FC Porto 24-31 MVM Veszprém KC: Entrada com a mão errada

- Advertisement -

A CRÓNICA: APESAR DO CORAÇÃO DOS AZUIS E BRANCOS, O VESZPRÉM GELOU O DRAGÃO ARENA

O FC Porto entrou com a “mão” errada neste regresso à Liga dos Campeões. Frente ao campeão húngaro, os dragões não estiveram ao seu melhor nível e sofreram a pior derrota caseira da época.

Entrando para esta jornada na quinta posição do Grupo B, os comandados de Magnus Andersson sabiam que uma vitória poderia, praticamente, garantir o apuramento para a fase seguinte da competição. No entanto, o começo do jogo não podia ter corrido pior.

Os magiares entraram a todo o gás e neutralizaram por completo o ataque portista. O primeiro golo marcado pelos campeões nacionais apenas apareceu quando o cronómetro assinalava dez minutos, e nessa altura os visitantes já levavam uma vantagem confortável de 5-0. Apesar de uma breve reação por parte dos dragões, o MVM Veszprém KC ia-se mostrando extremamente focado no plano defensivo e obrigava o ataque portista a cometer várias falhas técnicas – apenas 35% de eficácia ofensiva.

Ao intervalo, o marcador assinalava 9-14 favorável à equipa húngara, mas o descanso fez bem aos azuis e brancos que voltaram para o segundo tempo com outra energia.

O 9-14 inicial, de repente, passara para 15-16 e os magiares demonstravam dificuldade em ultrapassar Thomas Bauer que ia fechando a baliza. No entanto, a assertividade portuguesa foi sol de pouca dura, uma vez que os visitantes depressa se voltaram a distanciar com um parcial de 7-1, que colocou um ponto final no encontro.

Nos minutos finais o guardião sérvio Vladimir Cupara foi determinante e acabou por ser o elemento chave para esta vitória húngara por 31-24. Os dragões demonstraram muita dificuldade no plano ofensivo – apenas 49% de eficácia – e os guarda-redes também não tiveram o impacto esperado ao terminarem com apenas 14% de eficácia defensiva.

Este resultado coloca o MVM Veszprém KC na luta pelo primeiro lugar do Grupo B, enquanto que o FC Porto mantém o quinto lugar da classificação, mas vai ter uma tarefa muito dura na próxima jornada ao deslocar-se à Polónia para enfrentar o VIVE Kielce.

A FIGURA

Fonte: MVM Veszprém KC

Vladimir Cupara – O guardião sérvio foi a chave para esta vitória magiar, especialmente na segunda parte quando o FC Porto se começou a aproximar no marcador. Dois livres de sete metros defendidos e 31% de eficácia, Cupara demonstrou por que razão é um dos melhores a atuar na Europa.

O FORA DE JOGO

Fonte: FAP

FC Porto – Este foi um jogo mal conseguido por parte dos dragões e não há um interveniente específico a quem se possa apontar o dedo. Em termos defensivos, a equipa nunca se conseguiu encontrar (à excepção de um período logo depois do intervalo) e, no ataque, a força física dos defensores húngaros acabou por fazer a diferença.

ANÁLISE TÁTICA – FC PORTO

O FC Porto tentou ser fiel aos seus princípios – defesa 6×0 forte e móvel a colocar muita pressão sobre a primeira linha adversária e um ataque fluído com foco nos pivots e em jogadas para os pontas – mas acabou por não ser feliz. António Areia (2 em 6) e André Gomes (1 em 5) tiveram noites para esquecer e acabaram por ser “não fatores” neste encontro.

SETE INICIAL E PONTUAÇÕES

Alfredo Quintana (5)

António Areia (5)

Djibril Mbengue (5)

Rui Silva (6)

André Gomes (5)

Diogo Branquinho (7)

Alexis Borges (6)

SUBS UTILIZADOS

Daymaro Salina (6)

Thomas Bauer (7)

Victor Iturriza (6)

Miguel Martins (6)

Fábio Magalhães (6)

Angel Zulueta (5)

ANÁLISE TÁTICA – MVM VESZPRÉM KC

O Veszprém é a típica equipa do leste europeu: extremamente forte fisicamente no plano defensivo, e com primeiras linhas criativas que criam desequilíbrios. Neste encontrou beneficiou por ter pela frente um adversário que estava, claramente, em défice, mas desengane-se quem achar que este Veszprém não vai lutar pelo título. Com Cupara, Mate Lekai, Vuko Borozan e Rasmus Lauge Schmidt (entre outros), velocidade, força e criatividade é algo que não lhes falta.

SETE INICIAL E PONTUAÇÕES

Vladimir Cupara (8)

Manuel Strlek (7)

Vuko Borozan (8)

Mate Lekai (7)

Petar Nenadic (7)

Gasper Marguc (6)

Blaz Blagotinsek (7)

SUBS UTILIZADOS

Dejan Manaskov (7)

Yahia Omar (7)

Rogério Moraes (7)

Dragan Gajic (8)

Rasmus Lauge Schmidt (6)

Foto de Capa: FAP

Artigo revisto por Joana Mendes

Leonardo Costa Bordonhos
Leonardo Costa Bordonhoshttp://www.bolanarede.pt
É jornalista desportivo e o andebol e o futebol foram o seu primeiro amor. Com o passar do tempo apaixonou-se também pelo basquetebol e futebol americano, e neste momento já não consegue escolher apenas um                                                                                                                                                 O Leonardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Em canal aberto: onde ver o Portugal x Chile de preparação para o Mundial 2026?

Portugal recebe o Chile no primeiro encontro de preparação para o Mundial 2026. Encontro joga-se no Estádio Nacional, no Jamor.

Futsal: Braga vence Sporting e iguala meia-final em noite infeliz de Tomas Paçó

O Braga venceu o Sporting nas grandes penalidades por 5-4, após empate 3-3 no tempo regulamentar. O terceiro jogo será no dia 7.

Florentino Pérez justifica eleições e escolha de José Mourinho e promete quebrar mercado de transferências: «Será o maior valor que o Real Madrid já...

Florentino Pérez concedeu uma entrevista. Eleições no Real Madrid, José Mourinho e mercado foram temas abordados.

Costa do Marfim surpreende e parte para o Mundial 2026 com vitória em casa da França

A Costa do Marfim venceu a França num encontro particular. Ambas as equipas ultimam preparação para o Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Depois de Luis Suárez e Gonçalo Inácio, Hakan Safi anuncia acordo com antigo defesa do Sporting para reforçar o Fenerbahçe e já recebeu resposta

Hakan Safi tenta prometer vários nomes de potenciais reforços do Fenerbahçe. Agora é a vez de Merih Demiral, antigo defesa do Sporting.

FC Porto quer aproveitar empréstimo bem sucedido para se livrar de excedentário por quem pagou mais de 10 milhões de euros

O FC Porto quer colocar Gabriel Veron já neste verão. Avançado brasileiro entra no último ano de contrato e saiu valorizado do empréstimo.

Santiago Lencina tem cláusula de rescisão de 100 milhões de euros e está muito próximo de chegar ao Braga por empréstimo

Santiago Lencina está muito próximo do Braga. Negociações dos arsenalistas com o River Plate estão bem encaminhadas.