Liga das Nações: Itália e Polónia no caminho para a ‘Final Four’

- Advertisement -

Cabeçalho Seleção Nacional

Nota prévia: O funcionamento desta Liga das Nações, bem como as suas vantagens e desvantagens, estão explicados, em três episódios do podcast 120s de Bola, na página seguinte deste artigo.

Não nos podemos queixar da sorte. Tendo em conta os possíveis adversários da seleção portuguesa, o emparelhamento com Itália e Polónia (jogos a disputar entre Setembro e Novembro deste ano, um deles em casa, o outro fora) no grupo 3 da Liga A pode ser visto com optimismo.

É certo que os transalpinos têm na Liga das Nações uma óptima oportunidade para vingar o não-apuramento para o Mundial 2018 e que os polacos têm registado um crescimento assinalável nos últimos anos, mas estas seleções acabam por ser teoricamente mais acessíveis do que uma França (adversário teoricamente mais difícil do pote 2) ou uma Holanda (pote 3), pelo que o apuramento para a fase final desta competição (apenas assegurado pelo 1º lugar no grupo) está ao alcance de Portugal.

Caso se qualifique, a seleção lusa apurar-se-á para a Final Four, a disputar e Junho de 2019, com anfitrião a designar em Dezembro deste ano, onde encontrará os vencedores dos grupos 1 (Alemanha, França e Holanda), 2 (Bélgica, Suíça e Islândia) e 4 (Espanha, Inglaterra e Croácia) da Liga A. Caso vença a Liga das Nações, Portugal, para além de colecionar mais um título, garantirá o apuramento para o Euro 2020.

Eis o sorteio completo da Liga das Nações 2018/19 Fonte: UEFA
Eis o sorteio completo da Liga das Nações 2018/19
Fonte: UEFA

Quanto ao sorteio das outra Ligas (onde o primeiro lugar do grupo garante a subida de divisão e o último a despromoção, excepto na Liga D), e cujo sorteio completo deixamos na imagem acima, reina o equilíbrio na Liga B, com grupos previsivelmente muito renhidos, alguma vantagem teórica para Hungria e Grécia no grupo 2, Eslovénia no grupo 3 e Sérvia no grupo 4 da Liga C e ainda para a Bielorrúsia no grupo 2 e para o Azerbeijão no grupo 3 da Liga D.

Mas o favoritismo é apenas, lá está, teórico. Porque hoje em dia, como se ouve cada vez mais dizer, já não há jogos fáceis. E como esta Liga das Nações visa terminar com os jogos amigáveis, essa facilidade termina, definitivamente. A partir de agora será sempre a doer.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Marco Silva destaca exibição dos jogadores menos utilizados do Benfica: «Não podemos ter uma época positiva só com 12 jogadores»

Marco Silva reagiu ao AC Milan x Benfica, relativo à primeira jornada da Europa League. Águias ganharam por 2-0.

Jonathan Panzo reforça o Levadiakos por uma temporada

O Levadiakos contratou a custo zero Jonathan Panzo. O internacional jovem inglês, que jogou no Rio Ave, assinou um contrato válido por uma temporada.

Adeptos do Benfica não perdoam e assobiaram ex-encarnado que joga no AC Milan

Diego Moreira foi suplente utilizado no AC Milan 0-2 Benfica. Os adeptos dos encarnados assobiaram o ala esquerdo.

Olympiacos oficializa o ex-FC Porto Marius Mouandilmadji

O Olympiacos contratou Marius Mouandilmadji. O avançado de 28 anos deixou o Samsunspor a troco de sete milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Dodi Lukebakio regressou à titularidade com golaço: «Fizemos história»

Dodi Lukebakio reagiu ao AC Milan x Benfica, relativo à primeira jornada da Europa League. Águias ganharam por 2-0.

Lyon de Paulo Fonseca vence Anderlecht de Vítor Bruno e ex-Benfica é decisivo na vitória do Olympiacos: Eis todos os resultados do dia na...

O Benfica triunfou em San Siro numa noite também assinalada pelas vitórias de Paulo Fonseca e do Olympiakos de Yaremchuk.

Brighton elimina Manchester United da Taça da Liga Inglesa

O Manchester United está fora da Taça da Liga Inglesa, depois de perder contra o Brighton por três bolas a duas.