Liga das Nações: Itália e Polónia no caminho para a ‘Final Four’

- Advertisement -

Cabeçalho Seleção Nacional

Nota prévia: O funcionamento desta Liga das Nações, bem como as suas vantagens e desvantagens, estão explicados, em três episódios do podcast 120s de Bola, na página seguinte deste artigo.

Não nos podemos queixar da sorte. Tendo em conta os possíveis adversários da seleção portuguesa, o emparelhamento com Itália e Polónia (jogos a disputar entre Setembro e Novembro deste ano, um deles em casa, o outro fora) no grupo 3 da Liga A pode ser visto com optimismo.

É certo que os transalpinos têm na Liga das Nações uma óptima oportunidade para vingar o não-apuramento para o Mundial 2018 e que os polacos têm registado um crescimento assinalável nos últimos anos, mas estas seleções acabam por ser teoricamente mais acessíveis do que uma França (adversário teoricamente mais difícil do pote 2) ou uma Holanda (pote 3), pelo que o apuramento para a fase final desta competição (apenas assegurado pelo 1º lugar no grupo) está ao alcance de Portugal.

Caso se qualifique, a seleção lusa apurar-se-á para a Final Four, a disputar e Junho de 2019, com anfitrião a designar em Dezembro deste ano, onde encontrará os vencedores dos grupos 1 (Alemanha, França e Holanda), 2 (Bélgica, Suíça e Islândia) e 4 (Espanha, Inglaterra e Croácia) da Liga A. Caso vença a Liga das Nações, Portugal, para além de colecionar mais um título, garantirá o apuramento para o Euro 2020.

Eis o sorteio completo da Liga das Nações 2018/19 Fonte: UEFA
Eis o sorteio completo da Liga das Nações 2018/19
Fonte: UEFA

Quanto ao sorteio das outra Ligas (onde o primeiro lugar do grupo garante a subida de divisão e o último a despromoção, excepto na Liga D), e cujo sorteio completo deixamos na imagem acima, reina o equilíbrio na Liga B, com grupos previsivelmente muito renhidos, alguma vantagem teórica para Hungria e Grécia no grupo 2, Eslovénia no grupo 3 e Sérvia no grupo 4 da Liga C e ainda para a Bielorrúsia no grupo 2 e para o Azerbeijão no grupo 3 da Liga D.

Mas o favoritismo é apenas, lá está, teórico. Porque hoje em dia, como se ouve cada vez mais dizer, já não há jogos fáceis. E como esta Liga das Nações visa terminar com os jogos amigáveis, essa facilidade termina, definitivamente. A partir de agora será sempre a doer.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sorteio da Taça de Portugal é esta quarta-feira e conta conta com uma novidade

O sorteio da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal está agendado para as 18h desta quarta-feira. Os 5 clubes em competições europeias não participam nesta ronda.

Ex-SportingTeo Gutiérrez anuncia fim da carreira aos 41 anos

Teo Gutiérrez, antigo avançado do Sporting, anunciou o fim da carreira profissional aos 41 anos, com a despedida marcada para dezembro.

Argentina vai cumprir as suspensões do Mundial 2026 nos próximos jogos particulares

A Argentina vai cumprir as suspensões causadas pelas cenas de pancadaria na final do Mundial 2026 nos jogos amigáveis frente à Bolívia, Burkina Faso e Benin.

Francesco Totti revela os 2 clubes que o convidaram para jogar na Serie A aos 48 anos: «Disse não»

Francesco Totti revelou, na sua autobiografia, que recebeu propostas para jogar no Génoa e no Como quando tinha 48 anos.

PUB

Mais Artigos Populares

Pausa para seleções: Quem são os melhores marcadores da Primeira Liga até ao momento?

Com o início da primeira paragem de seleções, olhamos para os jogadores se têm vindo a destacar na Primeira Liga ao nível de golos.

Com a primeira paragem para seleções à porta: vê como está a tabela da Premier League

A primeira paragem para seleções irá interromper os campeonatos nacionais. Na Premier League temos uma disputa forte pelo primeiro lugar.

Givairo Read desperta interesse do Liverpool após início de época de destaque

O Liverpool identificou Givairo Read como uma possível solução para a lateral-direita, numa altura em que o jogador se destaca no Feyenoord.