Recordar é Viver: A época de sonho do ABC

- Advertisement -

O Académico Basket Clube sempre foi um dos clubes mais respeitados no andebol nacional. O palmarés do clube minhoto conta com 13 campeonatos nacionais, 12 Taças de Portugal, sete Supertaças e uma EHF Challenge Cup. No Recordar É Viver de hoje o foco é a temporada 2015/2016, onde o museu do Pavilhão Flávio Sá Leite recebeu três troféus.

O CAMINHO PARA A CONQUISTA DO CAMPEONATO

Depois de uma hegemonia do FC Porto, que na época anterior tinha conquistado o hepta-campeonato, as surpresas aconteceram. No último ano do formato playoffs no campeonato português, os dragões dominaram na fase regular e assumiram a liderança com mais seis pontos que o segundo classificado, o Sporting CP. O ABC, por sua vez, terminou no terceiro posto.

Quando os clubes chegam ao “mata mata”, a sensação é de que tudo é possível. No caso do Académico, o percurso começou bastante bem, e nos quartos de final eliminaram o Passos Manuel com duas vitórias numa eliminatória à melhor de três partidas. Na fase seguinte, os adversários foram os leões, que na temporada regular tinham terminado acima dos bracarenses.

As meias-finais trouxeram as emoções à flor dos pavilhões, e foi preciso o quinto jogo para o ABC eliminar os verdes e brancos. Do outro lado da grelha dos playoffs também acontecia uma surpresa. O SL Benfica eliminou os dragões, que tinham realizado uma temporada regular onde se tinham estabelecido como favoritos. Na final, minhotos e lisboetas assumiam que se tratava de um embate improvável no início da época.

A finalíssima foi ao estilo “toma lá, dá cá”, e ambas as formações davam luta, sem querer deixar fugir o troféu para o adversário. Pelo meio dos cinco jogos existiram três prolongamentos para decidir as partidas, mas os comandados por Carlos Resende acabaram por se mostrar mais fortes no quinto jogo e levantaram a taça de campeão nacional perante um Pavilhão Flávio Sá Leite a rebentar pelas costuras.

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United e Arsenal de olho em jogador do FC Porto: Manchester City e PSG também estão atentos

O CaughtOffside avança que Alberto Costa está na mira de quatro tubarões europeus: Manchester United, Manchester City, Arsenal e PSG.

Ryanair deixa provocação a Cristiano Ronaldo: «Se Ronaldo consegue ficar sentado numa cadeira durante 90 minutos…»

Ryanair brincou com o facto de Cristiano Ronaldo ter passado os 90 minutos da vitória de Portugal frente à Noruega no banco de suplentes.

Los Angeles FC anuncia saída de Marc Dos Santos

Os Los Angeles FC anunciaram a saída do técnico Marc dos Santos. O técnico luso-canadiano não resistiu aos maus resultados.

RD Congo mantém registo vitorioso e Tunísia escorrega frente ao Botsuana: Eis os resultados do dia na Qualificação para a CAN

Na segunda jornada da Qualificação para a CAN 2027, o RD Congo venceu o Zimbabué por 2-1 e a Tunísia empatou 2-2 com o Botsuana.

PUB

Mais Artigos Populares

Lazio oficializa saída de Patric para o Al Ettifaq

Patric deixou a Lazio para rumar ao Al Ettifaq, a título definitivo. O defesa espanhol trocou a Série A pelos Emirados Árabes Unidos.

Parma anuncia a saída do técnico Carlos Cuesta

Carlos Cuesta deixou o cargo de treinador do Parma, após divergências sobre o projeto do clube. A direção do emblema da Serie A anunciou a decisão nas últimas horas.

Selecionador da Ucrânia elogia prestação de Anatoliy Trubin: «É um jogador extraordinário»

Andrea Maldera, selecionador da Ucrânia, deixou elogios a Anatoliy Trubin, que foi eleito o 'homem do jogo' no empate frente à Geórgia.