Liga das Nações: Itália e Polónia no caminho para a ‘Final Four’

- Advertisement -

Cabeçalho Seleção Nacional

Nota prévia: O funcionamento desta Liga das Nações, bem como as suas vantagens e desvantagens, estão explicados, em três episódios do podcast 120s de Bola, na página seguinte deste artigo.

Não nos podemos queixar da sorte. Tendo em conta os possíveis adversários da seleção portuguesa, o emparelhamento com Itália e Polónia (jogos a disputar entre Setembro e Novembro deste ano, um deles em casa, o outro fora) no grupo 3 da Liga A pode ser visto com optimismo.

É certo que os transalpinos têm na Liga das Nações uma óptima oportunidade para vingar o não-apuramento para o Mundial 2018 e que os polacos têm registado um crescimento assinalável nos últimos anos, mas estas seleções acabam por ser teoricamente mais acessíveis do que uma França (adversário teoricamente mais difícil do pote 2) ou uma Holanda (pote 3), pelo que o apuramento para a fase final desta competição (apenas assegurado pelo 1º lugar no grupo) está ao alcance de Portugal.

Caso se qualifique, a seleção lusa apurar-se-á para a Final Four, a disputar e Junho de 2019, com anfitrião a designar em Dezembro deste ano, onde encontrará os vencedores dos grupos 1 (Alemanha, França e Holanda), 2 (Bélgica, Suíça e Islândia) e 4 (Espanha, Inglaterra e Croácia) da Liga A. Caso vença a Liga das Nações, Portugal, para além de colecionar mais um título, garantirá o apuramento para o Euro 2020.

Eis o sorteio completo da Liga das Nações 2018/19 Fonte: UEFA
Eis o sorteio completo da Liga das Nações 2018/19
Fonte: UEFA

Quanto ao sorteio das outra Ligas (onde o primeiro lugar do grupo garante a subida de divisão e o último a despromoção, excepto na Liga D), e cujo sorteio completo deixamos na imagem acima, reina o equilíbrio na Liga B, com grupos previsivelmente muito renhidos, alguma vantagem teórica para Hungria e Grécia no grupo 2, Eslovénia no grupo 3 e Sérvia no grupo 4 da Liga C e ainda para a Bielorrúsia no grupo 2 e para o Azerbeijão no grupo 3 da Liga D.

Mas o favoritismo é apenas, lá está, teórico. Porque hoje em dia, como se ouve cada vez mais dizer, já não há jogos fáceis. E como esta Liga das Nações visa terminar com os jogos amigáveis, essa facilidade termina, definitivamente. A partir de agora será sempre a doer.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gilberto Filipe sagra-se tricampeão mundial de Equitação de Trabalho

Gilberto Filipe tornou-se tricampeão mundial de Equitação de Trabalho. O português é o primeiro cavaleiro a alcançar este feito.

Marcus Edwards toma decisão e vai representar a seleção do Chipre

Marcus Edwards decidiu representar a seleção do Chipre. O antigo extremo do Sporting tem dupla nacionalidade britânico-cipriota.

Liga Saudita e Cristiano Ronaldo quer castigo de adeptos que provocaram Ruben Neves

A Liga da Arábia Saudita condenou os adeptos que provocaram Rúben Neves com cânticos sobre Diogo Jota. Cristiano Ronaldo também exigiu uma ação da Liga.

FC Porto: 4 jogadores trabalham em dia de folga antes da preparação para o Clássico frente ao Benfica

Em dia de folga para o resto do plantel do FC Porto, João Costa, Zaidu, Victor Froholdt e Oskar Pietuszewski realizaram trabalho de recuperação.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa italiana desiludida com Gonçalo Ramos: «Rendimento fica aquém do investimento de 74 milhões de euros»

Três grandes jornais italianos e vários comentadores deixaram críticas a Gonçalo Ramos, que leva um golo nos primeiros quatro jogos pelo AC Milan.

Leonardo Jardim e a vitória do Flamengo sobre o Corinthians: «Se houvesse justiça, seria 10 a 1»

Leonardo Jardim elogiou Bruno Henrique e a vitória do Flamengo frente ao Corinthians, destacando o regresso à liderança do Brasileirão.

Rúben Dias acusa Bruno Fernandes de agressão: «Fiquei um bocado confuso»

Rúben Dias reagiu à vitória do Manchester City no terreno do Manchester United e afirmou que Bruno Fernandes agrediu Phil Foden no lance da expulsão.