Luís Gonçalves: Cristiano Ronaldo não é de ferro e não tem de jogar 120 minutos

- Advertisement -

Luís Gonçalves está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol e trabalhou na formação do Sporting onde foi coordenador, treinador e treinador-adjunto. Entre outros projetos trabalhou na Arábia Saudita e foi adjunto do Tondela, Belenenses e Atlético. Treinou os sub-15 do FC Porto em 2014/2015 e foi adjunto de Abel Xavier na seleção de Moçambique. Treinou ainda a seleção da China de sub-16 e foi selecionador principal de Moçambique. O seu último trabalho foi no Interclube de Angola.

Num jogo muito difícil, em que Portugal se apresentou num 4-3-3 híbrido com o mesmo onze do jogo com a Turquia, Cristiano Ronaldo foi um jogador inconformado e esforçado, que lutou muito e tentou de todas as formas alcançar o golo, mas nem sempre com as melhores decisões.

A jogar como ponta-de-lança, com Bruno Fernandes como médio mais próximo, Bernardo Silva à direita, fez várias combinações com Rafael Leão (à esquerda) e tentou vários cabeceamentos para golo, respondendo a cruzamentos bem medidos, com destaque para Cancelo, mas sem sucesso. Marcou todos os livres, de várias formas, alguns passaram bem perto, outro foi bem defendido por Oblak.

Com uma Eslovénia a fazer o jogo que se esperava, a defender num 4-4-2, com um bloco baixo, preenchendo muito bem o corredor central e sendo muito rápida e agressiva quando conseguia sair, Portugal e Cristiano apesar de sempre pressionantes e rematadores, passaram por algumas dificuldades, principalmente com a saída de Vitinha.

Desde cedo percebeu-se que Cristiano dava muita importância a cada insucesso. Como perfeccionista que é, procurou sempre o golo, mas a cada adversidade demonstrava insatisfação e alguma ansiedade.

Cristiano Ronaldo Euro 2024 Portugal
Fonte: Filipe Oliveira/Bola na Rede

Essa ansiedade aumentou quando Cristiano Ronaldo, que ainda não tinha falhado nenhuma grande penalidade esta temporada, não conseguiu marcar a Oblak na melhor ocasião do jogo (penalty falhado), que coincidiu com o final da primeira parte do prolongamento. O “capitão foi-se abaixo”, como se costuma dizer, acusando demasiado a responsabilidade do insucesso, coisa pouco habitual. Valeu-nos a grande solidariedade de todos os jogadores desta seleção que também é equipa, a trazer de volta ao jogo, o nosso líder.

Apesar do jogo menos conseguido de Ronaldo e não só, foi o capitão a assumir a marcação da primeira grande penalidade, na decisão final. É verdade que tinha a almofada psicológica que Diogo Costa lhe deu ao defender o primeiro da Eslovénia, mas Cristiano Ronaldo, muito concentrado, executou excecionalmente e não falhou.

Foi um jogo em que um turbilhão de emoções passou pelo melhor jogador de sempre de Portugal. Ronaldo não é de ferro e não tem de jogar os 120 minutos.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica pode fechar médio do Brasileirão por 15 milhões de euros

O Benfica aproxima-se da contratação de André, médio defensivo de 19 anos, ao Corinthians por 15 milhões de euros.

Marco Silva aproxima-se do Benfica: há novidades importantes

Marco Silva está perto de reforçar o Benfica. Técnico português teve este domingo uma reunião positiva com Rui Costa, presidente das águias.

Portugal arranca trabalhos nesta segunda-feira com o foco no Mundial: eis a data da conferência e treino

Portugal inicia esta segunda-feira o estágio de preparação para o Mundial 2026. Haverá conferência de imprensa e treino.

Racing sagra-se campeão e Deportivo de La Coruña volta à elite: eis todos os resultados da última jornada da La Liga 2 e a...

O Racing Club confirmou a conquista da La Liga 2 e fecharam as contas do segundo escalão espanhol após a última jornada.

PUB

Mais Artigos Populares

Lukas Hornicek vai ao Mundial 2026: Eis os convocados da Chéquia

A Chéquia já divulgou a lista final de convocados para o Mundial 2026. Lukas Hornicek, do Braga, está convocado para o torneio.

Enrique Riquelme volta a criticar Florentino Pérez: «Foi um grande presidente, mas isso não lhe dá o direito de vender o clube»

Enrique Riquelme elevou o tom a sete dias das eleições no Real Madrid e acusou Florentino Pérez de preparar uma mudança estrutural no clube.

Brasileirão: Palmeiras de Abel Ferreira bate Chapecoense com contributo de ex-FC Porto

O Palmeiras de Abel Ferreira venceu em casa o Chapecoense por 1-0 na jornada 18 do Brasileirão. Paulinho fez o golo decisivo.