O Dicionário de Fernando Santos: Pepe

- Advertisement -

Terminada mais uma época desportiva ao nível dos clubes, todo o universo do futebol se centra agora no Mundial da Rússia.

Portugal, inserido no grupo B, estreia-se no segundo dia de competição, frente à Espanha. No entanto, a preparação da Seleção Nacional já há muito teve início. Um mês antes do pontapé de saída na Rússia, Fernando Santos anunciou uma das decisões mais importantes: os 23 convocados para a fase final.

Face a um leque de opções alargado, o Engenheiro optou pela variedade. No grupo que vai seguir viagem para a Rússia, todos os jogadores apresentam caraterísticas diferentes, tendo utilidades repartidas pelos diversos contextos.

Assim, até à estreia da Seleção Nacional, o Bola na Rede vai definir, numa palavra, aquele que pode ser o principal contributo de cada jogador para a equipa das Quinas.

Pepe: Desarme.

É indiscutível: embora esteja já na fase descendente da carreira, Pepe é, por larga margem, o melhor central português da atualidade.

Fortíssimo no desarme, o defesa central reúne todas as qualidades dos seus parceiros de setor: A solidez de José Fonte, o domínio do espaço aéreo de Bruno Alves e, apesar da veterania, a velocidade e disponibilidade de Rúben Dias.

O jogador do Besiktas será absolutamente decisivo nas aspirações portuguesas na Rússia pela forma como vai conseguir, ou não, limpar com sucesso o seu raio de ação e, por vezes, compensar as falhas defensivas do coletivo.

Com um meio campo algo despovoado no miolo, um trinco mais lento na recuperação como William Carvalho e um parceiro habitualmente lento no eixo (José Fonte e Bruno Alves têm sido as opções), Pepe vê-se inúmeras vezes obrigado a defender em 1×1 em espaços alargados. Em vários lances, o central é mesmo forçado a reajustar rapidamente o seu posicionamento para dobrar um companheiro e roubar com sucesso o esférico.

Numa equipa onde a eficácia defensiva será sempre a prioridade, o papel do antigo jogador do Real Madrid ganha importância redobrada, mas nem isso parece assustá-lo: Em França, o defesa luso foi de forma indiscutível o melhor central da competição e foi um dos principais responsáveis pelo sucesso da Seleção Nacional.

Na Rússia, restará a Portugal esperar que Pepe repita o desempenho.

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting continua a olhar para as jovens promessas: pérola do Marítimo na mira dos leões

O Sporting é um dos emblemas que está interessado em Nélio Batista. O Real Bétis e o Villarreal também apreciam o médio.

Santa Clara garante guarda-redes ex-Nacional da Madeira

Lucas França está perto de ser confirmado como reforço do Santa Clara. O guarda-redes encontra-se livre no mercado.

Regresso por amor: ex-PSG e Manchester United confirmado no terceiro escalão espanhol

Ander Herrera foi confirmado durante esta terça-feira como o mais recente reforço do Real Zaragoza, regressando ao seu país natal.

O verdadeiro jogo começa agora – O mercado aquece, qual o papel do Big Data nesta fase da época?

André Veras está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É diretor-desportivo e já trabalhou em diversos clubes, entre os quais Braga, Torreense, Trofense e Anadia. Aqui, analisa o papel do dirigente desportivo em Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa internacional deixa garantia: extremo vai assinar pelo Sporting por 3 temporadas

Sebastián Osorio está pronto para ser reforço do Sporting. O extremo vai abandonar o Universitario em breve.

Hansi Flick coloca travão: jogador do Barcelona estava a caminho de outro emblema espanhol mas transferência pode ser cancelada

Brian Fariñas estava muito perto de ser reforço do Girona. No entanto, Hansi Flick quer analisar o médio na pré-temporada do Barcelona.

Harry Kane aborda o desentendimento entre Jude Bellingham e Thomas Tuchel: «As coisas são, por vezes, exageradas»

Harry Kane desmentiu os rumores de tensão na seleção de Inglaterra, após o desentendimento entre Jude Bellingham e o selecionador Thomas Tuchel.