo Costa defendeu pela primeira vez em Clássicos uma grande penalidade. O guarda-redes travou inicialmente o remate de Luis Suárez.

Victor Froholdt: «No geral creio que dominámos, mas o Sporting também esteve num bom plano»

Victor Froholdt falou com a imprensa depois do FC Porto x Sporting e admitiu que os dragões foram superiores no encontro.