Recordar é Viver: A época de sonho do ABC

- Advertisement -

O Académico Basket Clube sempre foi um dos clubes mais respeitados no andebol nacional. O palmarés do clube minhoto conta com 13 campeonatos nacionais, 12 Taças de Portugal, sete Supertaças e uma EHF Challenge Cup. No Recordar É Viver de hoje o foco é a temporada 2015/2016, onde o museu do Pavilhão Flávio Sá Leite recebeu três troféus.

O CAMINHO PARA A CONQUISTA DO CAMPEONATO

Depois de uma hegemonia do FC Porto, que na época anterior tinha conquistado o hepta-campeonato, as surpresas aconteceram. No último ano do formato playoffs no campeonato português, os dragões dominaram na fase regular e assumiram a liderança com mais seis pontos que o segundo classificado, o Sporting CP. O ABC, por sua vez, terminou no terceiro posto.

Quando os clubes chegam ao “mata mata”, a sensação é de que tudo é possível. No caso do Académico, o percurso começou bastante bem, e nos quartos de final eliminaram o Passos Manuel com duas vitórias numa eliminatória à melhor de três partidas. Na fase seguinte, os adversários foram os leões, que na temporada regular tinham terminado acima dos bracarenses.

As meias-finais trouxeram as emoções à flor dos pavilhões, e foi preciso o quinto jogo para o ABC eliminar os verdes e brancos. Do outro lado da grelha dos playoffs também acontecia uma surpresa. O SL Benfica eliminou os dragões, que tinham realizado uma temporada regular onde se tinham estabelecido como favoritos. Na final, minhotos e lisboetas assumiam que se tratava de um embate improvável no início da época.

A finalíssima foi ao estilo “toma lá, dá cá”, e ambas as formações davam luta, sem querer deixar fugir o troféu para o adversário. Pelo meio dos cinco jogos existiram três prolongamentos para decidir as partidas, mas os comandados por Carlos Resende acabaram por se mostrar mais fortes no quinto jogo e levantaram a taça de campeão nacional perante um Pavilhão Flávio Sá Leite a rebentar pelas costuras.

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Jesus fecha a porta ao Benfica mas admite um regresso: «É uma das possibilidades»

Jorge Jesus revelou que não pretende voltar ao Benfica, mas que não fecha a porta a um regresso ao Fenerbahçe.

Jorge Jesus e a possibilidade de ser sucedido por Pep Guardiola: «Ele é que tem de ter orgulho por me vir substituir a mim»

Jorge Jesus está de saída do Al Nassr e foi questionado sobre a possibilidade de ser sucedido por Pep Guardiola na Arábia Saudita.

Jorge Jesus confirma saída do Al Nassr

Jorge Jesus confirmou durante esta quinta-feira que vai deixar de ser treinador do Al Nassr no final da presente temporada.

Ruben Amorim podia ter sido treinador do Aston Villa: «Disse-lhes que seria uma má contratação»

Ruben Amorim esteve na equação do Aston Villa depois do despedimento de Steven Gerrard. A equipa optou por Unai Emery.

PUB

Mais Artigos Populares

Yeremay Hernández não acabou o treino e Deportivo de La Coruña explicou a situação

Yeremay Hernández não completou o mais recente treino do Deportivo de La Coruña, saindo acompanhado de um fisioterapeuta.

Eredivisie: Ajax e Utrecht garantem passagem à final do playoff de acesso à Conference League

O Ajax venceu por 2-0 na receção ao Groningen e o Utrecht escapou com uma vitória por 3-2 em casa frente ao Heerenveen.

Víctor Gómez confirmado no Onze do Ano da Europa League

Víctor Gómez faz parte do Onze do Ano da Europa League. O lateral direito do Braga foi selecionado pela UEFA.