📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sporting CP 34–28 Besiktas Mogaz: Noite histórica!

- Advertisement -

Noite histórica para o andebol português e leonino. O Sporting CP carimbou a passagem à próxima fase da Liga dos Campeões depois de vencer a equipa do Besiktas por 34-28, aproveitando a derrota do TATRAN Presov frente ao Chekhovskie Medvedi. É o regresso de uma equipa portuguesa à fase a eliminar da Liga dos Campeões, visto que a última presença pertencera ao ABC, na época 2000/2001 (viria a perder frente ao SDC San Antonio, eventual vencedor da competição).

Duas equipas com ambições diferentes. Por um lado, o Besiktas. Já sem aspirações de passar o grupo, o crónico campeão turco vinha com intenções de dificultar ao máximo a tarefa dos leões. De outro lado, o Sporting, que entrava em campo já sabendo que uma vitória garantiria a passagem. 

A partida começou com uma toada rápida. O Sporting, apoiado na sua defesa 6-0 e na segurança do guarda-redes Skok, apostava em ataques rápidos e contra-ataques diretos. Já o Besiktas organizava o seu jogo em redor do experiente lateral direito Döne e do forte pivot Özbahar. O resultado manteve-se equilibrado até à passagem do minuto 19, altura em que o Sporting conseguiu cavar um pequeno fosso e distanciar-se no marcador. Aos 23 minutos o resultado já era de 15-11, favorável aos leões. As falhas aos seis metros que se viram nos minutos iniciais desapareceram e o Sporting começou a estabilizar o seu jogo, explorando a velocidade e forte compleição física dos seus atletas para ganhar várias bolas na defesa e marcar golos “fáceis”.

Leões têm motivos para festejar
Fonte: EHF Champions League

Na segunda parte, os comandados de Hugo Canela entraram um pouco mais desconcentrados, realizando duas falhas técnicas nos minutos iniciais e abrindo espaços na defesa. A equipa começou a falhar mais passes no ataque e a não ser tão intensa, o que permitiu ao Besiktas reduzir a desvantagem para três golos. Ao ver isto, o treinador leonino pediu um time-out quando o cronómetro assinalava 45 minutos de jogo, de maneira a apelar à concentração dos seus atletas. 

No entanto, a conversa não surtiu grande efeito e os turcos começaram a ter várias hipóteses de diminuir a vantagem do Sporting. Se tal não aconteceu, foi muito graças à grande exibição de Asanin, que seguiu o exemplo de Skok e fechou os caminhos para a sua baliza. 

Nos minutos finais, a maturidade de Carlos Ruesga e Frankis Carol revelou-se chave ao gerirem a vantagem construída durante a partida, o que permitiu ao treinador Hugo Canela dar oportunidade a três atletas juniores – Gonçalo Grácio, João Gamboa e Nuno Reis – de se estrear na Liga dos Campeões.

Sporting: Skok(1), Valdez(2), Edmilson(2), Frankis(6), Carneiro(6), Chiufa(2), Nikcevic(6), Bjelanovic, Ruesga(7), Cudic, Gamboa, Stjepanovic, Reis(1), Gracio, Frade(1),  Asanin.

Besiktas: Pribak(10), Özbahar, Ersin(3), Günay, Lasica(3), Nuic(2), Döne(6), Krsmancic(2), Buljubasic, Demirezen(2), Nalbantoglu, Keser, Tomic, Kocaarslan, Hendawy, Sarak.

Leonardo Costa Bordonhos
Leonardo Costa Bordonhoshttp://www.bolanarede.pt
É jornalista desportivo e o andebol e o futebol foram o seu primeiro amor. Com o passar do tempo apaixonou-se também pelo basquetebol e futebol americano, e neste momento já não consegue escolher apenas um                                                                                                                                                 O Leonardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mário Branco suspenso por 20 dias após insultar árbitros do Benfica x Casa Pia

O Conselho de Disciplina da FPF divulgou castigos da última jornada. Mário Branco, diretor geral do Benfica, suspenso por 20 dias.

Fuchse Berlin vence Sporting por 1 golo no João Rocha na Champions League de Andebol

O Sporting deu luta, mas acabou derrotado pelo Fuchse Berlin. Jogo marcou a sétima jornada da Champions League de Andebol.

Portugal a um desaire de igualar a maior série de jogos consecutivos sem vencer com Roberto Martínez

Portugal perdeu por 2-0 com a Irlanda. Seleção nacional numa sequência de dois jogos consecutivos sem vencer.

Ao jogo 260 em todos os escalões: Cristiano Ronaldo expulso pela 1ª vez com a camisola de Portugal

Portugal perdeu por 2-0 com a Irlanda. Cristiano Ronaldo foi expulso no jogo pela primeira vez com a camisola nacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Chelsea e Bayern Munique de olho em jogador do AC Milan

Mike Maignan, guarda-redes do AC Milan, pode mudar de clube já este verão, com contrato perto do fim. Chelsea e Bayern Munique estão interessados na contratação.

Eis as contas de Portugal para confirmar o apuramento para o Mundial 2026

Portugal perdeu por 2-0 com a Irlanda e adiou decisões do Mundial 2026. Seleção nacional continua a depender só de si.

Portugal tem baixa de peso confirmada para o jogo decisivo contra a Arménia rumo ao Mundial 2026

Portugal perdeu por 2-0 com a Irlanda. No jogo decisivo, diante da Arménia, Cristiano Ronaldo ficará fora das opções.