O Dicionário de Fernando Santos: Pepe

- Advertisement -

Terminada mais uma época desportiva ao nível dos clubes, todo o universo do futebol se centra agora no Mundial da Rússia.

Portugal, inserido no grupo B, estreia-se no segundo dia de competição, frente à Espanha. No entanto, a preparação da Seleção Nacional já há muito teve início. Um mês antes do pontapé de saída na Rússia, Fernando Santos anunciou uma das decisões mais importantes: os 23 convocados para a fase final.

Face a um leque de opções alargado, o Engenheiro optou pela variedade. No grupo que vai seguir viagem para a Rússia, todos os jogadores apresentam caraterísticas diferentes, tendo utilidades repartidas pelos diversos contextos.

Assim, até à estreia da Seleção Nacional, o Bola na Rede vai definir, numa palavra, aquele que pode ser o principal contributo de cada jogador para a equipa das Quinas.

Pepe: Desarme.

É indiscutível: embora esteja já na fase descendente da carreira, Pepe é, por larga margem, o melhor central português da atualidade.

Fortíssimo no desarme, o defesa central reúne todas as qualidades dos seus parceiros de setor: A solidez de José Fonte, o domínio do espaço aéreo de Bruno Alves e, apesar da veterania, a velocidade e disponibilidade de Rúben Dias.

O jogador do Besiktas será absolutamente decisivo nas aspirações portuguesas na Rússia pela forma como vai conseguir, ou não, limpar com sucesso o seu raio de ação e, por vezes, compensar as falhas defensivas do coletivo.

Com um meio campo algo despovoado no miolo, um trinco mais lento na recuperação como William Carvalho e um parceiro habitualmente lento no eixo (José Fonte e Bruno Alves têm sido as opções), Pepe vê-se inúmeras vezes obrigado a defender em 1×1 em espaços alargados. Em vários lances, o central é mesmo forçado a reajustar rapidamente o seu posicionamento para dobrar um companheiro e roubar com sucesso o esférico.

Numa equipa onde a eficácia defensiva será sempre a prioridade, o papel do antigo jogador do Real Madrid ganha importância redobrada, mas nem isso parece assustá-lo: Em França, o defesa luso foi de forma indiscutível o melhor central da competição e foi um dos principais responsáveis pelo sucesso da Seleção Nacional.

Na Rússia, restará a Portugal esperar que Pepe repita o desempenho.

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli fez o rescaldo da Supertaça ganha pelo FC Porto: eis a conferência de imprensa do treinador

Francesco Farioli analisou com maior profundidade o encontro entre o FC Porto e o Torreense, da final da Supertaça de Portugal.

Pedro Proença quebra o silêncio: «Em momento nenhum, opiniões do cidadão Pedro Proença ditas num determinado momento e circunstância se podem confundir com o...

Pedro Proença foi à zona mista depois da Supertaça. Presidente da FPF falou na polémica dos áudios em que está envolvido.

FC Porto já ergueu o primeiro troféu da época: eis o momento do levantar da Supertaça

O FC Porto venceu o Torreense em Coimbra durante a noite deste sábado, conquistando assim a Supertaça de Portugal.

André Silva promete golos e destaca: «É o meu primeiro título pela equipa A do FC Porto»

O FC Porto e o Torreense enfrentaram-se na Supertaça de Portugal. Dragões venceram e André Silva já reagiu ao resultado final.

PUB

Mais Artigos Populares

Javi Vázquez foi a Revelação da Supertaça e admite: «Orgulhosos, mas não contentes. Vínhamos para ganhar»

O FC Porto e o Torreense enfrentaram-se na Supertaça de Portugal. Dragões venceram e Javi Vázquez já reagiu ao resultado final.

Luís Tralhão admite sensação agridoce: «Já estou habituado a ganhar Taças e sentir que ficámos perto…»

Luís Tralhão abordou a partida entre o FC Porto e o Torreense, jogo relativo à final da Supertaça de Portugal.

Pedidos de penálti: Dany Jean ficou a queixar-se após lance na área do FC Porto nos descontos da Supertaça

FC Porto e Torreense enfrentaram em Coimbra durante este sábado na Supertaça de Portugal. Minutos finais motivaram pedidos de penálti sobre Dany Jean.