📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Mais um ciclo que está a terminar no SL Benfica

- Advertisement -
Benfica

A época da equipa de andebol masculina do Sport Lisboa e Benfica ainda está a decorrer. No entanto, a equipa já se encontra literalmente arredada de todos os objectivos que tinha em disputa. Estando afastada da Taça de Portugal e da EHF European League, a equipa orientada por Chema Rodriguez encontra-se em terceiro lugar no campeonato, a três pontos do FC Porto e a quatro pontos do Sporting.

Faltando cinco jornadas por disputar, o Benfica ainda terá de jogar contra o rival lisboeta no Pavilhão João Rocha, sendo que este também terá ainda de se deslocar ao Dragão Arena para defrontar o FC Porto. Dadas as circunstâncias, a equipa encarnada não depende apenas de si própria para chegar à liderança, visto que mesmo que os leões percam os dois jogos, ainda seria necessário um improvável deslize dos azuis e brancos contra uma equipa que está fora da luta pelo título.

A época da equipa encarnada teve um início promissor com a conquista na Supertaça, com duas vitórias emotivas sobre os rivais, ambas no prolongamento. A isto pode-se ainda juntar o péssimo início de época do FC Porto, que arrancou o campeonato com uma derrota no reduto do AA Águas Santas.

Apesar dos sinais positivos iniciais, a equipa do Benfica não foi capaz de se impor nos confrontos contra os adversários directos, não conseguindo repetir os êxitos da Supertaça. Com duas derrotas diante do FC Porto e um empate diante do Sporting, mais a eliminação da Taça de Portugal aos pés da equipa verde e branca, a equipa ficou assim afastada dos seus objectivos internos.

Já no contexto internacional, a época do Benfica ficaria marcada na IHF Super Globe 2022, o Mundial de clubes da modalidade, realizado na Arábia Saudita. Porém, uma inesperada derrota na Fase de Grupos diante dos egípcios do Al-Ahly, fez com que a equipa não se conseguisse qualificar para as meias-finais.

Já esta equipa viria a participar na EHF European League enquanto detentora do troféu, mas desta vez realizou uma prestação decepcionante na competição. A equipa de Chema Rodriguez ficou em quarto lugar no seu grupo atrás do Montpellier HB, do Kadetten Schaffhausen e do Goppingen, acabando por ser eliminada de forma expressiva nos oitavos de final pela poderosa equipa do Flensburg, uma das equipas que irá marcar presença na Final Four.

Desde o início da época que era sabido que esta seria a última temporada de Chema Rodriguez no comando técnico da equipa. O treinador espanhol termina contrato no final da temporada, sendo que irá dedicar-se exclusivamente ao cargo de seleccionador da Hungria, da qual se tornou treinador principal desde o ano passado.

E a verdade, é que desde há muito que se notava que tanto o treinador como alguns dos jogadores já não estavam com a cabeça no Benfica, sendo que a maioria dos quais não esteve ao nível que se esperava deles.

Chema Rodríguez SL Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Vladimir Vrajnes afirmou-se como um dos maiores erros de casting do andebol encarnado. O pivot internacional bósnio nunca justificou a sua contratação, estando muito longe do nível que se exigia na posição. O central Ander Izquierdo ficou afastado de toda a pré-temporada devido a lesão, o que atrapalhou a sua adaptação e integração na equipa, realizando uma época irregular. Já o húngaro Adam Juhász teve um início muito promissor, mas foi caindo de rendimento com o avançar da época, acabando por se lesionar com gravidade ao serviço da selecção magiar.

Se os reforços não corresponderam às expectativas, a maioria dos jogadores que transitaram da época passada também tiveram uma quebra de rendimento. Jonas Kallman teve problemas com lesões que foram um rude golpe para a defesa da equipa, enquanto Sergey Hernández e Alexis Borges se mostravam insuficientes para travar todas as investidas.

Enquanto isso, Petar Djordjic também realizou a sua época menos produtiva de águia ao peito. O lateral-esquerdo assinou contrato de três temporadas no início da época e é um jogador que as equipas adversárias já conhecem muito bem, sendo consequentemente, um jogador mais fácil de travar.  

A época ainda está a decorrer, mas estão previstas muitas novidades para a próxima temporada. Chema Rodriguez deverá ser substituído no comando técnico da equipa pelo compatriota Jota González. Treinador de 51 anos, que orientou a equipa do Ciudad de Logroño durante 11 anos, e que desde a época 2018/2019 tem sido adjunto do seu irmão Raúl González no PSG.

Para além da equipa técnica, também estão previstas várias mexidas no plantel. A imprensa já noticiou a saída de jogadores como Sergey Hernández, Carlos Martins e Leandro Semedo. Jogadores como Adam Juhász, Jonas Hallman, Arnaud Bingo, Vladimir Vrajnes, Arnau Garcia e Tadej Kljun também deverão receber guia de marcha.

Em contrapartida, a imprensa associada à modalidade já apontou os seguintes jogadores ao clube encarnado:

  • Mike Jensen – guarda-redes do SC Magdeburg
  • Rui Baptista – central do AA Águas Santas
  • Yoav Lumbroso – central do Limoges
  • Christopher Hedberg – ponta-direita do Elverum
  • Miguel Sánchez Migallón – ponta-esquerda do KS Kielce
  • Stiven Valência – ponta-esquerda do Valur
  • Filip Taleski – lateral-esquerdo do RK Vardar

Apesar de tudo, a época actual ainda está a decorrer. E em relação àquilo que as novidades podem trazer à equipa, prefiro deixar para mais tarde.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.