Publicidade

Austrália 2-3 Alemanha: Alemães não impressionam na estreia

Vasco Moreira · 3 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Cabeçalho Futebol Internacional

A Austrália não contava com o capitão Jedinak, de fora por lesão e apresentou-se com uma defesa a três e com Juric sozinho na frente de ataque. Na Alemanha era o Sané que não podia contribuir, também lesionado. Draxler era o mais experiente, apesar das apenas 30 internacionalizações.

A bola rolava há 4 minutos quando, depois de uma boa jogada de aceleração pela direita de Julian Brandt, Stindl finalizou o cruzamento atrasado do jovem alemão e abriu o marcador. A seleção australiana voltou a não aguentar muito tempo, já com o Brasil haviam sofrido golo no primeiro minuto.

Os australianos tentavam sair curto e jogar apoiado, batendo apenas quando obrigados pela pressão alemã. Ainda assim não passavam o meio-campo e a Alemanha ia controlando o jogo. Aos 15’ Wagner ficou muito próximo do 2-0 e aos 20’ foi Brandt quem meteu Matt Ryan à prova depois de um excelente passe de Goretzka, dois lances pelo lado direito. Ryan voltou a ter trabalho aos 26’ num bom remate colocado, novamente por intermédio de Brandt.

Aos 36’ minutos um livre lateral resultou no primeiro lance de perigo dos australianos, Sainsbury apareceu sem qualquer marcação, mas falhou o cabeceamento em frente a Leno. Não aproveitaram a primeira oferta, mas aproveitaram a segunda, aos 41’ Rogic recebeu sozinho no meio campo adversário, rematou primeiro contra um opositor, deixando Leno fora do lance, e depois para o fundo das redes. Clara falta de marcação e relaxamento por parte dos germânicos.

Apenas um minuto depois, a Alemanha acelerou e Goretzka só foi parado em falta, dentro da grande área. Chamado a bater, o capitão Draxler enganou Ryan e voltou a deixar os seus em vantagem, no último lance relevante do primeiro tempo.

Momento do penalty que deu origem ao segundo golo da Alemanha Fonte: FIFA
Momento do penalty que deu origem ao segundo golo da Alemanha
Fonte: FIFA

A segunda parte começou praticamente com uma grande bola de Kimmich, novamente a explorar a direita do ataque, para Goretzka que não desperdiçou e fez o 3-1. Os pupilos de Low pensaram que estava feito, voltaram a relaxar e permitiram um bom lance individual de Rogic que teve de ser parado em falta à entrada da grande área. Na sequência do livre, Leno deu uma autêntica fífia e Juric reduziu facilmente para 3-2, estavam decorridos 54’ minutos de jogo.

A seleção australiana pressionava mais alto e a Alemanha tinha mais dificuldade em chegar à frente. Chegaram as primeiras alterações, primeiro Low trocou Bandt por Suele, passando a utilizar uma defesa a 3 e do outro lado foi Rogic, elemento mais esclarecido do lado australiano a dar lugar a Troisi.

A Alemanha tinha neste momento Werner – tinha substituído Wagner – sozinho na frente de ataque, mas mesmo sozinho, ganhou uma bola já na grande área, driblou um adversário e enviou ao poste num grande lance individual. Até final destaca-se um grande domínio de Juric, que trabalhou bem e deu a Kruse, mas o remate deste saiu fácil para Leno e a entrada de Tim Cahill.

Low garantiu a centésima vitória ao serviço da seleção, mas não tem grandes motivos para sorrir. Os seus jogadores relaxaram demasiado e estiveram muito abaixo do exigido no segundo tempo, perante uma Austrália muito limitada.

Foto de Capa: Mirror

A FIGURA

Fonte: FIFA
Fonte: FIFA

Não houve nenhum grande destaque individual, mas quanto a mim Brandt foi o mais esclarecido dentro das quatro linhas. Todas as ações foram boas e foi sempre um perigo até ser retirado. Goretzka também merece uma nota, uma vez que marcou e ainda sofreu o penálti.

FORA-DE-JOGO

Fonte: ESPN
Fonte: ESPN

 Leno facilitou muito no lance do segundo golo australiano, não podia nunca largar aquela bola e vai para ele a nota mais negativa da partida. Não fez por merecer o voto de confiança do seu timoneiro que deixou Trapp, habitual titular do PSG, no banco.

Vasco Moreira

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.