A Norte-Americana que preferiu ser Jamaicana e conquistar o mundo

    O “coach” Ato Boldon

    Briana Williams é também conhecida pelo facto de ser treinada por um ex-atleta, campeão mundial, medalhado olímpico e um dos nomes que mais se destacam no Atletismo depois de terminada a carreira: Ato Boldon. Boldon é considerado um dos principais comentadores desportivos da atualidade; é colaborador da IAAF (onde apresenta o programa IAAF Inside Athletics, onde já entrevistou…Briana Williams) e é um técnico da nova vaga, que tem em Briana Williams e Khalifa St.Fort (uma promessa de Trinidad & Tobago) as suas principais apostas.

    Muitas vezes acusado por colegas de profissão de ser um “curioso” que não sabe o que está a fazer, os métodos de Ato Boldon estão, para já, a mostrar-se assertivos, com os resultados a aparecerem a olhos vistos. O técnico continua a sua aposta em não sobrecarregar os seus atletas com demasiadas provas, apostando criteriosamente nas provas a participar e focando o pico de forma para os meses de verão. Boldon começou a sua carreira sem cursos de treinador, sem certificados e raramente é visto a dar conselhos a nível de treinos nas redes sociais – como se vê em muitos técnicos norte-americanos. Confessa que baseia a sua metodologia na sua experiência e naquilo que sabe de outros desportos. Procura atualizar-se tecnologicamente (sem esquecer métodos clássicos), afirmando que os técnicos de outros desportos estão bastante mais avançados – a nível de treinos e de aplicações tecnológicas – do que os do Atletismo, que é onde vê o futuro do treino do nosso desporto.

     

    Também em Trinidad & Tobago, Boldon, que foi o primeiro campeão mundial daquele pequeno país das Caraíbas, é alvo de contestação e polémica.

    Muitos acusam Ato Boldon de competir contra o seu próprio país, dizendo que o técnico favorece Briana Williams em relação à promessa de Trinidad, Khalifa St. Fort. As acusações são negadas por Ato Boldon, que, ainda assim, não deixa de atacar sucessivamente a Federação Nacional e grande parte dos media, utilizando também, como bandeira, os feitos da jovem St.Fort, afirmando que esta é a mais bem-sucedida atleta nacional dos últimos anos, com 8 medalhas internacionais entre 2015 e 2017. Constata ainda que ele também é parte desse sucesso, explicando o seu 2018 de menor rendimento com a normalmente difícil transição para atleta sénior.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Catarina Costa conquista medalha de bronze no Euro de Judo

    Catarina Costa logrou esta quinta-feira a medalha de bronze...

    Manchester United disposto a pagar 60 milhões de euros por defesa do Inter Milão

    O Manchester United está determinado a contratar Alessandro Bastoni...

    Estoril sagra-se campeão da Liga Revelação 2023/2024

    O Estoril-Praia conquistou esta quinta-feira a Liga Revelação, após...
    Pedro Pires
    Pedro Pireshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é um amante de desporto em geral, passando muito do seu tempo observando desportos tão variados, como futebol, ténis, basquetebol ou desportos de combate. É no entanto no Atletismo que tem a sua paixão maior, muito devido ao facto de ser um desporto bastante simples na aparência, mas bastante complexo na busca pela perfeição, sendo que um milésimo de segundo ou um centimetro faz toda a diferença no final. É administador da página Planeta do Atletismo, que tem como principal objectivo dar a conhecer mais do Atletismo Mundial a todos os seus fãs de língua portuguesa e, principalmente, cativar mais adeptos para a modalidade.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.