Portugal 30-31 Japão: Termina o sonho dos Heróis do Mar

- Advertisement -

A CRÓNICA: TERMINOU A PARTICIPAÇÃO HISTÓRICA DE PORTUGAL EM ANDEBOL NOS JOGOS OLÍMPICOS

Dependendo só de si para passar aos quartos-de-final dos Jogos Olímpicos 2020, Portugal não tinha tarefa fácil frente à seleção da casa.

Conhecidos pela sua velocidade de trocas de bola e de remates, o Japão foi sempre uma equipa muito difícil de defender; já Portugal tentava impor o seu estilo de jogo mais calmo e ponderado.

Após um início prometedor, os japoneses saltaram para a frente do marcador e Portugal passou grande parte do jogo atrás da igualdade no marcador.

Apesar da superioridade nipónica, o guarda-redes português Humberto Gomes realizou uma grande exibição e permitiu que Portugal estivesse sempre perto do empate.

Do lado português, Rui Silva ia-se destacando com os seus remates e assistências; já do lado japonês, o guarda-redes Yuta Iwashita (e mais tarde, o seu substituto Motoki Sakai) impediu muitos golos portugueses com excelentes intervenções.

Ao longo da 1ª parte, o Japão foi-se superiorizando e chegou ao fim dos primeiros 30 minutos a vencer por 14-16.

O intervalo foi benéfico para Portugal que, após um parcial de 6-1, saltou para a frente do marcador. No entanto, os japoneses não se deixaram ir abaixo e rapidamente repuseram a igualdade na partida.

Nos últimos minutos, os japoneses, sempre fiéis ao seu plano de jogo, mantiveram a cabeça fria e em dois minutos marcaram três golos sem resposta, o que foi decisivo para a vitória final.

Portugal termina assim a sua aventura nos Jogos Olímpicos: toda a equipa deu muita luta, raramente foi inferior aos seus adversários, mas acaba por sair dos Jogos com apenas uma vitória em cinco jogos.

A FIGURA

Fonte: Federação Portuguesa de Andebol

Humberto Gomes – O nível da qualidade do andebol de Humberto Gomes é altíssimo, tendo em conta que o jogador do Póvoa AC já tem 43 anos. Fez 12 defesas ao longo do jogo e foi o jogador mais consistente da Seleção Portuguesa.

 

O FORA DE JOGO

António Areia – Apesar dos quatro golos marcados, o jogador do FC Porto acabou por falhar cinco remates, dois dos quais foram livres de 7 metros. E num jogo em que Portugal perdeu apenas por um golo, esses falhanços acabaram por ser decisivos.

 

ANÁLISE TÁTICA – PORTUGAL

O treinador Paulo Pereira implementou uma grande variedade de ataques e formações ofensivas. Começou com o habitual 3×3 com os dois pontas; jogou depois com dois pivots e sem um ponta; e tirou também Humberto Coelho para atacar em 7×6.

Mas qualquer que fosse o sistema, Portugal dependeu muito da força dos seus laterais e de passes para o pivot que estivesse em campo. O jogo português também foi sempre mais calculado do que o japonês.

 

7 INICIAL E PONTUAÇÕES

Humberto Gomes (8)

Rui Silva (7)

Diogo Branquinho (6)

Alexis Borges (6)

André Gomes (6)

João Ferraz (6)

António Areia (6)

SUBS UTILIZADOS E PONTUAÇÕES

Miguel Martins (6)

Victor Iturriza (6)

Luís Frade (7)

Daymaro Salina (6)

Gilberto Duarte (6)

Fábio Magalhães (6)

 

ANÁLISE TÁTICA – JAPÃO

Orientados pelo experiente treinador islandês Dagur Sigurdsson, o andebol da equipa japonesa foi jogado a uma velocidade furiosa do início ao fim da partida.

Os nipónicos estiveram sempre bem organizados, raramente se desviaram da habitual formação 3×3, tendo sempre um jogador em cada posição.

As rápidas trocas de bola criaram várias situações de 2×1 e foram o calcanhar de Aquiles para a defesa de Portugal.

 

7 INICIAL E PONTUAÇÕES

Yuta Iwashita (7)

Yuto Agarie (7)

Hiroki Motoki (8)

Shuichi Yoshida (6)

Adam Yuki (6)

Rennosuke Tokuda (8)

Jin Watanabe (6)

SUBS UTILIZADOS E PONTUAÇÕES

Motoki Sakai (7)

Rémi Anri Doi (8)

Kenya Kasahara (6)

Kouchei Narita (6)

Tatsuki Yoshino (6)

Afonso Viana Santos
Afonso Viana Santoshttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto faz parte da sua vida. Adora as táticas envolvidas no futebol europeu e americano e também é apaixonado por wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto quer fechar já Santi Giménez: o que diz Fabrizio Romano sobre o negócio

O FC Porto está a tentar garantir a contratação de Santi Giménez por empréstimo do AC Milan e vai avançar com uma oferta.

Yanis Begraoui ainda pode sair do Estoril Praia: histórico da Serie A está interessado e equipa da Linha define valor de venda

Yanis Begraoui ainda pode deixar o Estoril Praia neste mercado de transferências. O avançado interessa à Lazio.

FC Porto fez um último esforço e pode receber mais do que 50 milhões de euros por Rodrigo Mora: eis a razão

Está tudo fechado para a contratação de Rodrigo Mora por parte da AS Roma neste mercado de transferências ao FC Porto.

Marco Silva analisa Georgiy Sudakov: «Percebo que ainda não fez uma exibição de encher o olho»

Georgiy Sudakov foi um dos nomes analisados por Marco Silva, depois da vitória do Benfica contra o Casa Pia por 7-0.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Silva sobre Anatoliy Trubin: «Quero-o chateado e a demonstrar»

Marco Silva falou sobre Anatoliy Trubin, que voltou a ser suplente não utilizado pelo Benfica, desta vez contra o Casa Pia.

Marco Silva e o possível interesse em jogador do Benfica: «Não temo absolutamente nada»

Marco Silva está tranquilo em relação ao aumento de interessados em Vangelis Pavlidis, depois de o grego ter marcado três golos ao Casa Pia.

Marco Silva em alerta: «Eu não mando recados aos jogadores. Tenho de ter cuidado, já percebi, jogar o jogo que aqui se joga»

Marco Silva afirmou que não envia qualquer recado aos jogadores do Benfica e que a maioria não assiste às conferências de imprensa.