“Desculpa, Frade, eles não sabem o que fazem”

    Comecemos pelo recém-eleito melhor jovem andebolista do mundo, Luís Frade. Apesar de se mostrar ao mundo no Sporting CP, Luís Frade fez toda a sua formação no Águas Santas, onde se estreou em 2015/16 no Andebol 1. Em 2018/19, mudou-se para “os leões”, onde teve a oportunidade de mostrar as suas competências nos palcos europeus, e onde conquistou o título de campeão nacional.

    Na próxima época, com apenas 21 anos, vai jogar pelo colosso europeu Barcelona, onde se espera que continue o seu desenvolvimento como um dos melhores pivots do mundo. Na seleção, fez parte da equipa que alcançou o quarto lugar no Europeu de Sub-20 em 2018, o quarto lugar no Mundial Sub-21 em 2019 e o histórico sexto lugar no Europeu de 2020. Para Tierry Anti, treinador do Sporting na época 2019/20, Frade era o Ludovic Fabregas (pivot francês do Barcelona) do Sporting.

    Luís Frade marcou doze golos em oito jogos do EHF Euro 2020.
    Fonte: Andebol Portugal

    A estatura física (194cm e 118kg) permite ao jovem português ter uma forte presença no momento defensivo, onde jogava a titular a defender no meio, quer no Sporting, quer na Seleção. Além disso, é decisivo no momento ofensivo, criando espaço para os seus colegas, e também tendo a capacidade de finalizar as oportunidades que tem.

    Não é habitual um jogador de 21 anos ter tanta preponderância numa equipa como o Sporting CP e na sua Seleção, ainda mais numa posição tão específica como a de pivot. A margem de progressão ainda é enorme e com os novos desafios que irão surgir na Catalunha só podemos esperar que nos próximos anos um dos melhores pivots do mundo seja português.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Palma
    Pedro Palmahttp://www.bolanarede.pt
    Há mais de dez anos a virar frangos nas balizas do Andebol, adepto ferrenho do Benfica e alentejano. O Andebol é com ele.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.