cab andebol

Nove jogos, nove vitórias! O Porto deste ano em Andebol continua a dominar o campeonato e já foi a Braga derrotar o ABC, pavilhão sempre difícil. O Sporting, que aposta tudo no título, este ano está de certa forma a desiludir, pois já empatou nos Açores com o Sporting da Horta e, mais humilhante – sim, esta é a palavra certa -, perdeu, em casa, com o ISMAI. Com estes dois maus resultados são três pontos (em caso de dúvida ver o P.S do final do texto) os que separam os leões dos dragões, os dois principais candidatos ao título.

É já na Quarta-feira que os dois rivais se encontram, com o Sporting a jogar em “casa”, visto ir jogar em Almada. Este vai ser um jogo que vai mostrar em que ponto está este Sporting, pois a consistência não está a ser a melhor nestes últimos jogos e o Porto continua com um nível alto, como é seu costume. Num ano em que a mudança de duas fases para playoff se faz notar o factor casa pode ser fundamental, mas para tal acontecer ao Sporting, arrisco-me a dizer que será fundamental ganhar o jogo desta Quarta-feira, pois recuperar três ou cinco pontos para uma equipa como o Porto é muito difícil.

Quanto aos restantes, Benfica e ABC vão lutar pelo terceiro lugar na fase regular – atenção, esta é uma opinião pessoal, pelo que tenho visto e lido até agora. Se na classificação quem vai à frente nesta luta são as águias, em campo a equipa de Braga veio à Luz vencer na jornada da semana passada. A luta pelas restantes posições também está animada. Num sempre interessante derby de regiões, o Sporting da Horta vai em quinto e o Madeira SAD em sexto, mas Belenenses, ISMAI, Águas Santas e Passos Manuel estão todos próximos, numa luta pelos playoff que promete ser muito interessante de acompanhar. Aqui penso que serão as duas equipas insulares, Os Belenenses e Águas Santas, a fechar os oito primeiros lugares, sendo impossível definir uma ordem para já. Para a descida de divisão é que existem duas equipas a destacar-se, Santo Tirso e Xico Andebol, este último um velho conhecido do Andebol nacional, enquanto Francisco da Holanda atravessa tempos muitos difíceis.

P.S.: Para quem não está tão acostumado ao mundo do Andebol: as vitórias valem os mesmos três pontos que no futebol, mas os empates valem dois em vez de um, sendo este ponto atribuído em caso de derrota.

Anúncio Publicitário

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal