Lateral Direita: A especialidade de Portugal

- Advertisement -

Contrariamente ao apregoado por muitos adeptos, a verdade é que a seleção nacional não tem, atualmente, um conjunto de soluções de classe mundial.

Embora Fernando Santos tenha à sua disposição várias unidades de bom nível, como as estrelas do campeonato português e vários jogadores úteis aos grandes europeus, faltam ainda alguns craques de classe mundial para que Portugal esteja ao nível dos melhores.

No entanto, além de Ronaldo, Bernardo Silva e, por enquanto, Pepe, há uma posição onde Portugal pode, de facto, estar ao nível das melhores seleções do mundo, não apenas pela qualidade, mas pela quantidade de opções: o lado direito da defesa.

Começando pelo dono do lugar no Euro 2016, nas Confederações em 2017 e, ainda, na maior parte dos jogos do Mundial 2018, Cédric Soares será, provavelmente, à data, mais problema do que solução.

É verdade que o lateral do Southampton não é mau jogador, nem causará a Portugal derrotas, mas possivelmente também não será um verdadeiro acrescento na procura pela vitória. O antigo jogador do Sporting cumpre, apenas. E, numa posição com tantas opções, cumprir já não é suficiente.

Cédric foi o titular de Portugal na fase de grupos do Mundial 2018
Fonte: FPF

Fernando Santos costuma preferir manter o seu núcleo de jogadores, mas, caso insista em Cédric nas próximas convocatórias, poderá estar a travar um salto de qualidade da equipa das quinas.

Relativamente ao outro lateral direito presente na Rússia, Ricardo Pereira já está um passo acima do seu colega da Premier League. Muito superior no capítulo ofensivo, evoluiu como defesa ao longo da temporada no FC Porto e, na melhor liga do mundo, poderá dar novo salto.

Ricardo Pereira trocou o FC Porto pelo Leicester City este Verão
Fonte: FPF

A evolução de Ricardo em Inglaterra é ainda uma incógnita, mas até agora (e apesar do erro frente ao Manchester United na primeira jornada), o lateral vai dando bons sinais e pode tornar-se numa opção ainda mais válida.

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal derrota a Polónia e termina fase de grupos do Europeu de Futsal com registo perfeito

A fase de grupos do Europeu de Futsal chegou ao fim com o triunfo de Portugal por 3-2 frente à Polónia, vencendo assim todos os jogos desta fase.

Futuro de Andreas Schjelderup mais perto de estar decidido

Andreas Schjelderup deverá manter-se ao serviço do Benfica. O extremo norueguês prepara-se para renovar contrato até 2031.

Eis o ranking da UEFA após as qualificações diretas do FC Porto e Braga

As qualificações diretas para os oitavos-de-final da Europa League por parte do FC Porto e Braga melhoraram ainda mais a pontuação no ranking UEFA.

Carlos Vicens: «Objetivo cumprido, alcançar o apuramento com os adversários que tivemos teve muito mérito»

Carlos Vicens reagiu ao encontro entre o Braga e o Go Ahead Eagles, que terminou com um empate a zero.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli: «A Primeira Liga ainda não é vista como competitiva o suficiente. E isso não é verdade»

Francesco Farioli analisou o desfecho do duelo da 8.ª jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Rangers no Estádio do Dragão.

Europa League: os 12 emblemas eliminados da prova

Está fechada a fase de liga da Europa League. Tal como na Champions League, oito emblemas conseguiram apurar-se para os oitavos de final.

Eis o quadro de jogos dos playoffs da Europa League

Após uma noite com 18 jogos em simultâneo, estão fechadas as 16 equipas que irão participar nos playoffs de acesso aos oitavos-de-final da Europa League.