Euro Sub-17: Antevisão e 5 promessas a seguir em Israel

    Os adversários de Portugal e os restantes grupos do Europeu

    A equipa portuguesa vai iniciar a participação no Euro sub-17 perante a Escócia, já esta terça-feira (18 horas). Em teoria, será o adversário mais acessível desta fase, ainda que jogadores como Ben Doak (Celtic), Dylan Reid (St. Mirren) ou o capitão Charlie McArthur (Kilmarnock) já contem com minutos no futebol profissional. A turma de Brian McLaughlin procura ser competente no momento defensivo (e incisiva no ataque rápido), mas sente dificuldades perante conjuntos com maior competência técnica no ataque.

    Depois dos escoceses, Portugal defronta na sexta-feira a Suécia (14h30). A equipa nórdica foi a melhor segunda classificada da fase de apuramento (4 pontos) e apresenta coqueluches como o jogador do Bayer Leverkusen, Jardell Kanga (atacante completo nos movimentos, refinado tecnicamente e com boa capacidade de finalização), os médios Kacper Karlsson e Olsson Valdés, além do mais novo dos manos-promessa do AIK Estocolmo, Taha Ayari.

    A fechar a fase de grupos, chega na próxima segunda-feira uma partida potencialmente decisiva com a forte Dinamarca de Kenneth Weber. Equipa dotada de técnica e com argumentos em posse, tem em Julius Beck (Spezia) e Valdemar Andreasen (uma das figuras do brilhante Midtjylland da Youth League) os craques maiores, não esquecendo nomes como os irmãos Højlund (Copenhaga), o central Mads Lauritsen (Midtjylland) ou o goleador da fase de apuramento Elias Hansborg (Odense).

    De resto, e olhando para o restante quadro da competição, há várias seleções com potencial para brilhar. No grupo A, saltam à vista a Itália (atenção a Fabio Chiarodia, Luca Lipani, Luca Di Maggio e Alessio Vacca) e a Alemanha de Paul Wanner (promessa do Bayern, que já teve a oportunidade de jogar minutos na equipa principal), mas não podemos esquecer a surpreendente equipa do Luxemburgo (sim, também já andam por aqui) e os anfitriões israelitas.

    No grupo B, a França apresenta um grupo com rotinas interessantes em competições como a Youth League, mas vem de duas derrotas que deixaram dúvidas no ar perante a Espanha. Ainda assim, não vão faltar jogadores promissores para seguir (Mamadou Sarr, Bitshiabu, Zaire-Emery ou Mathys Tel). Os Países Baixos estiveram longe de brilhar na fase classificatória, mas têm uma base que junta talentos das formações de Ajax, PSV e Feyenoord (olho em Antoni Milambo, médio de características ofensivas que chegou a ter minutos na Conference League). Polónia e Bulgária completam este grupo – os búlgaros ficaram em segundo na fase de qualificação e deram dores de cabeça à seleção portuguesa, apesar da derrota.

    Finalmente, o grupo C tem a Espanha como a principal favorita. Com um modelo de jogo semelhante ao da seleção principal, a equipa de Julen Guerrero domina através da posse e pressiona como poucas equipas o fazem neste escalão. A nível individual, atenção a Iker Bravo (já no Bayer Leverkusen), David Mella, Miguel Carvalho, Mahamadou Susoho ou Yarek Gasiorowski. Pela frente, vão ter a Bélgica, a Sérvia e a Turquia, num grupo que promete golos.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Roger Schmidt: «Eles não criaram chances»

    Roger Schmidt já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Florentino Luís: «Não tivemos o futebol dos últimos jogos»

    Florentino Luís já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Conference League: eis os resultados desta quinta-feira

    A Liga Conferência já não tem treinadores portugueses com...
    Francisco Sousa
    Francisco Sousahttp://www.bolanarede.pt
    Licenciado em jornalismo, o Francisco esteve no Maisfutebol entre 2014 e 2017, ano em que passou para a A BOLA TV. Atualmente, é um dos comentadores da Eleven.