ABC/UMinho vence Taça de Portugal

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesRealizou-se este fim de semana a Final Four da Taça de Portugal de Andebol Seniores Masculinos 2016/2017 em Fafe. Era o último troféu por disputar em Portugal. No sábado, dia 03/06/2017, disputaram-se as duas meias finais: Sporting CP vs AA Avanca e FC Porto vs ABC/UMinho. Na primeira, os campeões nacionais venceram, com mais dificuldade do que seria previsível, o AA Avanca por 24-21. Na segunda o FC Porto não conseguiu superar a equipa de Carlos Resende, tendo perdido 23-22 com um golo de Pedro Seabra Marques no último segundo. Com esta derrota o FC Porto está há duas épocas sem vencer qualquer troféu.

Hoje, dia 04/06/17, jogou-se a grande final: Sporting CP vs ABC/UMinho. O Sporting queria, depois de conquistar a Challenge Cup e o Campeonato Nacional, conquistar o terceiro troféu esta época. O ABC/UMinho queria voltar a conquistar a competição dois anos depois.

Apesar de ambas as equipas quererem muito conquistar o troféu, o ABC entrou em jogo com um ritmo muito elevado, apanhando o Sporting CP um pouco desprevenido e desconcentrado, e conseguiu desde cedo ter vantagem no marcador. Com efeito, ao intervalo o resultado era 14-19.

FAP
O ABC venceu a sua 12.ª Taça de Portugal
Fonte: FAP

Uma vantagem confortável, mas que em Andebol não é decisiva. No recomeço da partida a equipa de Hugo Canela mostrou o porquê de ser a campeã nacional e entrou determinada a recuperar a desvantagem. Com muito esforço e dedicação a equipa verde e branca conseguiu impedir a derrota, vencendo 16-11 na segunda parte. Com esta recuperação o resultado final no tempo regulamentar foi 30-30. E todos ficámos gratos por podermos ter pelo menos mais dez minutos deste grande espetáculo de Andebol.

Durante os dez minutos do prolongamento, o ABC contou com Pedro Seabra Marques em grande estilo, o que permitiu que arranjasse mais soluções em termos ofensivos. Em termos defensivos, a defesa aguerrida e a boa exibição de Emanuel Ribeiro dificultaram muito a primeira linha do Sporting CP. Desta forma o ABC/UMinho venceu 5-3 no prolongamento, sendo o resultado final 33-35 a favor da equipa bracarense. Este pode ter sido o último troféu de Carlos Resende em Braga, já que o ex-internacional português é muito pretendido em outras paragens.

Foto de Capa: FAP

Pedro Palma
Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A festa de amarelo do Brasil de Vinícius Júnior e dos Bafana Bafana – Diário do Mundial 2026 #14

Começaram as decisões no Mundial 2026. Os Grupos A, B e C da competição já têm apurados, 3º lugares e eliminados bem definidos.

Lista atualizada: já há 7 seleções eliminadas do Mundial 2026

O Catar e a Chéquia estão eliminados do Mundial 2026. Duas seleções já viram confirmado o afastamento da competição.

África do Sul surpreende Coreia do Sul e está nos 16 avos de final do Mundial 2026 junto de México 100% vitorioso

Decisões conhecidas no Grupo A do Mundial 2026. Tanto o México como a África do Sul seguem direto para os 16 avos de final da prova.

Eis o 11 da 2ª jornada do Mundial 2026 pelo Bola na Rede

O Bola na Rede vai escolher a melhor equipa da jornada de todas as rondas do Mundial 2026. Eis as escolhas da 2.ª jornada da fase de grupos.

PUB

Mais Artigos Populares

Brasil celebra regresso de Neymar e 1º lugar por marcar mais golos que Marrocos e Escócia reza por 3º lugar no Mundial 2026

O Brasil venceu a Escócia e está nos 16 avos de final. Marrocos também venceu o Haiti e segue para a mesma fase no 2.º lugar do grupo do Mundial 2026.

Matheus Cunha volta a retribuir titularidade e faz o 3-0 do Brasil contra a Escócia

Matheus Cunha marcou o terceiro golo dos canarinhos. Escócia e Brasil defrontam-se na terceira jornada da fase de grupos.

Vinícius Júnior está on fire e bisa para dilatar vantagem do Brasil contra a Escócia no Mundial 2026

Vinícius Júnior já bisou e chegou aos quatro golos neste Mundial. Escócia e Brasil defrontam-se na terceira jornada da fase de grupos.