Mais um ciclo que está a terminar no SL Benfica

Benfica

A época da equipa de andebol masculina do Sport Lisboa e Benfica ainda está a decorrer. No entanto, a equipa já se encontra literalmente arredada de todos os objectivos que tinha em disputa. Estando afastada da Taça de Portugal e da EHF European League, a equipa orientada por Chema Rodriguez encontra-se em terceiro lugar no campeonato, a três pontos do FC Porto e a quatro pontos do Sporting.

Faltando cinco jornadas por disputar, o Benfica ainda terá de jogar contra o rival lisboeta no Pavilhão João Rocha, sendo que este também terá ainda de se deslocar ao Dragão Arena para defrontar o FC Porto. Dadas as circunstâncias, a equipa encarnada não depende apenas de si própria para chegar à liderança, visto que mesmo que os leões percam os dois jogos, ainda seria necessário um improvável deslize dos azuis e brancos contra uma equipa que está fora da luta pelo título.

A época da equipa encarnada teve um início promissor com a conquista na Supertaça, com duas vitórias emotivas sobre os rivais, ambas no prolongamento. A isto pode-se ainda juntar o péssimo início de época do FC Porto, que arrancou o campeonato com uma derrota no reduto do AA Águas Santas.

Apesar dos sinais positivos iniciais, a equipa do Benfica não foi capaz de se impor nos confrontos contra os adversários directos, não conseguindo repetir os êxitos da Supertaça. Com duas derrotas diante do FC Porto e um empate diante do Sporting, mais a eliminação da Taça de Portugal aos pés da equipa verde e branca, a equipa ficou assim afastada dos seus objectivos internos.

Já no contexto internacional, a época do Benfica ficaria marcada na IHF Super Globe 2022, o Mundial de clubes da modalidade, realizado na Arábia Saudita. Porém, uma inesperada derrota na Fase de Grupos diante dos egípcios do Al-Ahly, fez com que a equipa não se conseguisse qualificar para as meias-finais.

Já esta equipa viria a participar na EHF European League enquanto detentora do troféu, mas desta vez realizou uma prestação decepcionante na competição. A equipa de Chema Rodriguez ficou em quarto lugar no seu grupo atrás do Montpellier HB, do Kadetten Schaffhausen e do Goppingen, acabando por ser eliminada de forma expressiva nos oitavos de final pela poderosa equipa do Flensburg, uma das equipas que irá marcar presença na Final Four.

Desde o início da época que era sabido que esta seria a última temporada de Chema Rodriguez no comando técnico da equipa. O treinador espanhol termina contrato no final da temporada, sendo que irá dedicar-se exclusivamente ao cargo de seleccionador da Hungria, da qual se tornou treinador principal desde o ano passado.

E a verdade, é que desde há muito que se notava que tanto o treinador como alguns dos jogadores já não estavam com a cabeça no Benfica, sendo que a maioria dos quais não esteve ao nível que se esperava deles.

Chema Rodríguez SL Benfica
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Vladimir Vrajnes afirmou-se como um dos maiores erros de casting do andebol encarnado. O pivot internacional bósnio nunca justificou a sua contratação, estando muito longe do nível que se exigia na posição. O central Ander Izquierdo ficou afastado de toda a pré-temporada devido a lesão, o que atrapalhou a sua adaptação e integração na equipa, realizando uma época irregular. Já o húngaro Adam Juhász teve um início muito promissor, mas foi caindo de rendimento com o avançar da época, acabando por se lesionar com gravidade ao serviço da selecção magiar.

Se os reforços não corresponderam às expectativas, a maioria dos jogadores que transitaram da época passada também tiveram uma quebra de rendimento. Jonas Kallman teve problemas com lesões que foram um rude golpe para a defesa da equipa, enquanto Sergey Hernández e Alexis Borges se mostravam insuficientes para travar todas as investidas.

Enquanto isso, Petar Djordjic também realizou a sua época menos produtiva de águia ao peito. O lateral-esquerdo assinou contrato de três temporadas no início da época e é um jogador que as equipas adversárias já conhecem muito bem, sendo consequentemente, um jogador mais fácil de travar.  

A época ainda está a decorrer, mas estão previstas muitas novidades para a próxima temporada. Chema Rodriguez deverá ser substituído no comando técnico da equipa pelo compatriota Jota González. Treinador de 51 anos, que orientou a equipa do Ciudad de Logroño durante 11 anos, e que desde a época 2018/2019 tem sido adjunto do seu irmão Raúl González no PSG.

Para além da equipa técnica, também estão previstas várias mexidas no plantel. A imprensa já noticiou a saída de jogadores como Sergey Hernández, Carlos Martins e Leandro Semedo. Jogadores como Adam Juhász, Jonas Hallman, Arnaud Bingo, Vladimir Vrajnes, Arnau Garcia e Tadej Kljun também deverão receber guia de marcha.

Em contrapartida, a imprensa associada à modalidade já apontou os seguintes jogadores ao clube encarnado:

  • Mike Jensen – guarda-redes do SC Magdeburg
  • Rui Baptista – central do AA Águas Santas
  • Yoav Lumbroso – central do Limoges
  • Christopher Hedberg – ponta-direita do Elverum
  • Miguel Sánchez Migallón – ponta-esquerda do KS Kielce
  • Stiven Valência – ponta-esquerda do Valur
  • Filip Taleski – lateral-esquerdo do RK Vardar

Apesar de tudo, a época actual ainda está a decorrer. E em relação àquilo que as novidades podem trazer à equipa, prefiro deixar para mais tarde.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Surpresa para breve? Mohamed Salah pode abandonar o Liverpool antes de 2027

Mohamed Salah não deverá cumprir o seu contrato com o Liverpool até ao fim. O jogador pode rumar à Arábia Saudita num dos próximos mercados.

Segunda Liga: Chaves passa a ser detido por grupo que lidera equipa da La Liga 2

O Grupo Orlegi, originário do México, passou a ser o dono de 70% da SAD do Chaves, conjunto que atua na Segunda Liga.

Barcelona ‘de casa às costas’: eis os estádios onde vão jogar os próximos jogos

O Barcelona vai voltar a jogar no Estádio Johan Cruyff, mas o regresso ao Spotify Camp Nou está cada vez mais perto.

Igor Tudor faz ponto de situação sobre estado físico de Francisco Conceição e atira: «Jogadores esquecem cansaço e lesões na Champions League»

Igor Tudor não confirmou se Francisco Conceição vai jogar pela Juventus na estreia da Champions League. O técnico assumiu que só vai decidir nesta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Borussia Monchengladbach despede Gerardo Seoane e já há nome apontado ao cargo

Gerardo Seoane já não é treinador do Borussia Monchengladbach. O técnico suíço foi despedido depois de não ter vencido nenhum dos primeiros três jogos da Bundesliga.

FC Porto volta atrás e impede jogador de participar no Mundial Sub-20

Tomás Pérez já não vai participar no Mundial Sub-20. O jogador vai regressar ao FC Porto nas próximas horas, depois das lesões que surgiram no plantel.

Jota Silva fala pela primeira vez como reforço do Besiktas: «Quando soube do interesse, tudo ficou muito claro para mim»

Jota Silva deu a sua primeira entrevista como jogador do Besiktas. O avançado internacional português explicou o passo na carreira.