ABC/UMinho vence Taça de Portugal

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesRealizou-se este fim de semana a Final Four da Taça de Portugal de Andebol Seniores Masculinos 2016/2017 em Fafe. Era o último troféu por disputar em Portugal. No sábado, dia 03/06/2017, disputaram-se as duas meias finais: Sporting CP vs AA Avanca e FC Porto vs ABC/UMinho. Na primeira, os campeões nacionais venceram, com mais dificuldade do que seria previsível, o AA Avanca por 24-21. Na segunda o FC Porto não conseguiu superar a equipa de Carlos Resende, tendo perdido 23-22 com um golo de Pedro Seabra Marques no último segundo. Com esta derrota o FC Porto está há duas épocas sem vencer qualquer troféu.

Hoje, dia 04/06/17, jogou-se a grande final: Sporting CP vs ABC/UMinho. O Sporting queria, depois de conquistar a Challenge Cup e o Campeonato Nacional, conquistar o terceiro troféu esta época. O ABC/UMinho queria voltar a conquistar a competição dois anos depois.

Apesar de ambas as equipas quererem muito conquistar o troféu, o ABC entrou em jogo com um ritmo muito elevado, apanhando o Sporting CP um pouco desprevenido e desconcentrado, e conseguiu desde cedo ter vantagem no marcador. Com efeito, ao intervalo o resultado era 14-19.

FAP
O ABC venceu a sua 12.ª Taça de Portugal
Fonte: FAP

Uma vantagem confortável, mas que em Andebol não é decisiva. No recomeço da partida a equipa de Hugo Canela mostrou o porquê de ser a campeã nacional e entrou determinada a recuperar a desvantagem. Com muito esforço e dedicação a equipa verde e branca conseguiu impedir a derrota, vencendo 16-11 na segunda parte. Com esta recuperação o resultado final no tempo regulamentar foi 30-30. E todos ficámos gratos por podermos ter pelo menos mais dez minutos deste grande espetáculo de Andebol.

Durante os dez minutos do prolongamento, o ABC contou com Pedro Seabra Marques em grande estilo, o que permitiu que arranjasse mais soluções em termos ofensivos. Em termos defensivos, a defesa aguerrida e a boa exibição de Emanuel Ribeiro dificultaram muito a primeira linha do Sporting CP. Desta forma o ABC/UMinho venceu 5-3 no prolongamento, sendo o resultado final 33-35 a favor da equipa bracarense. Este pode ter sido o último troféu de Carlos Resende em Braga, já que o ex-internacional português é muito pretendido em outras paragens.

Foto de Capa: FAP

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Arsenal x Coventry City: Onde ver o 1º jogo da Premier League 2026/27?

O Arsenal x Coventry City é o primeiro jogo da Premier League 2026/27 e será transmitido na DAZN 1. Duelo é já esta sexta-feira.

Sunderland tem nova proposta por Geny Catamo: eis os valores

O Sunderland oferece 33 milhões de euros + 7 milhões de euros por Geny Catamo. Sporting deve recusar proposta, de acordo com a imprensa nacional.

Troca de pilotos na Red Bull Racing e Racing Bulls antes do GP dos Países Baixos

Isack Hadjar de fora do GP dos Países Baixos. Liam Lawson é promovido à Red Bull Racing enquanto Yuki Tsunoda ocupa o seu lugar na Racing Bulls.

Pablo Maffeo emprestado ao Valência dois meses depois de ser contratado pelo Olympiacos

Pablo Maffeo foi anunciado no Valência. O lateral-direito chega do Olympiacos por empréstimo até ao final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Manuel Mendonça deixa Sporting e assina com o Moreirense

Manuela Mendonça foi anunciado no Moreirense. O médio-ofensivo chega do Sporting e assina um contrato válido por quatro temporadas.

Miguel Cardoso é reforço do Erzurumspor

Miguel Cardoso foi anunciado no Erzurumspor. O extremo deixa o Kayserispor e assina um contrato válido por duas temporadas.

West Ham de Nuno Espírito Santo contrata Joel Piroe

Joel Piroe foi anunciado no West Ham. O ponta-lança chega do Leeds United por empréstimo, com uma cláusula de compra obrigatória de 9,3 milhões de euros