Última horaJá está definida a final da Taça Sul-Americana
Publicidade

Alemanha Sub-21 x Portugal Sub-21 | A um derradeiro passo do sonho lusitano

Diogo Lagos Reis · 4 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Campeonato da Europa sub-21, Final: domingo, 20h00, 6 de junho de 2021

ANTEVISÃO: A ÚLTIMA PARAGEM NO CAMPEONATO DA EUROPA SUB-21

Na 23ª edição do Campeonato da Europa de Sub-21, o grande vencedor será decidido em solo esloveno. Alemanha ou Portugal, quem será?

É O JOGO DE TODAS AS DECISÕES PARA A EQUIPA DAS QUINAS. SERÁ QUE À TERCEIRA É DE VEZ? APOSTA JÁ NESTA FINAL NA BET.PT!

Ambas as seleções encerram esta prova com uma missão clara. Os germânicos desejam vingar a edição de 2019, que perderam na final com a Espanha, e levantar a taça pela terceira vez na história. Por sua vez, a seleção portuguesa sonha em realizar o que nunca foi feito outrora – vencer o Campeonato da Europa de Sub-21. Perspetivo 90 minutos emocionantes, com muita ansiedade e nervos à mistura. É normal, é futebol.

Recordemos então o passado entre estas duas ilustres seleções. Três jogos, três vitórias para Portugal em fases finais. É um facto de que o grito lusitano tem levado a melhor sobre a força germânica. Não obstante, subestimar o adversário é um passo estreito para a derrota.

A Alemanha afirma-se com um coletivo fortíssimo e agressivo, junto de uma ótima capacidade ofensiva. Do outro lado, Portugal transita numa “autoestrada” de 12 vitórias consecutivas até à final. Derrubou a Inglaterra. Eliminou a Itália e Espanha (ambas com cinco títulos europeus). Incrível… Mérito da geração dourada que venceu o Europeu de sub-17 e sub-19. Conseguirão agarrar também o de sub-21?

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Portugal garante a terceira presença na final de um Campeonato da Europa sub-21, após perder em 1994 e 2015.
  2. Alemanha alcança a terceira final consecutiva (2017, 2019 e 2021).
  3. Portugal é o melhor ataque do Euro 2021 (12 golos) e é a segunda melhor defesa (3 golos sofridos).
  4. O último confronto entre as duas potências (em fases finais) terminou 5-0 para Portugal.
  5. A formação germânica não perde há oito jogos consecutivos e Portugal há 12.
  6. Dany Mota e Lukas Nmecha são os melhores marcadores das duas seleções, ambos com três golos.
  7. Florian Wirtz marcou o golo mais rápido da história de fases final do Euro sub-21 (29 segundos), nas meias finais frente aos Países Baixos.
  8. A Alemanha é a seleção que possui mais empates deste Euro (3). Em contrapartida, Portugal apenas dispõe de vitórias.
  9. A maior vitória de Portugal fora de portas foi na qualificação para o Euro de 2019, diante do Liechtenstein (0-9).
  10. A média de golos marcados de Portugal e Alemanha nos seus confrontos é de 67 e 0.33 (respetivamente).

 

JOGADORES A TER EM CONTA

Lukas Nmecha (Alemanha) – No decorrer do torneio, o internacional alemão tem sido uma peça importantíssima do “puzzle” germânico. Três golos e uma assistência são os seus números até ao momento. Com certeza, procurará causar alguns estragos e entregar o cetro à Alemanha. Além disso, é importante frisar que, nos últimos dias, tem sido muito associado ao Sporting CP. Por isso, meus caros leitores sportinguistas, poderá ser interessante observar Nmecha na final.

 

Dany Mota (Portugal) – Se estiver em forma na final como esteve contra a Itália, pode muito bem ser o jogador-chave da conquista do título. Estava endiabrado. Aquele golo de bicicleta, uma arte ao estilo de Picasso… Que categoria de jogador. Acho que Rui Jorge acertou em cheio. Sabe arrastar a marcação, joga muito bem na profundidade e é muito competente à frente da baliza. Aliás, é o melhor marcador de Portugal e poderá tornar-se no melhor da competição. Agora é contigo Dany, vai com tudo!

 

XI’S PROVÁVEIS

Alemanha: Finn Dahmen, David Raum, Nico Schlotterbeck, Amos Pieper, Josha Vagnoman, Arne Maier, Niklas Dorsch, Mergim Berisha, Florian Wirtz, Ridle Baku, Lukas Nmecha

Treinador: Stefan Kuntz

“Este espírito de equipa é extraordinário. As equipas que tinham mais valor de mercado estão todas em casa. Penso que os rapazes já mostraram que têm muito talento”.

 

Portugal: Diogo Costa, Abdu Conté, Diogo Leite, Diogo Queirós, Diogo Dalot, Daniel Bragança, Gedson Fernandes, Vitinha, Fábio Vieira, Rafael Leão, Dany Mota

Treinador: Rui Jorge

“Em 2015 vencemos 11 jogos consecutivos e com o triunfo nas meias-finais atingimos os 12º: é sensacional. As pessoas têm de perceber que é algo extremamente difícil. Vencemos equipas como Inglaterra, Espanha e Itália, esta geração está a fazer um percurso excelente. Todos os jogadores, os que jogaram mais e os que jogaram menos, têm contribuído para a equipa”.

 

PREVISÃO DE RESULTADO: ALEMANHA SUB-21 0-2 PORTUGAL SUB-21

Diogo Lagos Reis

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Europa League

Resistir e Sonhar | Ferencváros x Torreense

Depois dos baldes de água fria frente a Tondela e sobretudo Sunderland, o Torreense vê nova oportunidade de espantar a Europa a ser providenciada por um dos mais rodados adversários que lhe calhou em sorteio. O histórico Ferencváros participa em fases de grupos ou liga europeias consecutivamente desde 2020 e ganhou a liga húngara sete vezes seguidas, até se deixar surpreender a época passada pelo Györ – ora, como grande dominador daquele futebol, restava apenas ao Ferencváros dar uma de Bayern, absorvendo o talento que se atreveu a meter em causa a hegemonia. E assim substituiu o lendário Robbie Keane por Balász Borbély, o eslovaco de 47 que cometeu a proeza (regressando assim a casa, ele que já tinha treinado juniores e equipa secundária do Ferencváros entre 2019 e 2022).  Antecipava-se, por isso, conto de fadas. Que Borbély conseguisse imprimir o registo dominador de outrora em contexto nacional e manter o sucesso recente fora-de-portas, conciliando harmoniosamente os índices competitivos. Enquanto se tem conseguido cumprir com a segunda expectativa (veja-se o percurso dos húngaros, que ultrapassaram todas as rondas de qualificação), as coisas não vão de feição na Liga, com cinco empates em nove jornadas. «Nem tudo correu como planeado nesta temporada», explicou assim na antevisão ao encontro desta quinta-feira. «Os resultados na Liga Europa são bons, mas não acho que exista uma grande diferença na forma como jogamos para as duas competições».

Pedro Cantoneiro · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.