Recordar é Viver: A época de sonho do ABC

- Advertisement -

O Académico Basket Clube sempre foi um dos clubes mais respeitados no andebol nacional. O palmarés do clube minhoto conta com 13 campeonatos nacionais, 12 Taças de Portugal, sete Supertaças e uma EHF Challenge Cup. No Recordar É Viver de hoje o foco é a temporada 2015/2016, onde o museu do Pavilhão Flávio Sá Leite recebeu três troféus.

O CAMINHO PARA A CONQUISTA DO CAMPEONATO

Depois de uma hegemonia do FC Porto, que na época anterior tinha conquistado o hepta-campeonato, as surpresas aconteceram. No último ano do formato playoffs no campeonato português, os dragões dominaram na fase regular e assumiram a liderança com mais seis pontos que o segundo classificado, o Sporting CP. O ABC, por sua vez, terminou no terceiro posto.

Quando os clubes chegam ao “mata mata”, a sensação é de que tudo é possível. No caso do Académico, o percurso começou bastante bem, e nos quartos de final eliminaram o Passos Manuel com duas vitórias numa eliminatória à melhor de três partidas. Na fase seguinte, os adversários foram os leões, que na temporada regular tinham terminado acima dos bracarenses.

As meias-finais trouxeram as emoções à flor dos pavilhões, e foi preciso o quinto jogo para o ABC eliminar os verdes e brancos. Do outro lado da grelha dos playoffs também acontecia uma surpresa. O SL Benfica eliminou os dragões, que tinham realizado uma temporada regular onde se tinham estabelecido como favoritos. Na final, minhotos e lisboetas assumiam que se tratava de um embate improvável no início da época.

A finalíssima foi ao estilo “toma lá, dá cá”, e ambas as formações davam luta, sem querer deixar fugir o troféu para o adversário. Pelo meio dos cinco jogos existiram três prolongamentos para decidir as partidas, mas os comandados por Carlos Resende acabaram por se mostrar mais fortes no quinto jogo e levantaram a taça de campeão nacional perante um Pavilhão Flávio Sá Leite a rebentar pelas costuras.

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Prioridade total: Gonçalo Inácio é sonho do AC Milan e italianos revelam valor de futura proposta

Gonçalo Inácio pode deixar o Sporting no mercado de inverno. O AC Milan tem o internacional português como prioridade.

Andebol: Sporting arrasa Colégio dos Carvalhos

O Sporting recebeu e venceu o Colégio dos Carvalhos por 44-27, num encontro da sexta jornada da Primeira Liga de Andebol.

Para tirar o lugar a Vitinha ou João Neves? PSG pondera avançar por médio que custa 80 milhões de euros

O PSG pode avançar com uma proposta por Martín Zubimendi. O médio pertence aos quadros do Arsenal e os gunners não descartam uma venda.

Próximo português a dar o salto? Juventus está interessada em internacional Sub-21

Tiago Gabriel pode vir a trocar de clube. A Juventus está interessada em garantir o defesa central que pertence ao Lecce.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid e Barcelona preparam-se para batalha: rivais espanhóis interessados em craque do Bayern Munique

O Real Madrid e o Barcelona estão interessados em garantir a contratação de Michael Olise, jogador do Bayern Munique.

Jakub Kaminski: «Quando o Benfica te chama, não pensas duas vezes»

Jakub Kaminski saiu lesionado do jogo entre a Polónia e a Bósnia e Herzegovina. O extremo vai regressar ao Benfica.

Jeremiah St. Juste revela que esteve perto do Bayern Munique deixa críticas: «Vais para Portugal e esquecem-se de ti»

Jeremiah St. Juste lamentou ter deixado de ser opção para a seleção dos Países Baixos, depois de se ter juntado ao Sporting.